PUBLICIDADE

DINO

Acessibilidade e inclusão social são temas pontuais e relevantes para o jovem cientista brasileiro

26 out 2017 - 12h25
Compartilhar
Exibir comentários

Muitos dos seiscentos trabalhos apresentados na 32ª Mostratec- Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, se destacam pelo seu teor social. É visível a preocupação dos jovens pesquisadores, em promover a inclusão social entre elas a acessibilidade aos deficientes físicos e proporcionar uma melhor qualidade de vida a essas pessoas e aos seus familiares. Esse interesse pelo outro, se reflete nos projetos desenvolvidos por estudantes brasileiros. A feira acontece em Novo Hamburgo(RS) até o dia 27 de outubro, no Centro de Eventos da FENAC. A organização é da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Foto: DINO

Para auxiliar o acesso dos cadeirantes, a partir de transportes públicos até teatros, hospitais e estádios, o aluno Eder Luiz Borges Gomes Antunes Silva desenvolveu o aplicativo Acessa+, que mostra as rotas acessíveis, utilizando a tecnologia GPS e na plataforma Android. "Eu planejo criar uma rede de colaboradores no Brasil todo para produzir mais rotas ainda", comenta o estudante do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira Cap - UERJ, do Rio de Janeiro (RJ), que teve a orientação de Leonardo Lehnemann Agostinho Martins.

Para proporcionar maior segurança aos deficientes visuais Èrika Kopsch e Augusto Henrique Prates Laurindo desenvolveram o projeto de um piso tátil, que possibilita a localização através de relevos e texturas. "Na escola em que a gente estuda há a presença um estudante com deficiência visual e nós percebemos as dificuldades que ele apresenta diariamente", conta Èrika. O piso que é feito a base de materiais recicláveis como o isopor, recolhidos semanalmente no colégio. Para a realização do trabalho, os alunos tiveram a orientação de Marina Wudtke Laurindo, da E.E.B. Professor João Romário Moreira, em Jaraguá do Sul (SC).

No âmbito dos deficientes de locomoção definitivos ou temporários, as alunas Thaise Josiane Quevedo Petry, Sueln Passano Asteggiano e Camila Castro Brum, projetaram um colete que auxilia no transporte de pessoas acamadas, através de alças de sustentação que tornam os movimentos mais ergonômicos. "A gente pretende ajudar na área da saúde cuidadores, familiares que cuidam dos pacientes em casa, que passam muito trabalho para locomover os pacientes da cama para poltronas ou para banho", destaca Camila. Para a realização do trabalho, as alunas contaram com o apoio da orientadora Juliane Araujo Rodrigues e coorientadora Fernanda Almeida Fettermann, do SENAC Uruguaiana (RS),

Ainda na questão da dificuldade de locomoção, Matheus Bender e Émerson da Costa Silva, criaram um projeto alternativo à cadeira de rodas para crianças, um dispositivo que permite que elas se locomovam no chão, ficando no mesmo plano que as demais crianças de sua idade, em momentos de recreação escolar. "Nós sabemos que existem alguns projetos que envolvem uma faixa etária acima do que nós trabalhamos, que é de 3 até 6. Existe uma necessidade nessa idade de ficar perto do solo brincando, interagindo em sociedade com as outras crianças. Sendo que, quando elas ficam um pouco maiores, que é o intuito dos outros projetos, o esperado e recomendado é elas fiquem de pé", explica Matheus, que é aluno da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha de Novo Hamburgo (RS). Para a orientação desse estudo, os alunos contaram com Fábio Ricardo de Oliveira Souza e coorientação de Fernando Galbarino e Fernanda Mariany Vieira.

A Mostratec reúne jovens cientistas entre 14 a 20 anos de idade de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Nesta edição da feira serão apresentados 670 projetos (420 da Mostratec e 250 da Mostratec Júnior), distribuídos em 13 diferentes áreas. Além do Brasil, participam estudantes de 19 países: África do Sul, Argentina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Egito, Espanha, Índia, Indonésia, Itália, Luxemburgo, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Tunísia, Turcomenistão, Turquia, Ucrânia e Uruguai. Paralelamente ocorrem a Mostratec Júnior (para estudantes do ensino fundamental), o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec - Feevale - Sesc e o Festival Maker Mostratec de Robótica.

A Mostratec acontece entre os dias 23 e 27 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo (RS). Os organizadores estimam receber público visitante de 40 mil pessoas.

Mais informações em www.mostratec.com.br.

Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira Cap - UERJ - Rio de Janeiro - RJ

Projeto: ACESA+ - Produção de Aplicação Móvel Traçadora de Rotas Acessíveis para Cadeirantes

Aluno: Eder Luiz Borges Gomes Antunes Silva

E.E.B. Professor João Romário Moreira - Jaraguá do Sul - SC

Projeto: Acessibilidade e Sustentabilidade na Escola: Produção de Piso Tátil a Partir da Reciclagem do Poliestireno Expandido

Alunos: Tassia Èrika Kopsch e Augusto Henrique Prates Laurindo

SENAC - Uruguaiana - RS

Projeto: Colete de Auxílio para Mobilização e Locomoção de Locomoção de Pacientes Acamados

Alunas: Thaise Josiane Quevedo Petry, Sueln Passano Asteggiano e Camila Castro Brum

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha - Novo Hamburgo - RS

Projeto: Sit to Play - Dispositivo Móvel de Adaptação ao Solo para Crianças Cadeirantes

Alunos: Matheus Bender e Émerson da Costa Silva

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade