PUBLICIDADE

DINO

Antes de tudo, entender o Enem para realizar a prova

20 jun 2017 - 17h21
Compartilhar
Exibir comentários

Com certeza você já ouviu falar do Enem Para que isso fosse possível, o Enem , mas será que você sabe tudo sobre ele? Produzimos o Guia do Enem pra te dar aquela força e não restar mais nenhuma dúvida! Vem com a gente conhecer um pouco mais sobre o exame nacional que é superimportante pra você ingressar na faculdade, obter bolsas e financiamento estudantil, além de ajudar o país a medir e qualificar o conhecimento dos seus estudantes.

Foto: DINO

Afinal de contas, o que é o ENEM?

O ENEM, o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio - é uma prova aplicada anualmente pelo MEC (Ministério da Educação), por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Ele surgiu em 1998 com o objetivo de medir o desempenho escolar e acadêmico de estudantes no final do ensino médio.

O exame é composto de 180 questões, divididos em 4 provas e uma redação.

Como são as provas?

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões (de múltipla escolha) cada, e uma redação.

Quando acontece?

No segundo semestre e é realizado em dois dias consecutivos, que variam de acordo com o ano.

O que o ENEM possibilita?

Com um bom desempenho no ENEM é possível:

- Ser selecionado para bolsas parciais ou integrais (Prouni);

Obter financiamento de graduação (Fies);

- Complementar ou substituir os vestibulares (Sisu);

Ingresso em universidades portuguesas.

Como participar?

- O candidato deve realizar a inscrição no ENEM Enem , de acordo com o período indicado pelo Inep.

Todos devem pagar uma taxa de inscrição, com exceção dos estudantes que concluíram/concluirão o ensino médio em 2016 e estiverem matriculados em rede pública de ensino. É possível solicitar isenção de taxa se o estudante for membro de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Mudanças para 2017

Algumas mudanças estão previstas para o Enem de 2017. A fim de diminuir os custos de aplicação da prova, o candidato que prestar o Enem mais de três vezes com isenção de taxa perderá o direito à gratuidade na quarta tentativa. Além disso, não haverá mais certificação do ensino médio e não será mais aceita a participação de "treineiros" - a galera do primeiro e segundo ano do Ensino Médio que quer se preparar, buscando conhecer a lógica do exame antes de fazer a prova pra valer.

Esse pacote de alterações no Enem busca também diminuir o índice de abstenção, que 2016 chegou a 30%, o mais alto dos últimos 7 anos.

Quem pode participar?

Estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Se você já concluiu o ensino médio, já está no ensino superior ou até já concluiu a faculdade, pode fazer também. Não existe limite de idade para fazer a prova.

O atendimento especializado é oferecido a: pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdo cegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial.

O atendimento específico é oferecido a: gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas (pessoas que, por convicção religiosa, guardam o sábado).

Fez a inscrição e esqueceu alguma informação?

O cartão de confirmação de inscrição contém informações importantes. Você poderá acessá-lo no portal do Enem utilizando seu CPF e senha. Nele você encontra:

- Número de inscrição;

- Data, hora e local de realização das provas;

- Indicação do(s) atendimento(s) especializado(s) e/ou do(s) atendimento(s) específico(s), devidamente solicitado(s) no ato da inscrição, quando for o caso;

- Opção de língua estrangeira;

- Solicitação de certificação, quando for o caso.

Como a nota é calculada?

O TRI (Teoria da Resposta ao Item) é a maneira utilizada para calcular, através de análises que envolvem psicologia, estatística e informática. São dados pesos diferentes para cada questão, elas podem ser fáceis, medianas ou difíceis, e o teste é feito de forma a equilibrar a quantidade de questões para cada dificuldade.

Sabemos que é complicado entender como funciona o cálculo das notas. Por isso, tentamos reunir alguns tópicos para explicar a TRI! Vamos por partes:

- A nota do Enem funciona como uma régua feita para medir o grau de conhecimento dos estudantes;

- O meio da régua marca o número 500, que corresponde à média de acertos dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio na prova de 2009;

- A régua é preenchida com intervalos de 100 pontos, tanto para mais quanto para menos, que são chamados de desvio-padrão;

- Cada área de conhecimento tem sua própria régua, já que o desempenho médio dos estudantes foi medido separadamente por área.

Como as questões são elaboradas?

As questões da prova são elaboradas com diferentes graus de dificuldade;

Cada uma ocupa um lugar naquela régua: algumas questões serão mais fáceis e ficam abaixo da média 500, outras são mais difíceis e ficam acima da média (600, 700, 800 pontos);

Se um estudante tem conhecimento na média em Matemática, é esperado que ele acerte as questões de 500 e erre as que estão acima dessa média.

Como o MEC define o nível de dificuldade de cada questão?

O MEC organiza um pré-teste, em que escolas de todo o Brasil participam;

Os estudantes respondem a questões que podem integrar o banco de dados do MEC;

Desse banco de dados saem as 180 questões que vão compor a prova do Enem;

A média que cada questão terá na prova (naquela mesma régua) depende do desempenho dos estudantes do pré-teste.

E a nota final do Exame?

A nota final do estudante no Enem leva em consideração a consistência das respostas;

Concluindo, um estudante pode acertar somente as questões com média 500, mas terá uma nota maior porque suas respostas são coerentes: ele é competente na média esperada;

Se um outro estudante acertou as questões de média 700, mas errou as de média 500, ele terá a nota reduzida por um cálculo de causalidade, pois o TRI entenderá o acerto nas questões mais difíceis como um chute.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade