PUBLICIDADE

DINO

A retomada do Turismo está começando: hotéis aos poucos voltam a ser ocupados

O coronavírus causou sérios problemas ao setor hoteleiro, mas a tendência a partir de agora é de uma reocupação.

29 jul 2020 - 21h56
Compartilhar
Exibir comentários

O setor hoteleiro tem passado pelo seu período mais crítico dos últimos anos. A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus fez com que hotéis de todos os cantos do país ficassem vazios fazendo com que trabalhadores fossem demitidos ou que recebessem férias coletivas.

O cenário é agravado ainda mais em decorrência do aumento dos casos de Covid-19 em várias regiões. Especialmente nos grandes centros urbanos, as ocupações da rede hoteleira continuam baixas.

Algumas empresas estão buscando retomar seus trabalhos, entretanto, a insegurança sanitária ainda é um obstáculo para viagens de negócios, o que torna ainda mais difícil a situação, uma vez que esse setor (negócios) deveria ser o primeiro a começar a ajudar os hotéis em uma possível recuperação.

Perspectivas e desafios para a recuperação do setor hoteleiro

Mesmo considerando as dificuldades do atual cenário, há um fator que pode ser considerado como positivo: apesar de muito cuidadosos, os investidores continuam analisando a possibilidade de novos negócios.

Apesar da revisão no cronograma dos hotéis que estão em desenvolvimento, a maioria continua com a estruturação como planejado. Entre os novos investimentos, os cuidados por parte dos investidores são um pouco maiores.

O fato é que, enquanto não for possível perceber um ritmo claro de recuperação, as oportunidades de investimento ainda serão analisadas a partir de um ponto de vista mais conservador e mais lento.

Confiança na recuperação do setor

Uma vez que o setor hoteleiro tem adotado uma série de medidas envolvendo a readequação das operações, a expectativa é que, gradativamente, haja uma recuperação da hotelaria. Não há um cenário bem desenhado sobre quando isso começará a ocorrer.

Porém, é necessário ter em mente que o Brasil é um país que está em processo de desenvolvimento e o atual cenário de crise pode contribuir para a aceleração de medidas, aprovação e implantação de projetos que tornem o ambiente econômico mais favorável para uma possível recuperação.

Vagas corporativas devem ajudar na recuperação

Como apontado, as vagas nos hotéis continuam baixas. Entretanto, as equipes comerciais e de atração tem se empenhado muito. Algumas pesquisas indicam que pode haver uma intensificação da retomada das viagens corporativas a partir de setembro de 2020.

Com isso, espera-se que, em breve, seja possível analisar com mais clareza como se dará o crescimento das ocupações dos hotéis no país. Mas vale lembrar que, para isso, é essencial que uma tendência imediata de novos casos de contágio e mortes provocadas pelo novo coronavírus apresentem uma queda em todo o território nacional.

Compensação do prejuízo

A compensação dos prejuízos é um ponto sensível, mas muito importante no que diz respeito à recuperação econômica do setor hoteleiro. Espera-se que as coisas comecem a melhorar entre o final de 2020 e o primeiro trimestre de 2021. Entretanto, não se deve esperar grandes mudanças e sim, um cenário moderado.

Preparação dos hotéis para o período imediato pós-crise

Vários grupos hoteleiros estão adotando novas medidas e uma programação específica de atuação, dentro de suas possibilidades, para os primeiros meses após o fim do isolamento e das medidas restritivas.

Nesse sentido, destacam-se os procedimentos abrangentes relacionados à segurança e a saúde, o que inclui o respeito às leis locais. Ações internas, como a redução dos serviços de bar, restaurantes e amenidades nos quartos dos hóspedes, também têm sido adotadas.

Há hotéis que têm permitido a flexibilidade das reservas, tanto existentes quanto futuras, priorizando atendimentos virtuais.

Equipes de limpeza estão passando por treinamentos seguindo as recomendações de organismos de saúde mundiais para situações como a atual. Além disso, praticamente todos estão envolvidos em novas linhas de abordagens para a proteção dos próprios funcionários.

O fato é que o setor hoteleiro tem um papel de peso na economia de várias regiões. Sua recuperação pode ser lenta e ainda incerta, mas é fundamental.

Mais informações em https://www.pacoteturismobrasil.com.br/estaria-a-reocupacao-dos-hoteis-comecando.html

Website: https://www.pacoteturismobrasil.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade