PUBLICIDADE

DINO

Café Sombreado, um consorciamento de sucesso com a madeira

13 nov 2018 - 12h40
(atualizado em 21/11/2018 às 03h13)
Compartilhar
Exibir comentários

De acordo com algumas produtoras multinacionais, hoje se produzem cerca de 155 milhões de sacas de 60 kg de café anualmente para dar conta da demanda global. Nesse cenário, o Brasil é o país que mais produz, seguidos pelo Vietnã e Colômbia.

Foto: DINO / DINO

Apesar de a técnica do café sombreado gerar menos produção, indo assim na contramão da demanda planetária, ela permite uma safra com alta qualidade e a aplicação de um modelo de plantação diversificado, o que compensa, tanto em termos de economia como de produção.

Conheça mais sobre essa tecnologia a seguir!

O sistema de plantação do café sombreado no Brasil

O plantio de café sombreado, conforme a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é um dos sistemas de plantio mais antigos do mundo, muito difundido em países da América Latina, como El Salvador e México.

No Brasil, as regiões que mais utilizam tal técnica são o Norte e Nordeste. Dito de modo objetivo, ela consiste no plantio de café em lugares com sombra.

Apesar de bastante antiga, ela já foi por um tempo substituída pela plantação do café em pleno sol, segundo pesquisadores da Universidade Federal de Lavras.

No entanto, devido às condições climáticas das regiões que citamos, principalmente, os agricultores se tornaram improdutivos, o que fez com que recuperassem a técnica antiga, processo que ocorreu por volta da década de 90.

Café agroflorestal sombreado

O sistema de plantação de café sombreado permite a produção de café nas condições mais adversas, sobretudo em regiões com déficit de recursos hídricos e sob altas temperaturas solares, fatores que podem prejudicar as lavouras.

Além disso, reduz os custos de produção e ajuda, de modo geral, a preservar a biodiversidade, causando assim menos impacto ao meio ambiente.

Em Sistemas Agroflorestais vem sendo uma prática muito utilizada. Consorcio café com madeira. Algumas árvores são para fins madeireiro como mogno africano, teca entre outras.

Outra árvore que vem sendo muito utilizada com a consorciação com o café é a seringueira, pois possibilita a extração de duas culturas no mesmo espaço. O café e o látex.

O café sombreado, a diversidade produtiva e a redução de custos

Uma das principais vantagens da técnica de café sombreado é a diversidade produtiva.

Ao adotar esse modelo, é possível consorciá-lo com a plantação de outros frutos, como cajá, e madeiras que possuem alto valor comercial, a exemplo do cedro australiano e mogno. Matérias-primas muito utilizadas pela indústria de mobílias.

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), https://incaper.es.gov.br/ a plantação de árvores e espécies frutíferas em meio às lavouras de café tem proporcionado a muitos agricultores não só uma experiência positiva no que diz respeito à diversidade produtiva e à qualidade da produção, mas também tem gerado renda, ampliando assim a possibilidade de investimento do empreendedor.

Além disso, conforme o Incaper, reduz custos, uma vez que permite que o agricultor utilize a mesma leva de adubo para nutrir ambas as plantações.

Como podemos ver, a plantação do café sombreado se apresenta como uma alternativa estratégica para o agricultor que deseja produzir mais mesmo estando sob condições conflitantes.

É a tecnologia adequada para quem quer casar a plantação de produtos variados em um mesmo solo e, assim, reduzir custos.

Uma das práticas conservacionistas utilizadas no café sombreado é a cobertura do solo. Saiba mais sobre Sistema de Plantio Diretor - SPD, http://www.sitiopema.com.br/sistema-de-plantio-direto-revolucao-agricultura/ onde a cobertura do solo é usada para conservar o solo e aumentar a produtividade

Website: http://www.sitiopema.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade