PUBLICIDADE

Calendário na net destaca trajetória de movimentos sociais

Espaço na internet criado para quem luta por um mundo melhor traz datas e fatos importantes sobre lutas e movimentos sociais brasileiros

11 ago 2017 - 05h55
Compartilhar
Exibir comentários

A internet agora conta com um site de calendários especialmente para os interessados em causas sociais e em fazer do mundo um lugar melhor. O Calendario.cc é um espaço que traz, além de calendários com temáticas sociais, uma série de informações sobre datas comemorativas, feriados, fatos históricos de algumas das principais causas sociais brasileiras, bem como sobre a trajetória de movimentos populares.

Foto: DINO

De acordo com Chris Weissenback, criador do espaço, o Calendário dos Movimentos Sociais, como é chamado, está dividido em subcalendários por causa ou movimento social. "Logo, é muito rápido e fácil encontrar as datas importantes de cada o tema", explica. No ar desde 1 de agosto, o site Calendario.cc traz calendários de 2017 a 2020, com os feriados nacionais, datas comemorativas e informações sobre temas sociais.

Um dos informativos, por exemplo, traz a trajetória do Movimento Feminista, de suas origens populares no fim do século XIX e início do XX, passando pela conquista do direito ao voto e os dias de hoje. Destaca também a importância do feminismo na época da ditadura militar, que viabilizou a aprovação da Lei da Anistia e o retorno dos exilados políticos antes do fim do regime.

Os informes contam ainda um pouco da história do Movimento Negro, da Causa Indigenista, as conquistas dos idosos brasileiros, bem como seus desafios, um pouco da trajetória do movimento LGBT no mundo e também no Brasil. Em relação a esse último tema, os informes destacam os recentes movimentos da bancada evangélica no Congresso para limitar direitos dessa comunidade.

Há também informações sobre a luta das pessoas com deficiência. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em seu último senso realizado em 2010, essa comunidade totaliza 45,5 milhões de pessoas, quase 20% da população brasileira. Até hoje, apesar da legislação em sua defesa já promulgada, ainda luta para efetivar seus direitos.

O texto também traz um resumo do histórico das conquistas do Movimento Ambientalista no Brasil e no Mundo. Destaca também o recente impasse criado pelo governo dos Estados Unidos em relação ao acordo de Paris, firmado na Conferência do Clima de 2015, pela redução sistemática de emissões de gases de efeito estufa para reverter o aquecimento global.

Website: http://www.calendario.cc

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade