PUBLICIDADE

DINO

Campanha do Novembro Azul foca na prevenção contra o câncer de próstata e nos cuidados que os homens precisam ter com a saúde

Campanha tem como foco a saúde masculina e chama a atenção para a importância de realizar o exame do PSA e do toque retal uma vez por ano

27 nov 2018 - 11h31
Compartilhar
Exibir comentários

Durante todo o mês de novembro a atenção dos setores de mídia e saúde pública estão voltadas para o Novembro Azul, mês de prevenção ao Câncer de Próstata em todo o Brasil. O Câncer de Próstata tem cura em aproximadamente 90% dos casos quando diagnosticado precocemente, por isso a importância da campanha e o estímulo que os homens deixem o preconceito de lado e façam o exame do PSA (sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico) e o exame de toque retal. O médico especialista para fazer solicitar os exames em é o urologista e o ideal é que as visitas a esse médicos sejam periódicas.

Foto: DINO / DINO

Fatores de risco e Alimentação Ocidental

De acordo com a cartilha de informações sobre alimentação do INCA e do Ministério da Saúde, uma dieta rica em frituras, carnes com gordura aparente e embutidos, como linguiças, salsichas, salames, presuntos e blanquet tem sido associada com o processo de desenvolvimento de alguns tipos de câncer dentre eles o câncer de próstata. O aumento do consumo da alimentação industrializada, além de fatores como idade, histórico familiar e indivíduos de pele negra, tem uma relação direta com o aumento da incidência do câncer de próstata em homens. Segundo o médico urologista e membro da Sociedade Brasileira de Urologia, Paulo Salustiano foi observado, através de um grande estudo populacional, que japoneses que sabidamente possuem menor risco do câncer que migraram para a Califórnia, aumentaram o risco de câncer de próstata e também passaram isso para os seus descendentes. "Isso nos leva a crer que deve haver algo relacionado com o meio ambiente e com a dieta ocidental", afirma o médico urologista Paulo Salustiano.

Segundo o INCA, o peso também é um fator que pode influenciar no desenvolvimento da doença, pois já é comprovado que estar acima do peso aumenta as chances de uma pessoa desenvolver o câncer de próstata. Por isso, é de extrema importância a atividade física diária de no mínimo 30 minutos. A atividade pode ser de leve impacto como uma caminhada.

Fim do tabu

Falar de Câncer de Próstata antes de tudo é falar também sobre o tabu do exame de toque. A maioria dos homens faz essa triste associação que o exame tem ligação com a homossexualidade. Muitos dos esforços destinados a propaganda do novembro azul são para justamente desmistificar essa questão e também para incentivar os homens a cuidar mais da própria saúde e para deixar claro que cuidar da saúde também é coisa de homem. Diferente da mulher que cuida da saúde desde a menarca indo ao ginecologista todos os anos, grande parte do público masculino costuma deixar a saúde em segundo plano e se ocupar apenas com o trabalho e as cobranças do dia a dia.

O tabu que o exame de toque retal pode diminuir, tirar a masculinidade do homem ou até mesmo causar ferimentos precisa  acabar pois além do exame de sangue do PSA, o exame de toque é o que primordial pois fornece informações importantes, é rápido e indolor.

Clínicas investem em ações filantrópica durante o Novembro Azul

Clínicas privadas investem em ações filantrópicas para ajudar a diminuir as demandas do SUS como forma de contribuir para uma sociedade mais uma sociedade mais justa e igualitária. Esse é o caso da Clínica Vivace Saúde do Homem localizada no Centro da cidade do Rio de Janeiro que oferece gratuitamente consulta, exame do toque retal e exame do PSA para 100 homens que estão na fila do SUS e não possuem plano de saúde nos dias 23 e 30 de novembro.

A iniciativa atendeu 100 pacientes e também contou com palestras informativas em todos os dias do evento e arrecadação de brinquedos para crianças carentes do Lar Teresa Dávila de Jesus, em Nova Iguaçu. O médico urologista e membro da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. Paulo Salustiano, um dos idealizadores da ação, alerta sobre a importância de o homem cuidar da saúde. "Sabemos que os homens tendem a ter maior chance de adoecer exatamente por não procurarem ajuda médica, o câncer de próstata, por exemplo, é o segundo mais comum no homem e com uma letalidade considerável, o diagnóstico precoce pode evitar esse desfecho em até 90% dos casos", afirma Dr. Paulo.  

Sobre o Novembro Azul:

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Apesar do apoio de várias entidades não governamentais, o movimento, em especial no seu aspecto relacionado ao câncer de próstata, é repudiado pelo Ministério da Saúde brasileira e pelo Instituto Nacional do Câncer(INCA), devido à ausência de indicações científicas para a realização do rastreio. Outras entidades que se colocam contra esta atividade são a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), o United States Preventive Services Task Force, o Canadian Task Force on Preventive Health Care e o United Kingdom National Screening Comittee.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes(ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

Fonte: Wikipédia

Website: https://paulosalustiano.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade