PUBLICIDADE

Como as inovações podem ajudar dentro da sala de aula?

Quando o assunto é educação, a introdução de mudanças e novidades pode proporcionar condições mais favoráveis ao aprendizado

9 ago 2018 - 14h22
(atualizado em 10/8/2018 às 03h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Os níveis de educação no Brasil ainda estão longe de serem considerados ideais ou até mesmo satisfatórios, principalmente quando se trata de ensino público. As condições de aprendizagem, muitas vezes, são rodeadas de questões como falta de infraestrutura, corpo docente desvalorizado e planos de ensino datados de décadas atrás, que já estão obsoletos. Essas características refletem no desempenho dos estudantes brasileiros e colocam o Brasil em posições desconfortáveis diante do cenário mundial.

Foto: DINO / DINO

O relatório World Development Report, produzido anualmente pelo Banco Mundial, discute questões relativas ao desenvolvimento de toda a comunidade internacional. Em 2018, pela primeira vez, o relatório foi inteiramente dedicado à educação. Os resultados envolvendo a performance de alunos brasileiros, infelizmente, não foram positivos.

Os números obtidos pelo Programme for International Student Assessment (PISA), em uma prova aplicada a cada três anos a estudantes de 15 anos que, em tese, concluíram a escolaridade básica obrigatória na maioria dos países, mostram que o Brasil vai demorar 260 anos para alcançar índices de leitura tão bons quanto o de países desenvolvidos. Na Matemática, a estimativa é de 75 anos para chegar ao mesmo nível educacional.

Por que é preciso inovar?

"Os especialistas em educação estimam que essa demora só será real se as atuais políticas e formas de se pensar a educação no Brasil forem mantidas", argumenta Marcos Paulo Matias, CEO da ClipEscola , um sistema de comunicação entre pais e educadores que tem o objetivo de facilitar as rotinas escolares para benefício dos alunos. "Quando nós desenvolvemos a nossa plataforma, a intenção era justamente mostrar que inovações, inclusive as tecnológicas, são muito bem-vindas", explica ele.

O uso da tecnologia precisa ser direcionado a favor da educação. A constante atualização de recursos que parecem não ter fim mostra o potencial da tecnologia como ferramenta de transformação do cotidiano. Quando essas ferramentas passam a ser incorporadas no dia a dia de milhões de crianças e adolescentes, que em sua maioria já estão familiarizados com a tecnologia em outros contextos, a tendência é que haja grandes benefícios para o ambiente escolar.

O ClipEscola, por exemplo, atua direta e indiretamente sobre o desempenho dos alunos em sala de aula. Algumas de suas funções estão relacionadas à rotina dentro das classes e outras a toda a estrutura fora delas. Com o Diário do Professor, por exemplo, os educadores podem organizar múltiplos calendários de atividades, emitir pareceres descritivos para medir o desempenho de cada estudante, desenvolver e revisar planos de ensino, registar quaisquer tipos de ocorrências escolares, encaminhar materiais de apoio para os alunos e muito mais.

Fora da sala de aula também é possível aproveitar os benefícios do ClipEscola. Para diminuir a correria e desobstruir o trânsito em horários de entrada e saída, o aplicativo usa o sistema de georreferenciamento para que os pais possam avisar que estão chegando e para que a escola libere os estudantes com mais segurança.

A própria administração da escola também pode usar a mesma plataforma para algumas das rotinas administrativas de uma instituição de ensino. Recebimento de taxas e mensalidades , envio e recebimento de autorizações para passeios e atividades extracurriculares, campanhas de marketing , organização de agenda, entre outras funcionalidades. Tudo isso é feito de forma sustentável , já que o ClipEscola é uma plataforma online.

Ao facilitar a comunicação entre pais, professores e os demais profissionais relacionados à educação das crianças e adolescentes, o app possibilita que a gestão escolar seja mais dinâmica. Com isso, o foco no ensino e nos processos de aprendizagem é mais apurado e pode ser melhor desenvolvido. Os resultados de um ambiente mais tranquilo e com menos burocracia e, portanto, mais favorável ao aprendizado, certamente poderão ser sentidos pelas notáveis melhorias do desempenho de cada estudante.

Conheça o aplicativo da ClipEscola

As diversas funcionalidades da ClipEscola estão disponíveis pelo aplicativo, compatível com os sistemas operacionais Android e iOS. O app oferece ainda um acompanhamento e suporte especializado para as escolas parceiras.

A ClipEscola é uma startup catarinense que está presente em todo o Brasil e em diversos países do mundo, já tendo mais de meio milhão de usuários. Saiba mais sobre a empresa aqui .

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade