PUBLICIDADE

DINO

Aumenta a adoção do Marketing de Conteúdo por empresas B2B

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo pode garantir a geração de resultados orgânicos no Marketing B2B

28 mar 2019 - 13h55
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo a última edição do estudo O Status do Marketing Digital no Brasil, publicado em 2018 e produzido pela Intelligenzia, primeira agência brasileira com foco em empresas B2B, a porcentagem de empresas que trabalham com marketing de conteúdo aumentou de 64,4% para 73,4%. Além disso, mais empresas agora contam com uma estratégia documentada para esta área.

Foto: DINO / DINO

Isso mostra que cada vez mais empresas estão adotando estratégias de marketing digital, tendo o SEO como foco para aumentar a visibilidade do negócio e gerar novas oportunidades. Nesse cenário, embora a geração de leads seja fundamental, a percepção completa de como o SEO afeta as vendas e a receita de maneira positiva pode levar um longo tempo. Diante disso, como mostrar os resultados dos investimentos em SEO para o negócio?

De acordo com um outro estudo, realizado pela Spiceworks, a maioria dos entrevistados afirmou que seu principal objetivo com os investimentos em SEO era influenciar a receita por meio da aquisição de novas contas. De fato, a geração de leads e a conexão entre marketing e vendas são os benchmarkings de desempenho mais críticos para o SEO.

Segundo a gerente de novos negócios da Intelligenzia, Jessica Zinanni, demonstrar a origem dos leads por meio do tráfego orgânico é, portanto, uma importante maneira de mostrar os resultados dos investimentos em SEO para o negócio.

"Para isso, a área de Vendas deve estar alinhada para que esteja pronta para, ao receber um contato telefônico, qualificá-lo de maneira a descobrir a origem do lead. Isso é fácil para quem tem ferramentas de automação e inbound marketing, já que esses sistemas conseguem capturar a origem do lead automaticamente", afirma.

De qualquer maneira, existem outras maneiras de demonstrar os resultados dos investimentos em SEO para o negócio, incluindo seus impactos em outras áreas do seu planejamento, como recursos destinados ao Google Ads e branding.

Crescimento no tráfego de pesquisa orgânica

De acordo com a gerente de novos negócios, o crescimento orgânico do site é uma ótima maneira de demonstrar o valor dos investimentos em SEO. "Em longo prazo, esse efeito pode ajudar sua organização a diminuir ou dinamizar os recursos de investimento em Google Ads, já que o negócio vai depender menos do tráfego pago", explica.

Existem ainda outras ferramentas de mercado que medem o custo do tráfego orgânico. Com isso, é possível ver a diferença entre os que investiram em uma estratégia sólida de produção de conteúdo e aqueles que não fizeram nada nesta área ou ainda estão dando os primeiros passos. O custo exibido por essas ferramentas é equivalente ao valor que deveria ser investido em tráfego pago para obter o mesmo nível de visibilidade na plataforma de busca.

Alinhamento à jornada do comprador B2B

Dados do estudo O Status do Marketing Digital no Brasil produzido pela Intelligenzia e publicado em 2018 também mostraram um crescimento na importância dada à necessidade de produzir conteúdo a partir de pontos específicos na jornada do cliente. Em 2017, esse item ocupava apenas o quinto lugar entre os principais levados em consideração na hora de criar conteúdo, agora ocupa o terceiro, sendo citado por 26% dos entrevistados (em 2017, foram 15%).

Programas de SEO bem-sucedidos levam em conta o tipo de conteúdo necessário para obter sucesso na visibilidade de palavras-chave específicas, e buscam educar os clientes e a liderança na busca de compradores B2B desde a descoberta até a validação dos recursos do fornecedor - ou seja, é fundamental que essas palavras-chave estejam alinhadas às várias fases da jornada do comprador.

Palavras-chave indexadas importam!

Palavras-chave indexadas estão bem longe de ser um item técnico que o C-Level ignora. O desempenho associado a metas de palavras-chave críticas para o negócio é sim uma métrica muito importante para comprovar os resultados dos investimentos em SEO.

Para isso, é importante considerar o uso do relatório de desempenho de palavras-chave do Console de pesquisa do Google como um mecanismo para mostrar o desempenho do período por um determinado destino de palavra-chave e suas frases de pesquisa relacionadas.

Website: http://www.intelligenzia.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade