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Cinco dicas de ouro para se destacar nas dinâmicas em grupo

29 mai 2018 - 11h38
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É fato que muitas pessoas sentem um frio na barriga e começam a suar só de pensar na possibilidade de encarar uma dinâmica em grupo. Responder perguntas, participar das tarefas e, principalmente, disputar pela atenção dos recrutadores são os desafios que surgem nesta fase, que está entre o profissional e a contratação do emprego.

A dinâmica em grupo nada mais é do que um processo seletivo coletivo, cujo objetivo é avaliar como o candidato irá se comportar diante de outras pessoas e situações inesperadas. Trata-se de uma fase investigativa da seleção, onde são analisadas as habilidades de trabalho em equipe, proatividade e trabalho sob pressão.

Quer se destacar nas dinâmicas em grupo, mas não sabe como? Então confira a seguir nossas 5 dicas de ouro que irão te ajudar nesta temida etapa do processo seletivo:

5 dicas para se dar bem nas dinâmicas em grupo

1. Faça uma pesquisa aprofundada sobre a empresa

Se você ainda não fez uma pesquisa aprofundada sobre a organização, a hora é agora. Isso se dá ao fato de que os pontos de concordância entre a cultura da organização e seus valores serão mais requisitados na etapa da dinâmica em grupo.

Portanto, quanto mais aprofundada a pesquisa sobre a missão e valores da empresa, maior a garantia de obter sucesso, visto que a interação é distinta quando o indivíduo conhece a companhia.

Além do mais, pesquisar sobre o (provável) futuro local de trabalho é uma forma de compreender como a empresa é no seu dia a dia.

2. Atente-se ao modo de interagir com as pessoas

Nas dinâmicas de grupo o foco não está em você, mas na maneira como você se relaciona com os demais candidatos. Saber interagir é fundamental, mas cuidado: Evite o "eu".

Fazer com que as pessoas escutem apenas a seu respeito não é um fator positivo. De todos os presentes na dinâmica, ninguém deseja ficar ouvindo por muito tempo sobre outro. O segredo está em chamar a atenção dos recrutadores pela sua maneira participativa e assertiva, sem roubar os holofotes para si.

3. Invista no autoconhecimento

Quanto mais o profissional se conhece, maior será seu domínio sobre a situação. Desta forma, a dica é que antes das dinâmicas em grupo, o candidato faça uma reflexão sobre si mesmo. Avalie quais são seus principais valores e pontos fortes.

É válido destacar que, mesmos os aspectos que ainda estão sendo desenvolvidos devem estar claros antes da participação do processo seletivo.

4. Aposte em mostrar habilidades de liderança

Saiba mostrar suas habilidades de líder. Entretanto, isso não significa que você deve ofuscar os demais profissionais e se sobressair em tudo. Pelo contrário. Hoje, o tipo de líder mais valorizado do mercado é o servidor, aquele que sabe se posicionar e dar espeço para outro colaborador atuar.

Em outras palavras, é necessário mostrar que sabe fazer, assim como reconhecer que o outro também sabe (e precisa) fazer.

5. Fique atento àquilo que não foi dito

Geralmente, a grande sacada das dinâmicas em grupo está naquilo que não foi dito - muitas destas coisas não são ditas de forma intencional. Ou seja, é necessário prestar muita atenção às recomendações e orientações dadas pelo recrutador antes de tomar qualquer decisão ou atitude.

O que também ajuda é perguntar ao selecionador tudo aquilo que não ficou claro para você, para que desta forma ao iniciar a dinâmica, você adote a estratégia correta.

E aí, gostou destas dicas? Conte-nos o que você achou nos comentários. Aproveite e confira as demais publicações do nosso blog.

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