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Conheça as principais estratégias de marketing para impulsionar as conversões na Black Friday

Especialistas falam sobre as principais formas de divulgar as promoções no período

24 nov 2017 - 11h29
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Anualmente, a Black Friday cresce impulsionando o faturamento de todo o e-commerce nacional. Por esse motivo, o período é considerado, atualmente, o mais importante para o varejo eletrônico brasileiro. Segundo estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento da data nesse ano deverá ser de R$ 2,506 bilhões, representando um crescimento de 18% em relação ao ano anterior.

Com a constante criação de oportunidades ocasionadas, o setor atrai cada vez mais empreendedores que se aventuram em um dos maiores mercados da economia brasileira. Assim, a concorrência na data torna-se cada vez maior. Para garantir a visibilidade e o faturamento do período, algumas ações podem ser definidas com a finalidade de aumentar o alcance das promoções e da loja. Conheça as principais ferramentas e estratégias para impulsionar as conversões durante a Black Friday!

Sua campanha é a sua imagem

Muito mais que atrair o público por meio de preços e ofertas, desenvolver boas ações para redes sociais e buscadores é mandatório para obter sucesso no período da Black Friday. "De nada adianta elaborar ótimas estratégias e possuir descontos imbatíveis se a propaganda não for bem elaborada. Por isso, desenvolver anúncios criativos, utilizando imagens com boas resoluções, textos bem elaborados e chamadas claras são fundamentais", comenta o publicitário Thiago Regis, CEO da agência Pílula Criativa, especializada em marketing digital. "Vale lembrar que a publicidade pode representar a primeira interação entre o consumidor e a marca, reforçando a importância de fazer com que essa experiência seja marcante e atraente", alerta seu sócio, Ricardo Inforzato, responsável pelas áreas de planejamento e estratégia da empresa.

Informação é o foco

Com o avanço da propagação de informações pouco confiáveis na web, o cliente que busca comprar um produto, muitas vezes se vê perdido em uma infinidade de dados. No entanto, para se diferenciar no varejo é preciso ter conteúdo de qualidade. Ao tentar se proteger, o varejo virtual vem se adaptando a esse novo momento para que o usuário consiga achar o que procura. "Por isso, as lojas virtuais vêm cobrando que sellers e fornecedores adicionem informações cada vez mais completas para ajudar o público na tomada de decisão. Dentre as informações essenciais estão texto vendedor envolvente e informativo, um trabalho completo de SEO e fichas técnicas com o máximo de dados para a taxonomia da página (termo técnico que se refere à classificação de itens)", afirma Flavio Salomão, CEO da iSee, empresa digital especializada na gestão e criação de conteúdo de produtos para e-commerce apoiando seus clientes no aumento da taxa de conversão.

Complete a descrição

Enquanto no estabelecimento físico cada espaço tem um papel importante dependendo do momento, ciclo de vida do produto e campanhas de divulgação, no e-commerce é fundamental trabalhar os itens de forma a sanar todas as dúvidas do cliente. "No ambiente on-line é importante focar na exposição das mercadorias, garantindo seu destaque mesmo em um ambiente competitivo. Na hora de elaborar a descrição, é preciso ter em mente que os consumidores precisam ter total compreensão de seus atributos e quem o produziu. A proposta de valor deve estar sempre clara, expondo todas as suas características e fazendo com que os clientes não fiquem com nenhuma dúvida. No ambiente digital nada impede que o usuário troque de site e compre no concorrente", comenta Francesco Weiss, sócio-fundador e CCO da Intellibrand, hub global de colaboração entre indústrias, marcas e varejistas.

Ofereça experiências únicas

O termo 'experiência do cliente' está cada vez mais presente nas discussões sobre o setor do varejo nos ambientes virtuais e físicos. Por isso, utilizar a tecnologia para unificar cada consumidor pode garantir um aumento no volume de vendas. "A evolução das aplicações de Big Data permite a criação de soluções cada vez mais inteligentes para explorar maneiras novas e mais efetivas de abordagem, possibilitando o envio de notificações push via navegador ou aplicativo. Na maioria das vezes, entretanto, o disparo ocorre de maneira genérica, enviando uma mesma mensagem para todos os usuários da base. Diante de um volume de mensagens cada vez maior, os consumidores tendem a priorizar um conteúdo somente quando veem algo que lhes interessam. Assim, o uso de push inteligente para enviar informações sobre produtos vistos anteriormente garante maior assertividade e personalização na oferta, fazendo cada consumidor ser único", afirma Isaac Ezra, CEO da ShopBack, plataforma de Smart WebPush Notifications e retargeting inteligente baseada no comportamento dos usuários.

Seja transparente com seus clientes

Por consequência do crescimento da Black Friday, também aumenta a quantidade de fraudes e lojas que praticam a "metade do dobro", com descontos falsos. "Os lojistas devem ter a iniciativa de promover uma data cada vez mais transparente e real. Para isso, os e-commerces devem realizar promoções benéficas para os consumidores, gerando um ciclo positivo tanto para os clientes quanto para o estabelecimento", afirma Francisco Cantão, fundador do site Black Friday de Verdade e sócio-diretor da Proxy Media Marketing Digital.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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