PUBLICIDADE

DINO

A Jornada da Transformação Digital das Empresas no Brasil

17 mar 2020 - 11h55
Compartilhar
Exibir comentários

Independente do ritmo de mudanças nos negócios, empresas atentas aos potenciais benefícios trazidos pela digitalização estão organizando suas jornadas de transformação.

Foto: Freepik / DINO

Mas, afinal, como ocorre esse movimento de transformação? Quais são as principais práticas utilizadas pelas empresas para serem bem-sucedidas nessa jornada? Quais são os pontos de atenção e o que esperar?

A verdade é que poucas empresas, salvo aquelas que nasceram digitais, conseguem usufruir com maestria das oportunidades trazidas pela transformação digital. Todavia, já se pode observar diferentes estratégias e casos de sucesso nessa direção.

A jornada de transformação digital se inicia com a aplicação fragmentada e desordenada de tecnologias, como iniciativa de gerentes setoriais, que veem nas tecnologias emergentes oportunidades para resolver problemas pontuais de suas operações. Muitas vezes, esse movimento é estimulado pela própria curiosidade de colaboradores ou por fornecedores trazendo soluções específicas.

Em um segundo momento, estimulado por iniciativas bem-sucedidas nas operações e pela mídia noticiando o sucesso de startups e cases de tecnologias emergentes, gera-se a conscientização nas empresas a respeito da transformação digital e seu impacto nos negócios. Nesta fase, observa-se o envolvimento da alta administração, bem como a organização de missões para conhecer ecossistemas evoluídos e startups, provas de conceito de tecnologias emergentes para demonstrar o potencial disruptivo para os negócios e benchmarkings setoriais e com empresas que estejam passando pelo processo de transformação.

A definição de uma estratégia para transformação digital e organização dos esforços é o terceiro momento da jornada. Neste, observa-se o apoio de consultorias para estruturação da abrangência e ambição com a transformação digital bem como para a definição das primeiras oportunidades digitais e grandes viabilizadores tecnológicos e organizacionais.

A partir disso, inicia-se, então, o quarto movimento da jornada, que é a implementação da estratégia em um esforço coordenado. Essa é uma fase de amplo aprendizado na qual objetiva-se provar o valor das mudanças e ajustar os modelos antes de escalar para toda a companhia.

Nesse estágio, as práticas para alavancar a transformação se intensificam, com pilotos de equipes organizadas em squads multidisciplinares e orientadas a resultado, introduzindo novos modelos de trabalho, programas de treinamento e capacitação.

Com o ganho de maturidade na criação e aplicação de soluções digitais, entra-se no quinto movimento, onde surgem novos modelos organizacionais e a diversificação de negócios. Neste momento, observa-se a intensificação da inovação alavancada pelas tecnologias digitais e novos modelos de trabalho. A empresa aprende a escalar soluções, adapta processos organizacionais, organiza-se em linhas de produtos com estruturas mais horizontais e maior empoderamento das equipes.

Essa jornada é repleta de desafios e alguns pontos não podem ser negligenciados. Antes de tomar decisões de investimentos relacionadas à transformação digital, os executivos devem pautar-se na estratégia de negócio da companhia.

Além disso, a mudança na estratégia precisa ser comprada pelas lideranças e pela força de trabalho. O envolvimento do top management é fundamental, com um discurso alinhado  entre as lideranças sobre a transformação digital e as ambições da empresa.

_________________________________________________________________________

Este conteúdo foi escrito por Murilo Maciel e Tammy Ávila, consultores da Business Consulting Brasil. 

A Bip é uma Consultoria Internacional, presente no Brasil desde 2007, que provoca e promove mudanças positivas através de projetos estratégicos e de transformação em grandes empresas com destaque para varejo, bens de consumo, serviços financeiros e telecomunicações.

Fundada em 2003, na Itália, possui mais de 2500 profissionais, com projetos em mais de 40 países e 12 escritórios nos principais países da Europa, América e Oriente Médio.

No Brasil, a Bip atua em projetos estratégicos e de transformação para grandes empresas, principalmente nos setores de Energia, Óleo e Gás, Utilities, Telecomunicações, Varejo, Bens de consumo e Agronegócios.

Tenha acesso ao texto completo no blog: https://bipbrasil.com.br/jornada-de-transformacao-digital/

Website: http://www.bipbrasil.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade