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DINO

Como pequenas lojas virtuais estão ganhando das grandes marcas no comércio eletrônico

3 abr 2018 - 16h16
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Quando se fala em e-commerce ou lojas virtuais, temos a impressão que este é um segmento dominado pelas grandes marcas. As notícias giram em torno da Amazon, Magazine Luiza, Netshoes e suas milhares de vendas diárias pela internet. Pode parecer inclusive que eles vão literalmente engolir todo o comércio eletrônico a qualquer momento. Mas neste turbilhão de informações, percebe-se que nem tudo que reluz é ouro. E boa parte da lucratividade do segmento está nas mãos de pequenas operações de loja virtual.

Foto: DINO

Mas como isso é possível? Não é uma tarefa simples, porém alguns lojistas já perceberam que seguir as estratégias dos grandes players não é o melhor caminho a ser seguido. Muito menos repetir estratégias do varejo tradicional no mundo online. Possuir uma grande variedade de produtos no catálogo e buscar atingir todos os consumidores são ações que farão você bater de frente com os gigantes. E neste cenário certamente você irá morrer na praia.

Para ter sucesso, uma loja virtual deve ter claramente definido o seu nicho de mercado. A partir daí ela consegue criar uma audiência fiel. Quanto mais homogêneo for seu público-alvo, melhor e mais efetiva será sua comunicação. Aos poucos você terá uma enorme sintonia e será reconhecido. E boa parte deste reconhecimento será medido em vendas. Dê uma atenção especial para o seu catálogo de produtos. Trabalhando focado em um nicho, a variedade de itens não será tão importante.

Estas informações são validadas pelo resultado da pesquisa realizada recentemente pela RSWA, que é a primeira Plataforma de E-commerce On-demand do Brasil. A pesquisa contou com a participação de 286 empreendedores e mostrou que as lojas virtuais que realizam mais de 10 pedidos por dia atendem um nicho mais segmentado e possuem até 500 itens no seu catálogo de produtos. Além disso, apresentam lucratividade até 20% maior por item vendido, se comparado com o markup de lojas mais generalistas com muitos itens. Outro ponto que chama a atenção é que estas lojas possuem, em média, três pessoas na operação de toda a loja virtual.

Outra informação exibida na pesquisa é que quanto maior o número de itens disponíveis no catálogo da loja virtual, mais pobre fica a descrição dos produtos e o conteúdo das páginas. Daniel Joao, Head de operações da RSWA destaca que lojas virtuais focadas em um nicho específico conseguem entender melhor seu segmento e, desta forma, trabalhar a experiência do usuário de forma mais intensa.

Um forma de exemplificar isso é o site especializado em vinhos Wine. Cada vinho cadastrado possui comentário de Sommelier, possui uma ficha técnica e até indica qual refeição harmoniza mais com ele. Além disso, indica outras sugestões, possui produtos exclusivos e exibe diversos comentários de clientes na página. Certamente com todas estas informações ele tornou-se referência junto aos apreciadores de vinho. O resultado é que do seu lançamento em 2008 até hoje, ela tornou-se o maior e-commerce de vinhos do Brasil.

É fácil concluir que vender pela internet é muito mais que listar produtos em um marketplace ou em uma rede social. Você deve investir em criar sua própria identidade, criar uma página de vendas que o diferencie do comum. Especialize-se. Dê um toque pessoal nas suas entregas. Invista no atendimento ao cliente. Estes pontos darão um toque pessoal que definirá seu sucesso diante dos grandes players do mercado.

Essa e muitas outras estratégicas estarão sendo discutidas no E-commerce Summit 2018, que acontece no Rio Grande do Sul e tem como tema central marketing e vendas. O evento ocorre no dia 05 de maio e terá mais de 12 palestrantes, sendo ancorado por Sandro Magaldi, um dos maiores especialistas em vendas do Brasil. Com o objetivo de democratizar as informações sobre comércio eletrônico, o valor do primeiro lote está sendo vendido por apenas R$ 97,00 e ainda pode ser parcelado no cartão. Esta pode ser a oportunidade que faltava para você iniciar o seu próprio negócio. Mais informações diretamente no site www.ecommercesummit.com.br.

Website: http://ecommercesummit.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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