PUBLICIDADE

DINO

Centro Universitário de Araguari recebe destaque internacional por treinamento desenvolvido para enfrentar a pandemia

8 jun 2020 - 16h47
(atualizado em 15/6/2020 às 22h48)
Compartilhar
Exibir comentários

O Centro Universitário IMEPAC, sediado em Araguari (MG) e Itumbiara (GO) tem sido constantemente reconhecido pela sua excelência em ensino superior e responsabilidade social. Através do seu curso de medicina e demais cursos da saúde, a instituição tem realizado diversas ações de enfrentamento à Covid-19, que resultaram nesta semana em um destaque no portal do Center For Medical Simulation (CMS) de Boston (EUA).

Foto: DINO / DINO

No Brasil, o Centro Universitário IMEPAC é o único filiado ao CMS, que é uma instituição americana vinculada à famosa Universidade Harvard e líder mundial em Simulação Realística de Medicina. O IMEPAC conquistou essa filiação em razão da qualidade do ensino que oferece e também da construção do maior centro de simulação realística de medicina da América Latina, também sediado em Araguari (MG).

O destaque internacional da instituição teve um motivo nobre: o IMEPAC disponibilizou sua estrutura tecnológica de ponta e seus profissionais altamente qualificados para atuarem de forma assertiva no enfrentamento à pandemia.

De acordo com o Dr. Henrique Pierotti Arantes, médico e coordenador do curso de medicina do IMEPAC foram treinados 220 alunos, além de diversos profissionais que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araguari e nos Serviços de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU) regionais.

O treinamento foi baseado na metodologia de simulação realística e capacitou os participantes para o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI's); tratamento das vias aéreas em pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19, incluindo intubação orotraqueal; cricotireoidotomia; entre outros procedimentos médicos de urgência.

A capacitação utilizou de todo o espaço e recursos do Centro de Simulação Realística do IMEPAC, onde os participantes puderam simular em manequins de alta fidelidade o atendimento a pacientes com suspeita ou confirmação da doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov2).

"Ter o reconhecimento do CMS é muito gratificante para nós do IMEPAC, sobretudo pelo que eles representam mundialmente. O treinamento que nós oferecemos foi baseado nos projetos de "Zonas de Simulação" criados pelo CMS, e através disso capacitamos 220 estudantes de medicina que já estão ajudando os profissionais de saúde de Araguari no enfrentamento à Covid-19", disse Dr. Arantes.

Para aumentar seu alcance de treinamento, o corpo docente de simulação do IMEPAC divulgou dois vídeos para os profissionais de saúde. Um deles demonstra a correta colocação e retirada do EPI, enquanto o outro mostra como realizar a intubação orotraqueal em um paciente suspeito ou confirmado de COVID-19. Estes dois vídeos foram visualizados mais de 200.000 vezes no YouTube.

Website: https://harvardmedsim.org/blog/imepac-using-simulation-and-video-for-covid-19-training/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade