PUBLICIDADE

DINO

Coach de Carreira Lilian Sanches dá dicas de como negociar "Pretensão Salarial"

16 abr 2018 - 16h58
Compartilhar
Exibir comentários

Qual o momento certo de falar sobre pretensão salarial? A maior parte das empresas, ao abrir uma vaga, já possui o valor que deseja pagar pelo profissional que irá contratar.

Foto: DINO

A pergunta sobre pretensão salarial é exatamente para constatar se o candidato se adequa ao valor e se irá sentir-se motivado a trabalhar em troca de tal remuneração.

Trazer um candidato com valor superior ao previsto da vaga pode gerar desequilíbrio interno na empresa - profissionais com mais tempo de empresa podem se sentir desprestigiados, a empresa ou setor pode ter um custo orçamentário não previsto, e pelo lado do novo integrante, o medo das empresas é investir em alguém que continuará em busca de algo melhor, que não irá ficar confortável com um valor abaixo do que pretendia - e que muitas vezes aceita o emprego de forma transitória.

Quando os anúncios de vagas pedem pretensão salarial, é essencial ter esta informação no currículo? Vamos às dicas da Coach de Carreiras Lilian Sanches:

Sempre mencione a pretensão, quando solicitado - Não precisa informar um valor específico, pode mencionar um valor aproximado, como por exemplo: "entre R$ 2.000 e R$ 3.000, negociável de acordo com o pacote de benefícios". Nem só de salário se compõe a remuneração, por isso é importante considerar essa variação.

Se logo no meu currículo, a pretensão estiver acima do que eles pretendem pagar, eu já serei excluído? Se existir apenas uma vaga e o valor pedido for muito acima, são altas as chances de ser eliminado apenas pela informação.

Mas se o profissional tiver um histórico e formação interessante para a empresa, poderá ser considerado para outras oportunidades, permanecendo num banco de dados ou sendo chamado para entrevista nos casos em que há oportunidade de entrar para a vaga de menor salário com possibilidade de crescimento a curto prazo (mantendo assim a motivação do candidato pela vaga).

O que define a pretensão salarial? A pretensão salarial deve levar em consideração vários fatores: localização geográfica, tipo de negócio e tamanho da empresa, tempo de experiência do profissional, nível hierárquico e de responsabilidade da vaga são algumas delas. Um profissional mais sênior, numa empresa pequena, pode ganhar menos do que um profissional júnior numa grande empresa. Tudo deve ser analisado.

Como pesquisar por salários equivalentes ao meu cargo e experiência? É importante analisar o ambiente: estar atento ao mercado da sua região, acompanhar as vagas e analisar o volume de ofertas x demandas. Também existem sites que realizam pesquisas salariais (Love Monday, Hays) e outros, como o Vagas.com, que disponibilizam uma média salarial pública, que pode ser consultada.

Atente-se apenas que em geral as pesquisas e tabelas podem não considerar a realidade da sua região, então se faz necessário a primeira análise citada (ambiente), de qualquer forma.

Se eu quero ganhar mais do que eu ganho hoje para mudar de emprego, quanto eu devo pedir? Muitas pessoas que estão empregadas e buscam uma nova recolocação colocam percentuais em torno de 10 a 20% acima do que ganham como pretensão na busca do novo emprego.

Eu acho isso um erro, pois crescimento profissional e busca de um novo emprego não deve ser feito com base apenas em percentual de aumento salarial imediato, outros fatores devem ser levados em consideração, como ambiente de trabalho, benefícios como um todo, possibilidades de crescimento e desenvolvimento profissional, qualidade de vida, etc.

Muitas vezes a troca ocorre por um salário igual ou até mesmo inferior, mas os ganhos indiretos são muito mais vantajosos. De qualquer forma, também vale a pesquisa e análise de mercado.

Cultura e ambiente empresarial devem ser levados em consideração para definir o salário? Nem sempre um profissional com um bom salário se sente realizado e feliz onde está. É cada vez mais comum as pessoas deixarem um bom emprego com um excelente salário, para irem atrás de trabalhos em empresas onde se sintam mais realizadas e tenham valores pessoais alinhados.

O tempo despendido ao trabalho é cada vez maior, as pessoas já não enxergam a aposentadoria como um fim de carreira, e por isso estar num ambiente onde se sintam bem faz diferença para essa longevidade e bem estar profissional.

Benefícios precisam entrar nesta pretensão salarial? Sim, benefícios fazem toda diferença. Existem empresa que concedem benefícios com auxílio a estudo, cursos de idiomas, previdência privada, auxílio em despesas como combustível e moradia. Quando somados, estes benefícios diminuem as despesas que a pessoa teria que arcar com o salário, que pode acabar sendo menor do que em uma empresa com menos benefícios, mas no final, entre entradas e saídas, a conta do orçamento doméstico fecha mais positiva.

Se existe algum benefício que seja indispensável para você, é importante que ele seja mencionado. Do contrário, vale perguntar quais benefícios a empresa oferece.

E como eu justifico a minha pretensão salarial durante uma entrevista, caso seja questionado? O que falar?

O ideal é justificar tendo como base as pesquisas de mercado realizadas somadas à valorização da sua expertise. Reflita: qual o seu valor pra empresa, o que você agrega de verdade?

Dar uma pretensão salarial muito baixa é ruim? Cada um deve saber até onde vai seu poder de negociação, não existem limites e não tem problema em reduzir salário, inclusive é uma realidade no mercado atual. Muitos profissionais tinham um alto salário pelo tempo de empresa ou aquecimento de mercado. Com a crise econômica e o alto desemprego do país, as médias salariais baixaram consideravelmente.

Se adequar a nova realidade faz parte do processo de recolocação. O que o profissional deve analisar é que uma vez que ele regrida salarialmente, não será simples ou rápido ter a elevação salarial se ela for muito grande, pode levar tempo.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade