PUBLICIDADE

Atividades artísticas e culturais movimentarão a cidade de Leme-SP nos próximos meses

Grupontapé de Teatro inicia trabalho na cidade em parceria com a TS Tech.

23 ago 2017 - 16h31
(atualizado em 24/8/2017 às 10h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Após acordo de parceria firmado, neste ano, entre a multinacional do ramo automobilístico TS Tech, que tem fábricas nas cidades de Leme SP e Ouro Fino MG, e o Grupontapé de Teatro, grupo profissional da cidade de Uberlândia-MG com 23 anos de estrada -, uma série de atividades culturais e artísticas serão desenvolvidas nas comunidades onde a empresa atua, nos próximos meses. As ações tiveram início no dia 14 de agosto, com o workshop "O Teatro na Sala de Aula", realizado na Secretaria Municipal de Educação de Leme - evento que foi repetido no dia 21/08 - e uma Oficina de Sensibilização e Capacitação para educadores, na escola EMEB - Escola Municipal de Ensino Básico Professora Helaine Koch Gomes" - CAIC (entre os dias 14 e 17 de agosto), com o objetivo de prepará-los para a Mostra de Teatro na Escola, que será realizada neste ano.

Ainda no roteiro das primeiras atividades conduzidas pelo Grupontapé de Teatro, foi realizada, no dia 21/08 uma "Oficina de montagem teatral" com os Jovens atendidos pelo Centro de Referência da Juventude - CRJ, além de uma aula aberta para a comunidade, e para encerrar essa primeira fase, no dia seguinte (22/08), foi promovida a "Oficina de vídeo em celular", também com aula aberta e, no mesmo dia, a apresentação do tradicional espetáculo do Grupontapé, "Balaio Popular", para os alunos da EMEB, com objetivo de estimular a criação teatral.

A intenção do projeto intitulado "Arte na vida" é beneficiar os alunos das escolas públicas e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica com oficinas de teatro e de produção de vídeo por celular, formar os professores da rede pública com cursos de qualificação em arte educação e envolver o público em geral, que poderá participar do Seminário "A Cidade Que Queremos" e assistir à "Mostra A Cidade Que Queremos", na qual serão apresentados os resultados das Oficinas de teatro e da Oficina de vídeo por celular, e espetáculos do repertório do Grupontapé.

Segundo o produtor cultural do Grupo, Rubem dos Reis, todas as atividades estarão alinhadas com a missão do Grupontapé que é o "desenvolvimento humano por meio do teatro" e com o compromisso da TS Tech de contribuir para uma melhor qualidade de vida e com o desenvolvimento das pessoas das duas cidades onde está sediada.

Segundo o gerente de Recursos Humanos, responsável pelas relações institucionais da TS Tech, Humberto Rocha, a empresa buscou no mercado um parceiro com experiência em atuar num tema complexo que é a redução de adolescentes em conflito com a Lei, lançando mão de recursos provindos de incentivos fiscais e projetos culturais e esportivos. "Nós não tínhamos um projeto pronto, era necessário ser desenvolvido e aplicado. Nesse aspecto, identificamos o Grupontapé de Teatro, que tem a expertise para colocar tudo isso em prática", conta.

Esse trabalho inicial terá duração de três anos, contemplando tempo de laboratórios, execução e reinvenção, se necessário. "Por meio dos projetos, queremos apresentar oportunidades para os adolescentes, ocupando o tempo do contra turno das escolas, com experiências inspiradoras", comenta Rocha.

Outras atividades

O Grupo prevê ainda uma série de atividades ao longo do segundo semestre, na cidade de Leme. Além das oficinas, um Colóquio deverá ser realizado em parceria com o poder público, entidades privadas e sociedade para discussão do tema: "A cidade que queremos", uma possibilidade para debater questões sociais.

Website: http://www.grupontape.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade