PUBLICIDADE

DINO

Como expandir uma rede de franquias com sucesso

5 abr 2019 - 08h27
Compartilhar
Exibir comentários

O mercado de franquias já representa uma fatia significativa da economia brasileira. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o setor faturou mais de R$ 174 bilhões em 2018, valor 7,1% maior do que no ano anterior. Ao mesmo tempo, as unidades franqueadas já empregam quase 1,3 milhão de pessoas em todo o país.

Foto: DINO / DINO

Esse modelo de negócios está consolidado no mercado nacional e tende a se expandir ainda mais nos próximos anos com a recuperação da economia e a perspectiva de crescimento.

Por conta disso, o momento se mostra bastante favorável para quem deseja expandir a rede de franquias, sendo que alguns requisitos são essenciais. Diante disso, como tornar uma marca mais atrativa para novos candidatos e investidores?

Como expandir uma rede de franquias

É importante ressaltar que não existe uma fórmula pronta para a criação e expansão de uma rede franquias, já que cada uma delas possui suas características e particularidades. No entanto, as empresas mais conhecidas do setor apresentam alguns pontos em comum em relação a esse sucesso.

Um ponto fundamental para a expansão da rede é que unidades de sucesso vendem novas franquias. Um dos sinais de que um negócio está prosperando é o alto índice de pessoas que visitam as lojas, além de um bom atendimento e com exposição de qualidade na região em que atuam. Quando estes fatores estão presentes, interessados em abrir uma franquia certamente enxergarão essa franquia com bons olhos.

Isso está relacionado ao fortalecimento da imagem de uma empresa no mercado atual. É um processo de longo prazo, que demanda muito trabalho, planejamento, acertos e erros. O mais importante é trabalhar sempre para que a qualidade do atendimento e dos serviços se mantenha em um alto padrão.

Outro item que atrai a atenção de novos investidores é a satisfação dos atuais franqueados. Ter uma rede com parceiros realizados em relação ao negócio é uma ótima forma de conseguir boas referências e indicações para novos investidores. Hoje em dia há sites que mostram avaliações e depoimentos de franqueados e esta transparência pode ser uma oportunidade de exposição positiva para a marca.

Além disso, a agilidade e o atendimento especializado da equipe de expansão de franquias são vitais para conquistar novos franqueados. Para isso, os responsáveis por esse processo devem ter como prioridade um rápido atendimento a novos candidatos. Atualmente, existem empresas especializadas em atender com eficiência aqueles interessados em comprar uma franquia, como se fossem uma extensão de seu negócio. Segundo Diego Simioni, fundador da FranquiaZ, empresa especializada na expansão de franquias: "O mercado de franquias mudou nos últimos anos e não há espaço para amadores. O atendimento de excelência inicia-se no primeiro contato que o interessado na franquia tem com a marca. Este contato começa no site da empresa e a hora da verdade é quando o contato é realizado pelo seu time de expansão. É importante atender de forma rápida, com propriedade e ter real interesse em entender quem é o interessado e assim ajudá-lo a entender se a franquia será um bom negócio para ele e, obviamente, se ele será um bom franqueado e representante da marca".

Nesse caso, optar por um parceiro para auxiliá-lo na expansão é fundamental escolher uma empresa que se posicione com uma extensão do negócio. Para isso, essa empresa precisa estar muito próxima da empresa no dia a dia. Fuja de empresa que representam grande quantidade de marcas pois a franquia só será mais uma. Seu negócio provavelmente não terá a devida atenção de que precisa para se expandir e se consolidar no mercado. Simioni complementa: "a realidade que ninguém fala é que a maior parte das redes de franquia não vai para frente e isso acontece quando um dos três pilares faltam na empresa: modelo de negócio de sucesso, exposição positiva da rede frente ao público de potenciais futuros franqueados e atendimento de qualidade do time de expansão da marca".

Website: https://www.franquiaz.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade