PUBLICIDADE

DINO

A Importância das empresas na conscientização do Câncer de Mama

14 out 2019 - 15h31
(atualizado em 15/10/2019 às 02h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma parceria de empresas de países diferentes - onde a American Cancer Society e a divisão farmacêutica da Imperial Chemical Industries que hoje é parte da AstraZeneca - fundaram, em outubro de 1985, O Mês Nacional de Conscientização do Câncer de Mama (NBCAM), com o objetivo de promover a mamografia como a arma mais eficaz na luta contra o câncer de mama.

Foto: Bárions Produções / DINO

Surgimento e expansão do Outubro Rosa

No ano de 1997, mais de 10 anos depois, o Mês Nacional de Conscientização do Câncer de Mama, transformou-se em uma campanha de conscientização através de uma corrida de 5k. A campanha foi tomando maiores proporções a cada ano e arrecadando dinheiro para auxiliar no tratamento de mulheres que não tem condições financeiras na comunidade Yuba-Sutter. 

Essa campanha se espalhou pelo mundo sendo identificada  por um laço rosa.

Em 2002 chegou ao Brasil através da iluminação rosa do Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera). Porém, em 2008, com a iluminação do Cristo Redentor - o maior monumento brasileiro conhecido mundialmente, é que o movimento ganhou força e chamou a atenção dentro e fora do Brasil. 

Favorecendo que em 2009 acontecesse o primeiro encontro internacional sobre rastreamento de câncer de mama com objetivo de discutir evidências para embasar a forma de trabalho contra a mortalidade por meio do câncer de mama feminino que seria adotada no Brasil. E em 2010, o INCA, inicia suas ações promovendo eventos técnicos, apresentações e debates, assim como materiais educativos para detecção precoce do câncer de mama. 

O que é o câncer de mama?

São células defeituosas que se espalham pelo corpo sem controle. As notícias boas São: 80 a 90% da incidência de câncer é devido a fatores externos  (temos como influenciar), apenas 10 a 20% são devidos a fatores genéticos ou hormonais e se detectado em fase inicial, até 95% dos casos são revertidos. Infelizmente quanto mais avançado a chance de cura é menor. 

O que fazer para diminuir as chances de ter câncer de mama?

O mayoclinic.org e o INCA, divulgaram uma lista de ações a serem realizadas para diminuir o risco de câncer de mama, mesmo em mulheres consideradas de alto risco:

Estilo de vida:

  • Diminuir o álcool;
  • Não fumar, principalmente na fase de pré-menopausa; 
  • Ser fisicamente ativa;
  • Limitar doses e duração de terapia hormonal;
  • Evitar a exposição à radiação (como a tomografia ou raio X);
  • Amamentar.

Prevenção:

  • Entre 25 e 64 anos, as mulheres devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos; 
  • Vacinar, contra o HPV, as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos;
  • Vacinar contra a hepatite B;
  • Substituir anticoncepcionais ou DIUs (hormonais) com auxílio médico;
  • Evitar exposição a agentes cancerígenos no trabalho.

Alimentação:

  • Controlar o peso (tanto com a obesidade quanto de sobrepeso) principalmente após a menopausa;
  • Manter uma dieta rica em frutas, legumes, grãos integrais, legumes e castanhas; substituir carne vermelha por peixes e manteigas por azeite de oliva extravirgem, também podem auxiliar;
  • Evitar comer carne processada;

Sobre os sintomas, autoexame e informações mais detalhadas você encontra em: barions.com.br/cancer-de-mama

Homem tem câncer de mama?

É bem mais raro que em mulheres, por não terem mamas desenvolvidas, mas vem aumentando o número de casos e o índice de morte por ser diagnosticado em estágios mais avançados, tanto por conta da raridade da doença e falta de conscientização. 

O INCA  estima 600 novos casos em 2019 e mostra que o câncer de mama no homem normalmente é devido fatores genéticos e histórico familiar, mas potencializado com o estilo de vida e alimentação, citados acima.

Como as empresas podem ajudar na prevenção?

Tanto quanto os setores de saúde, as empresas têm um papel muito importante nessa luta, sendo um local onde se passa uma grande parte do dia é importante lembrar que prevenir é parte de uma rotina.

Dados do ministério da Saúde revelaram que em 2016 houve aumento de 37% nas mamografias realizadas com relação ao ano de 2010  no corporativo, e ainda maior (64%) na faixa na faixa etária prioritária, 50 a 69 anos. "A da rede privada faz exames com mais frequência, então a chance de diagnóstico em fase inicial é maior", explica Werutsky.

Segundo a AMAT (Associação Nacional de Medicina no Trabalho) e da OMS (Organização Mundial da Saúde) a produtividade do trabalhador está relacionada com o bem-estar físico e psicológico dentro de uma empresa.

Sendo assim, empresas que possuem campanhas de conscientização de Outubro Rosa inclusos em suas programações tem contribuição na saúde tanto dos seus funcionários quanto dos familiares e amigos, na prevenção e diagnóstico desta doença, também lidam melhor no caso de diagnóstico na equipe e a após o retorno de um tratamento a valorização da experiência de forma positiva.

Durante o mês de outubro, a Bárions Produções, programou algumas ações para incentivar a prevenção e, principalmente, a divulgação da importância do autoexame em casa, já que é uma empresa com grande maioria de homens.

A proposta da empresa é mostrar que, mesmo com ações simples, a mensagem pode ser chegar os grupo de interesse. O que mais chamou a atenção dos colaboradores foi a troca da cor da camiseta. O tradicional laranja das camisetas deu espaço ao rosa, despertando o interesse para a ação. E, para que a mensagem chegue ainda mais forte às mulheres, parceiras, amigas, companheiras, mães - cartazes interativos foram distribuídos pela empresa.

Até o final do mês, outras iniciativas serão realizadas. A distribuição de cartilhas e brindes relacionados ao tema estão programados, além da atualização dos cartazes.

Para conhecer mais sobre a data e outras ações corporativas, acesse o artigo completo em https://www.barions.com.br/a-importancia-das-empresas-no-cancer-de-mama.

É importante ressaltar, portanto, que as ações de prevenção não devem se limitar a um único mês. Empresas possuem um papel fundamental na orientação de seus colaboradores, tanto para o câncer de mama quanto para demais doenças, principalmente aquelas desenvolvidas em locais de trabalho.

Website: https://www.barions.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade