0

Assessoria de Carreira: conheça o importante papel desenvolvido por estes profissionais

A assessoria de carreira pode colocar o candidato no caminho certo, mas o sucesso na contratação depende somente dele.

15 mai 2019
22h51
  • separator
  • comentários

O serviço de assessoria de carreira é comumente contratado pelos profissionais que estão buscando recolocação no mercado de trabalho, seja na área em que atuam ou para iniciar uma nova jornada profissional. Portanto, o grande objetivo desse atendimento é identificar e encontrar as melhores soluções com base em experiências anteriores e nos objetivos de vida do candidato para assim construírem um caminho até o sucesso.

Foto: DINO / DINO

Sendo assim, os profissionais que prestam a assessoria de carreira podem ajudar toda e qualquer pessoa, desde que essa esteja disposta a se aplicar a favor dos objetivos estabelecidos. Dito isso, a assessoria por si só não garante que ninguém retorne ao mercado de trabalho, mas trilha todos os próximos passos que o profissional deve dar para ser bem-sucedido.

"Um assessor da carreira oferece apoio e pode orientar quem está fora do mercado de trabalho, revisando e melhorando as estratégias usadas para conseguir a recolocação", afirma Bruno Cunha, Headhunter & Master Coach de Carreira, sócio da Pontus Consultoria, empresa de assessoria de carreira profissional. Em outras palavras, quem está buscando uma nova oportunidade recebe orientações para encontrar a vaga ideal, ajuda para elaborar um currículo atraente, descobre como participar de entrevistas, dinâmicas em grupo e muito mais.

Quais os benefícios da contratação desse profissional?

A principal vantagem de se contratar uma assessoria de carreira é poder contar com profissionais capacitados para enfrentar um mercado de trabalho altamente exigente e competitivo, como o que se tem hoje em dia no Brasil. De acordo com pesquisa recente do IBGE, o desemprego já atinge 13,1 milhões de pessoas e, atuando com quem entende do assunto, os candidatos possuem melhores chances de se reposicionar no mercado.

Além disso, "ao contar com ajuda profissional você economiza tempo e dinheiro, pois elimina despesas desnecessárias e não se desgasta enviando currículos para todos os lados", afirma Bruno Cunha. Portanto, a assessoria de carreira pode guiar os interessados pelas oportunidades mais assertivas para que não participem de processos seletivos que não trarão retorno algum.

E o retorno é garantido?

Antes de escolher uma empresa de assessoria de carreira é fundamental avaliar a idoneidade da organização. Faça pesquisas sobre outros clientes que já foram atendidos e conquistaram novos empregos, conheça a sede da empresa e, é claro, verifique se os profissionais estão aptos e qualificados a desenvolver um trabalho tão importante como esse.

Contudo, tenha em mente que o sucesso da assessoria de carreira depende principalmente de você. Ou seja, escolha um Headhunter ou Master Coach que possa atender suas necessidades e siga, à risca, todas as recomendações feitas. Afinal, investir na sua carreira é uma tarefa que deve ser levada a sério e com bastante dedicação.

Ainda, vale destacar que tal serviço não funciona somente para quem está desempregado. Aqueles que estão inseridos no mercado de trabalho, mas desejam receber orientações sobre carreira também podem contar com os benefícios desse atendimento. "A assessoria de carreira faz com que o profissional realize um mergulho de autoconhecimento", ressalta Bruno Cunha; e isso vale para profissionais de todas as áreas de atuação e em qualquer momento da vida.

O trabalho dos consultores de carreira, portanto, é descobrir qual o propósito de cada profissional, identificar suas forças e fraquezas. Assim, ao contratar o serviço, cabe ao interessado se empoderar para conquistar o tão sonhado posto de trabalho, afinal a assessoria de carreira não garante recolocação, mas aponta o caminho e as ferramentas necessárias para isso.



Website: http://www.diagnosticodecarreira.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade