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DINO

Aumento do lucro do E-Commerce salva comércio em meio à crise

23 jun 2017 - 12h22
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O mundo está mudando e o acesso à tecnologia é cada vez maior, inclusive no Brasil, local que demorou para universalizar a disponibilidade do uso da internet para a população.

Foto: DINO

Isso se alterou nos últimos cinco anos, com uma explosão de conexões pelo interior do país. Segundo a última pesquisa feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), 65% da população brasileira usam a internet - o que representa 152 milhões de internautas. A proporção é 5% superior à registrada no levantamento de 2014.

Ainda de acordo com essa pesquisa, o celular é o dispositivo mais utilizado pela população para acessar a internet com 89%, seguido pelo computador de mesa (40%), computador portátil ou notebook (39%), tablet (19%), televisão (13%) e videogame (8%).

Por conta desse cenário, em meio à crise que o Brasil enfrenta nos âmbitos político, econômico e social, as vendas online tiveram 7,4% de aumento de lucro, arrecadando 44,4 bilhões ante 41 bilhões em 2015, segundo a Associação do Comércio Eletrônico.

Já as lojas físicas tiveram uma queda brusca de 6,2% no total arrecadado, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a pior marca registrada pelo varejo desde que o IBGE começou a fazer esse levantamento, em 2001.

Além do maior volume de vendas, as lojas virtuais conseguiram elevar os números de pedidos, com 106 milhões em 2016 e também aumentar em 8% o ticket médio gasto pelo consumidor, que foi de R$ 388 para R$ 452.

Assim como o número de compradores, a quantidade de usuários da internet também vem crescendo nos últimos anos, passando de 105 milhões em 2014 para 150 em 2017, uma elevação de 50%.

Todo esse contexto mostra uma grande oportunidade para quem deseja empreender de forma online. Pois está cada vez mais claro que os hábitos de compra estão mudando e migrando para o mundo virtual, os próprios dados demostram isso, dado que em 2016 o número de consumidores na internet aumentou em 21% comparado a 2015.

Com mais tecnologia disponível e uma segurança maior para realizar essa compra online, a tendência é que ela aos poucos tome o lugar das lojas físicas. Um exemplo claro é o ramo musical, com raras lojas vendendo CDS e DVDS de músicas, ambos disponíveis de forma online, mais prática, rápida e segura de adquirir, além de ter um custo muito menor tanto para quem compra, como também para quem vende, tendo assim um duplo benefício.

Os próprios artistas já perceberam essa mudança significativa no processo de venda e produção musical, apostando na criação de sites autorais para a venda dos seus trabalhos.

Uma prova dessa força da internet é o site da Amazon, que com vendas de produtos variados, conseguiu em 2016 um lucro anual na casa dos US$ 2,37 bilhões, multiplicando em quase quatro vezes o lucro de US$ 596 milhões de 2015. As vendas cresceram 27%, a US$ 136 bilhões, enquanto o lucro operacional foi de US$ 4,2 bilhões, contra US$ 2,2 bilhões um ano antes, maior do que muitas companhias físicas.

Dicas de especialista:

Para o especialista e consultor em E-Commerce Rafael Gama do Grupo RCG, é natural esse crescimento de empresas na internet, já que o acesso da população brasileira a essa tecnologia é cada vez mais amplo. Além disso, o especialista ressalta que as companhias devem ter sites responsivos, que possam ser acessados via dispositivos móveis, pois o número de comercializações realizadas pelo Smarthphone subiu de 12,5% para 21,5% no total de vendas realizadas.

"Ninguém mais espera chegar em casa para abrir o notebook e pesquisar uma oferta de um item desejado. As pessoas aproveitam seu tempo livre para comparar preços de algo que querem comprar, seja no metrô, ônibus ou no próprio trânsito. Por isso é fundamental o site estar bem construído e ser leve para ser carregado com facilidade via dispositivo móveis", afirma Rafael.

Ademais, é importante manter sempre a sua lista de produtos atualizada e com as promoções visíveis. "Quando um consumidor entra em um site, ele não quer ficar procurando onde estão as promoções já que todo mundo tem pressa, por isso deixe suas ofertas sempre em locais estratégicos, para que os visitantes da sua página batam o olho e já visualizem", aconselha Gama.

O expert em E-Commerce também lembra que o público atingido pelo comércio online é muito mais amplo e exigente. Por isso, é sempre importante manter um bom atendimento com as pessoas que visitam o seu site e querem algum tipo de informação.

"Em plena era da comunicação e da instantaneidade das redes sociais, ignorar um pedido ou demorar a responder uma mensagem é a morte do seu negócio e um erro fatal que você não deve cometer, já que o poder do boca a boca tem uma influência enorme no mundo digital. Por isso, nunca deixe um cliente insatisfeito, pois um post reclamando do seu negócio, pode fazer você perder milhares de futuros clientes", completa.

Rafael Gama afirma que a venda pela internet não é mais luxo e sim necessidade. "Não adianta remar contra a maré, a venda online é uma realidade e a loja que não se adaptar a isso não terá sucesso", afirma.

Para aumentar ainda mais o lucro, o profissional elucida que é necessário aplicar algumas técnicas específicas para vendas online. Como o incremento do marketing digital e a criação de um blog para expor suas novidades.

"Com a abundância de sites que há, é necessário que as pessoas conheçam um pouco mais do seu produto/serviço e assim adquiram confiança para comprá-lo. Com isso, a criação de blogs e E-books, tutoriais e reviews de produto mostrando a qualidade do seu item é um diferencial a ser levado em conta", explica.

Outra dica dada pelo consultor para quem deseja iniciar um empreendimento de venda online e assim fugir da crise que assola o setor varejista, é usar corretamente as técnicas de otimização de sites, conhecidas como SEO.

"O importante na internet, mais do que ter um bom produto, é que as pessoas consigam achá-lo e acompanhem o seu site, em meio a milhares de outros com ofertas parecidas. Para isso, uma estratégia de SEO é primordial, já que o seu objetivo é se destacar frente aos concorrentes ficando bem localizado nas buscas do Google e assim aumentando o número de visitantes que irão acessar a sua loja e realizar compras online ", finaliza.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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