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Como o Instagram influencia cada vez mais empresas e negócios

O número de empresas e marcas que têm investido no Instagram só aumenta: cerca de 68% das maiores empresas do mundo estão na plataforma.

9 ago 2018 - 11h58
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O Instagram foi lançado em 2010 como uma rede social para entretenimento, onde o foco era o compartilhamento de imagens em formato quadrado para o sistema iOS. Após oito anos de existência, a plataforma passou por diversas mudanças, dentre elas a compra pelo Facebook, algo que mudou a estratégia de negócio e alavancou a adesão dos exatos 1 bilhão de usuários ativos por mês contabilizados no mês de junho deste ano. Mas afinal, qual o segredo do sucesso do Instagram e porque as empresas têm investido cada vez mais na ferramenta?

As maiores empresas do mundo investem no Instagram

O número de empresas e marcas que têm investido no Instagram só aumenta, isso é o que aponta um estudo realizado pela empresa especialista em análise de mercado online, a Simply Measured, publicado no site GigaOm. A pesquisa informa que cerca de 68% das maiores empresas do mundo estão no Instagram. E essa grande adesão está justamente ligada a facilidade da plataforma em comunicar-se com o consumidor de forma direta, objetiva e humanizada, o que aproxima a ideia da marca e produto ao cliente, tornando a comunicação acessível.

De seguidores a clientes

O leque infinito de possibilidades que a plataforma oferece é um dos atrativos para as empresas. Afinal, ao utilizar o Instagram no perfil da marca, é possível usar diversos elementos como geolocalização, hashtags, marcar clientes nas fotos, dentre outras funcionalidades. Esse tipo de atrativo faz com que os seguidores queiram acompanhar aquela conta e consequentemente, são levados a fazer algum tipo de ação por influência, seja uma compra, uma visita na loja virtual ou até recomendar aquela marca ou produto em questão para outras pessoas de modo orgânico. Além disso, a rede social lançou recentemente a funcionalidade de fazer compras sem sair da plataforma.

A primeira impressão é a que fica

O Instagram acaba sendo uma vitrine, a primeira impressão da empresa ou marca no universo online. Sem contar que o conteúdo visual é fundamental. Pesquisas apontam que as pessoas absorvem 80% melhor o conteúdo em fotos e vídeos do que os textuais, que chegam a 20%. Os dados comprovam a eficácia da plataforma e é por isso que as grandes empresas do mercado acertam em cheio quando apostam na estratégia de Instagram Marketing.

Quem são as grandes marcas

Empresas conhecidas mundialmente como Nike, Starbucks, Levis, Amazon, National Geographic e Nubank já perceberam esse trunfo e usam da rede social para explorar o potencial da marca, entender a jornada de consumo do cliente e montar estratégias de venda direcionadas. "Seja fiel à sua marca, enxergue oportunidades novas de conteúdo engajado e surpreenda o seu público, andando lado a lado com as novas tecnologias para contar boas histórias", explica a vice-presidente de relacionamento de marca da National Geographic, Nadine Heggie.

A prova do retorno desse investimento desenfreado das empresas é que somente no ano de 2017 o Brasil faturou cerca de R$ 14,8 bilhões no comércio virtual e a publicidade digital cresceu em 25,4%. O que já representa um terço do total investido em publicidade no País no ano passado.

Com isso o Instagram torna-se uma das ferramentas necessárias para o empreendedor que quer visibilidade e reconhecimento de marca por ser a maneira mais rápida e eficaz de aproximar-se do seu consumidor. Interagir, manter uma boa relação, com sinceridade e transparência é uma carta na manga para atrair cada vez mais clientes. Nesse caso, seguidores e consequentemente compradores. Esse pode ser o motivo crucial para a adesão de tantas empresas ao mercado favorável do Instagram e a explicação para tamanho sucesso da plataforma.

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