PUBLICIDADE

Casas adaptadas para idosos reduzem cerca de 40% dos acidentes domésticos, segundo estudo

27 set 2018 - 11h01
Compartilhar
Exibir comentários

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas em São Paulo vivem mais de 7 milhões de idosos, o que significa 15,9% da população. Com o aumento da expectativa de vida, e consequentemente do número de pessoas com mais de 60 anos, é preciso investir em certas adaptações para oferecer aos idosos mais segurança e qualidade de vida.

Casas adaptadas para idosos

Repensar a organização de residências das pessoas idosas é uma necessidade muito importante. As casas e apartamentos devem ser preparadas ou projetadas para prover um lar seguro e confortável àqueles que estão na terceira idade. Dentre as principais medidas que devem ser tomadas, é possível citar:

Iluminação

A luz dos ambientes em que vivem idosos deve receber atenção especial, já que a maioria dessas pessoas apresenta problemas na visão. A luz do teto (ou luz superior) em corredores, por exemplo, pode não ser suficiente para iluminar o recinto de forma adequada, exigindo assim a instalação de balizadores.

Os balizadores são como pequenas luminárias que ficam instaladas na parede e auxiliam na iluminação de um caminho, como do corredor, entre um cômodo e outro. Como alguns idosos enxergam menos ou têm dificuldades na visão, é ideal que a casa seja muito bem iluminada.

Decoração

Objetos de centro, como mesas, e outros ornamentos perigosos, como tapetes, aumentam o risco de acidentes. Os tapetes devem ser removidos ou ganhar fixadores de silicone nas pontas, e as mesas devem ficar próximas a paredes, fora do caminho.

Em casas de idosos que têm problemas de memória, ou até mesmo Alzheimer, os objetos devem permanecer sempre encostados em alguma parede para tirar qualquer obstáculo do caminho, e também precisam estar o mais visível possível, como em cima de estantes e prateleiras (e nunca dentro de armários fechados).

Reformas e acabamentos

Nas portas de correr (geralmente localizadas no acesso a varandas e sacadas) é melhor trocar trilhos comuns pelos embutidos no chão, para evitar quedas. Os cuidados com o acabamento do piso também deve incluir antiderrapantes, para garantir maior aderência ao se locomover.

Muitas vezes a largura da porta é outro empecilho para os idosos, principalmente os que possuem alguma dificuldade de locomoção ou precisam de cadeira de rodas ou de andador. Por isso, investir em aumentar a largura das portas para possibilitar a passagem de uma cadeira, por exemplo, já deve melhorar muito a qualidade de vida do idoso.

O banheiro é o cômodo mais perigoso da casa para uma pessoa da terceira idade e, por isso, os cuidados devem ser redobrados. Uma das reformas mais recomendadas é ampliar o box do chuveiro de forma que o vaso sanitário fique dentro dele. A divisória entre a área do chuveiro e o vaso deve ser feita através de porta de vidro com dobradiças.

Encontre materiais para acabamento na Profinalle

A Profinalle é especialista em molduras externas para fachada, rodameio para cozinha, boiserie para sala, rodapé gart, além de diversos outros materiais para reformas e acabamentos em casas e apartamentos.

A Profinalle oferece um serviço rápido, de qualidade e sem sujeira. Navegue pelo site para obter maiores informações.

Website: https://profinalle.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade