PUBLICIDADE

Banco Central estabelece acordo para desenvolvimento de fintechs

31 out 2018 - 16h16
(atualizado em 1/11/2018 às 12h01)
Compartilhar
Exibir comentários

As empresas de tecnologia que atuam no ramo financeiro, ou seja, as fintechs, agora contam com mais um investimento para se desenvolverem no País. O Banco Central do Brasil (BC) e a Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) estabeleceram um acordo para que exista uma maior colaboração entre os bancos do setor.

De acordo com o Banco Central, a intenção desse acordo é que os atuais serviços financeiros sejam inovados e tanto o mercado brasileiro quanto o chinês expandam o número de empresas inovadoras.

O documento que estabeleceu esse acordo foi assinado no dia 10 de setembro, na cidade de Basileia, na Suíça, pelo principal executivo da Autoridade Monetária de Hong Kong e também pelo presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn.

Nesse contexto, o Banco Central demonstrou otimismo com a nova parceria. Um dos principais porta-vozes disse que, ao longo dos anos, o Banco Central tem mostrado regulamentações a respeito do tema com o objetivo de desenvolver o setor e fortalecer a indústria financeira nas questões de segurança.

Aliás, vale lembrar que, nesse ano, uma norma foi editada e estabeleceu termos para a atuação de fintechs do setor de crédito, mostrando, inclusive, regras especialmente direcionadas para o financiamento entre pessoas físicas por meio de plataformas eletrônicas, como sites e apps.

Isso possibilitou que as fintechs trabalhassem sem necessariamente estarem ligadas a uma instituição financeira comum, e a ideia com isso é que mais empresas sejam expandidas e a concorrência, no sistema financeiro, seja maior.

A partir desse cenário, a tendência é que os custos de empréstimos para pessoas que buscam esse tipo de serviço caiam. Dessa forma, mais pessoas terão possibilidade de pedir empréstimos, contratar seguros, investimentos etc.

Voltando ao acordo de cooperação, vale ressaltar que serão promovidas uma série de métodos para o compartilhamento de experiências e melhores práticas de negócios. Dessa forma, será possível monitorar mudanças tecnológicas nos mercados financeiros a partir de uma análise mais abrangente, capaz até mesmo de apontar diretrizes para que modelos de negócio recebam regulações mais pertinentes e que avancem o desenvolvimento do mercado.

Por fim, de acordo com recentes levantamentos, no Brasil, existem mais de 400 startups especialmente envolvidas com o objetivo de democratizar e melhorar os serviços financeiros.

Esses modelos de negócio ainda contribuem significativamente por uma educação financeira mais efetiva, além de auxiliar a relação das pessoas com o dinheiro, ajudando-as nos mais diversos processos de rotina, como comparação de investimentos, pagamento de contas, contratação de planos, entre outros.

Quem deseja ficar por dentro de todas as novidades do universo das fintechs deve buscar as principais informações do mercado, tais como artigos, tendências, entrevistas e muito mais. O portal StartSe reúne uma série de matérias especialmente elaboradas para quem deseja conhecer o universo do empreendedorismo mais profundamente.

Além disso, o StartSe também promove cursos e eventos com o objetivo de acelerar negócios no ecossistema de startups, motivando pessoas a empreenderem e buscarem constantes inovações. Acesse o site para saber mais informações sobre Fintech e Startups.

Website: https://startse.com

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade