0

Como criar estratégias pode ajudar a criar novos hábitos

14 jan 2020
19h27
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Quando se trata de metas, sonhos e desejos todos têm dezenas, até milhares de planos. Mas devido a vida corrida de hoje, o ser humano enfrenta algumas dificuldades em executar novas ações. Até pode parecer que é falta de tempo, ou prioridade.

Foto: DINO / DINO

Segundo o Palestrante, Mental Coach e Treinador Thiago Gomes com sua experiência em estudos de caso, pesquisas cientificas em neurociência e experiência em atendimentos, o comportamento das pessoas em parar de fazer uma nova ação está ligado à sua programação mental. Assim como um computador tem sua programação para ser utilizado, a mente das pessoas também tem uma programação, que é construída desde os primeiros minutos de vida. Sendo que no período de 0 a 1 ano, o cérebro aumenta 110% e 75% da energia do bebê é voltada à formação cerebral.

Então tudo que o que alguém sabe neste exato momento foi aprendido, foi programado, foi instalado na  mente de duas formas: a primeira por repetição e a segunda por forte impacto emocional. Repetição é a maneira mais comum de aprendizagem. Basta lembrar da primeira vez em que  dirigiu um carro; com certeza, era difícil, era preciso ficar extremamente atento a cada detalhe, o que é muito cansativo. Mas à medida que se foi repetindo, e repetindo, cada dia ficava mais fácil até hoje ser algo natural, como estar conversando com alguém ao mesmo tempo em que dirige. O motorista não percebe que precisa mudar a marcha, mas muda automaticamente, porque essa repetição gerou um aprendizado novo, uma nova programação. Isso se aplica a tudo na vida.

Mas como fazer então uma nova programação hoje para começar novas rotinas? Novas metas? Sem ficar parando, ou abandonando projetos no meio do caminho? Todas estas perguntas se resumem em fazer um planejamento de metas, criar estratégias bem elaboradas e ter força de vontade. Força de vontade? Sim, de forma estratégica.

Segundo o Palestrante, Treinador e Coach Rafael Marcos que trabalha treinando pessoas para criar metas claras, objetivas e estratégicas, para ter força de vontade é necessário ter estratégias para minimizar os efeitos da nova ação. Porque como faz uma coisa, se faz tudo. Um exemplo comum é aquela função soneca que as pessoas apertando, adiando alguns minutos na esperança de ter mais tempo, mas na verdade está se protelando, e vai ter consequências, tudo na vida funciona exatamente assim.  Diante disso, basta passar às estratégias.

Por exemplo: quando se pretende levantar cedo, para facilitar a acordar um pouco antes é necessário colocar o despertador longe da cama, uma boa estratégia para ter que levantar e desligá-lo. Agindo assim estará facilitando a execução das ações necessárias até o ponto de repetição,  até criar um novo hábito, e ocorrer de forma natural e automática, fazendo parte da nova programação.

Mas quanto tempo para se tornar um hábito e funcionar de forma automática? Criar um novo hábito pode levar entre 18 e 254 dias. Com base em um estudo realizado por Phillippa Lally, pesquisadora de psicologia da saúde na University College London, publicado no European Journal of Social Psychology, leva de dois a oito meses antes de uma pessoa formar um hábito e automaticamente fazer alguma coisa. Pode parecer muito tempo, mas a boa notícia é que na medida que se entra em ação o dia a dia cada vez fica mais fácil. Isso é explicado como os novos aprendizados são fatores importantes para plasticidade do cérebro, fortalecimento dos neurônios e formação de novas sinapses.

Então, todo dia que se repete a nova ação, novas conexões se formam ficando cada vez mais fácil. Diante disso é extremamente importante ao criar uma nova meta, buscar e analisar quais estratégias escolher para tornar mais fácil de executar. E sempre estar alinhadas com o objetivo maior de vida.



Website: https://excaliburtreinamentos.com.br

Veja também:

Homem de 58 anos fica ferido em queda de moto na marginal da BR 467
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade