PUBLICIDADE

Combate ao consumo excessivo de álcool no mundo mostra a relevância das iniciativas da indústria de bebidas

Redução do consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade é um dos pilares abordados em relatório divulgado por instituto americano

24 set 2018 - 12h19
Compartilhar
Exibir comentários

Um relatório divulgado há alguns dias pela Alliance for Responsible Drinking (IARD) mostra a evolução dos 5 compromissos globais assumidos publicamente pela indústria de bebidas alcoólicas para a redução do consumo nocivo de álcool desde 2012. A entidade, formada por 12 empresas multinacionais do setor de bebidas, tem apoiado nos últimos anos uma série de iniciativas para combater o consumo de álcool por menores de idade, fortalecer a regulação de publicidade para a indústria de bebidas e promover o consumo e as vendas responsáveis em redes de varejo.

De acordo com o relatório, entre 2013 e 2017, 546 milhões de pessoas foram impactadas por ações de combate ao consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos. Além disso, mais de 6 milhões de crianças e adolescentes participaram de programas educacionais e receberam orientação sobre os riscos do consumo precoce de álcool.

A Pernod Ricard, dona de marcas como Absolut, Chivas, Jameson e Beefeater, é um dos membros da IARD e tem desenvolvido trabalhos nesse sentido aqui no Brasil. Na região do sul fluminense, onde tem uma fábrica, a multinacional patrocina o programa Na Medida. Lançado em 2011, em conjunto com a ONG Singulares, a iniciativa reforça o posicionamento da empresa de que a educação é a chave para a prevenção.

O alvo do programa são as escolas de ensino médio, que recebem educadores para promover debates e orientar sobre os perigos do consumo precoce do álcool. "A proposta do programa é levar informação a esses jovens, torná-los cientes das consequências do consumo excessivo de álcool e da responsabilidade de todos os agentes da cadeia, incluindo eles mesmos", diz Wallace Santos, educador do Na Medida.

Segundo ele, os estudantes que participam do Na Medida se tornam vozes ativas em seus círculos pessoais fora da escola na disseminação do aprendizado construído ali e chegam até a entrar em contato pedindo uma nova visita.

O sucesso do projeto foi um dos responsáveis para que a Pernod Ricard conquistasse o prêmio "As Melhores Empresas Para Trabalhar no Rio de Janeiro", concedido pela consultoria Great Place To Work (GTW) à fábrica da empresa na região.

A escola CIEP 492 Municipal Marciana Machado D'Elias, de Quatis (RJ), foi uma das que já recebeu o Na Medida. "A equipe que executou o projeto aqui na nossa escola fez um trabalho excelente com os nossos alunos, indo ao encontro da necessidade deles. Esse conhecimento vai apoiá-los a mudar a própria realidade", diz Luciete do Nascimento, diretora da instituição.

Desde que foi criado, o programa Na Medida já realizou mais de 4.400 oficinas e promoveu o debate com mais de 121 mil alunos e 4 mil professores. As escolas da região interessadas em receber o programa podem se inscrever para o próximo ciclo de palestras pelo e-mail contato@singulares.org.br.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade