PUBLICIDADE

DINO

Candidaturas abertas para estudar na França com bolsas de estudos

Bolsas "Bienvenue en France" são atribuídas pela Embaixada da França no Brasil para alunos de graduação e pós-graduação

12 fev 2020 - 15h06
(atualizado às 16h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Os interessados em realizar uma graduação ou pós-graduação na França já enviar suas candidaturas por meio do site do Campus France Brasil, agência oficial do governo francês responsável pela promoção do ensino superior. O sistema permite que o candidato escolha mais de uma opção de curso, em instituições públicas ou privadas, aumentando as chances de admissão.

Foto: DINO / DINO

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem criar um dossiê eletrônico com informações sobre seus percursos acadêmico e profissional, além de motivação e outros anexos. A data limite para envio dos dossiês para candidaturas no 2º e 3º ano da graduação e pós-graduação, o prazo é 5 de março de 2020.

É possível encontrar informações detalhadas sobre a quantidades de cursos que podem ser indicados, o calendário e o processo de candidatura no site do Campus France Brasil.

Universidades públicas e benefícios para brasileiros

Todos os anos, mais de 300 mil estudantes estrangeiros são acolhidos pelas universidades e outras instituições de ensino superior francesas. Segundo dados da Unesco, a França o quarto país do mundo que mais acolhe estudantes internacionais. O Brasil, representado por mais de 5 mil pessoas, é o primeiro país latino-americano e o 15º do mundo com mais presença nas universidades francesas.

O custo relativamente baixo dos estudos é um dos principais fatores de escolha dos alunos estrangeiros. Nas universidades e escolas públicas, parcialmente subsidiadas pelo governo, as taxas variam entre 400 a 3.770 euros anuais. Nas universidades privadas, o custo pode variar entre 5.000 e 12.000 euros por ano.

Com o visto de estudante de longa permanência, é possível trabalhar meio período. Os alunos das instituições francesas ainda têm acesso a restaurantes universitários, auxílio-moradia e planos especiais para transporte. Além disso, os brasileiros que vão para a França podem se candidatar a mais de 200 programas de bolsa.

Bolsas Bienvenue en France e exonerações parciais das universidades

Ao realizar a candidatura através da plataforma do Campus France Brasil, os candidatos já concorrem, automaticamente, à bolsa "Bienvenue en France", oferecida pela Embaixada da França no Brasil. A bolsa prevê uma exoneração parcial do custo anual de formações realizadas em instituições públicas francesas sob tutela do Ministério do Ensino Superior, da Pesquisa e Inovação.

Os beneficiados deverão arcar, na sua chegada na França, com uma inscrição equivalente a 170 euros anuais para graduação e 243 euros anuais para a pós-graduação. A bolsa não é um auxílio financeiro e não prevê a exoneração de outras taxas, como a tarifa do procedimento de candidatura ou pré-consular, taxas consulares, seguros, passagens aéreas etc.

Além das bolsas Bienvenue en France, os candidatos também concorrem às exonerações parciais das universidades francesas. No ano letivo 2019-2020, mais de 50% dos aprovados foram contemplados com alguma modalidade de exoneração parcial, seja direta das universidades, seja pela bolsa Bienvenue en France.

Sobre o Campus France

Presente em mais de 120 países, Campus France é a agência governamental francesa responsável pela promoção do ensino superior, o acolhimento e a mobilidade internacional. A agência é ligada ao Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa e ao Ministério das Relações Exteriores. No Brasil, está vinculada ao Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França.

A agência Campus France Brasil oferece orientação personalizada e gratuita aos interessados em estudar na França e centraliza o procedimento de candidatura para grande parte das universidades do país europeu. Atualmente, conta com escritórios em São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília.

Website: http://www.brasil.campusfrance.org

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade