PUBLICIDADE

DINO

Como reduzir custos com combustível na empresa?

Existem práticas que fazem a diferença, sem abrir mão da qualidade, contribuindo para o caixa de qualquer negócio

2 jul 2020 - 10h17
(atualizado em 5/7/2020 às 04h34)
Compartilhar
Exibir comentários

Como realizar a administração da frota de uma empresa? Essa não é uma tarefa fácil: é preciso se preocupar com a qualidade e manutenção dos veículos, manter a documentação adequada e garantir o bem-estar dos motoristas, entre vários outros fatores. Reduzir os custos com combustível é uma preocupação frequente e compreensível. Como controlar os gastos com esse elemento tão importante?

Foto: DINO / DINO

Manutenções regulares

Veículos em condições inadequadas exigem que o abastecimento seja feito com mais frequência, trazendo maiores gastos para o orçamento. Isso acontece porque essas condições levam à ineficiência do motor, gastando mais combustível.

Muitas vezes, os problemas nos carros começam de forma pequena e demoram a ser percebidos, mas trazem prejuízos antes mesmo de serem notados. Por isso, é tão importante manter a regularidade das manutenções e revisões, mesmo quando parece que está tudo bem. Assim, evitam-se custos com imprevistos e combustível a mais, como previnem-se acidentes.

É preciso que seja feita uma análise completa nesses momentos, averiguando se todos os componentes do automóvel estão com um bom funcionamento. Todos os cuidados devem ser tomados, desde a calibragem correta dos pneus até as mais variadas questões. Vale lembrar que os diferentes modelos de carros têm suas particularidades e podem exigir cuidados e ações distintas.

Informar-se sobre cada automóvel e seguir um cronograma de manutenção para cada um, incluindo também todas as revisões da garantia, é fundamental.

Fornecedores confiáveis

Buscar bons fornecedores é essencial para qualquer aspecto da empresa e com a frota de veículos não poderia ser diferente.

Muitos postos oferecem combustíveis de baixa qualidade ou até mesmo adulterados, o que traz uma série de prejuízos para o veículo. Isso altera a performance do automóvel, prejudica o motor e faz com que seja preciso abastecer com maior frequência, por exemplo, aumentando gastos e riscos.

Por isso, não basta escolher postos e fornecedores que apresentam menores preços: é necessário conhecê-los mais a fundo e saber se o combustível tem qualidade.

Vale acompanhar a qualidade e a confiabilidade dessas redes de postos ao longo do tempo.

Planejamento de rotas

Diversos fatores influenciam no gasto de combustível durante o percurso feito pelos motoristas, como o estado das rodovias, a distância e os sinais de trânsito. Assim, um planejamento de rotas pode contribuir para a economia, pois assim são definidos os melhores trajetos.

Para esse planejamento, é preciso levar em conta a segurança dos condutores, evitando caminhos muito acidentados ou com maiores riscos de assaltos, por exemplo.

Treinamentos aos motoristas

Treinar os motoristas também pode contribuir para reduzir custos com combustível. É necessário que as capacitações orientem e promovam comportamentos seguros e conscientes, que são favoráveis tanto para o bem-estar quanto para a economia. Explicar o porquê de evitar freadas bruscas e de não acelerar quando não for necessário, além de informar sobre o uso correto das marchas, são apenas alguns exemplos.

Transportar somente o peso necessário de carga e utilizar recursos, como o ar condicionado, com moderação também são práticas que podem ser abordadas.

Soluções de combustível

Um recurso interessante é o vale-combustível: cartão que disponibiliza um saldo para ser utilizado no abastecimento do carro. Ele pode ser oferecido aos colaboradores que se deslocam em veículos particulares até a empresa e pode ser usado para os automóveis da frota.

Esse cartão é recarregado pelo RH e permite centralizar os custos com combustível em apenas um meio, facilitando a gestão e a economia. Na hora de escolher o fornecedor do vale combustível, é preciso ficar atento e opte por uma empresa de qualidade, com boas coberturas, abrangência e atendimento diferenciado.

A Sodexo oferece vale-combustível com assistência 24 horas e seguro com cobertura contra acidente pessoal automobilístico, além de conveniências como aplicativo de gestão para Android e iOS.

Website: https://www.sodexobeneficios.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade