PUBLICIDADE

DINO

Conheça pontos de descarte de lâmpadas fluorescentes usadas no Rio de Janeiro

21 jan 2019 - 21h27
Compartilhar
Exibir comentários

Programa Reciclus instalou total de 84 pontos no estado e é responsável por financiar o processo, coletar, destinar e descontaminar os resíduos

Se você é consumidor doméstico, já deve ter se deparado com a seguinte situação: o que fazer com as lâmpadas fluorescentes, depois que elas queimam?

Essas lâmpadas possuem componentes que demandam um fluxo específico na coleta e destinação final. Por isso, o descarte incorreto, como no lixo comum, pode acarretar diversos problemas ambientais.

Com a finalidade de realizar a coleta, destinação ambientalmente correta e a descontaminação desses resíduos, o programa da Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa) ampliou a atuação no Rio de Janeiro, com a implantação de mais 14 pontos de coleta, totalizando 84 no estado.

A Reciclus é uma organização civil sem fins lucrativos, criada pelos principais produtores e importadores de lâmpadas, para atuar como Entidade Gestora do processo, seguindo um modelo de operação autossustentável.

A iniciativa envolveu diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a Lei Federal nº 12.305/2010 que fala na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e na logística reversa (LR) como soluções para o descarte correto de itens que podem causar danos ao meio ambiente.

A Reciclus disponibiliza atualmente 84 pontos de entrega de lâmpadas pós-uso no estado do Rio de Janeiro, sendo 49 na capital, e os demais nas cidades de Belford Roxo (2 pontos), Campos dos Goytacazes (3), Duque de Caxias (8), Itaboraí (2), Macaé (2), Nilópolis (1), Niterói (2), Nova Iguaçu (4), São Gonçalo (7), São João de Meriti (3) e Volta Redonda (1).

Para saber o ponto de coleta mais próximo de sua residência, acesse: https://reciclus.org.br/lista-de-pontos-de-coleta/

A implantação dos pontos de coleta segue os critérios técnicos indicados no Acordo Setorial, como número de habitantes, área urbana, densidade populacional, domicílios com energia elétrica, poder aquisitivo, infraestrutura viária e acessibilidade.

Destinação correta - O objetivo da Reciclus é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de sua vida útil e promover a destinação final ambientalmente adequada, garantindo que os materiais não estão sendo descartados em locais errados, vindo a prejudicar o meio ambiente.

O processo de separação dos componentes utiliza tecnologia avançada, sob circunstâncias especiais e em ambiente controlado, para que não haja a contaminação do ambiente e das pessoas que operam os equipamentos.

Basicamente, separam-se os componentes de metal (terminais de alumínio, soquetes, e estruturas metálicas), o vidro (em forma de tubo, ou outra), o pó fosfórico (pó branco contido no interior) e, principalmente, o mercúrio, que é extraído e recuperado em seu estado líquido elementar.

É possível utilizar os resíduos na fabricação de vários outros produtos: vidros na produção de novos vidros para uso não alimentar; pinos de latão que podem ser fundidos e utilizados para produção de novos materiais; e pó fosfórico que, uma vez livre do mercúrio, pode ser reutilizado em fábricas de cimento ou asfalto.

Sobre a RECICLUS

A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil, com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa. Atualmente conta com 74 empresas associadas. O objetivo é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de seu ciclo de vida e realizar a sua destinação final ambientalmente adequada.

Mais informações: www.reciclus.org.br

Siga a RECICLUS nas redes sociais:

- Facebook: https://pt-br.facebook.com/ReciclusOficial/

- Twitter: https://twitter.com/reciclus

_______________________________________________________________

Mais informações: Assessoria de imprensa da RECICLUS

Thais Abrahão - Thais@veropress.com.br - (11) 3061-2263 / (11) 9 9900-8402

Website: http://www.reciclus.org.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade