PUBLICIDADE

A importância da integração de marketing

Qual é a melhor ferramenta de marketing? Usar uma só ou todas elas? Entender as possibilidades e como conciliá-las é o melhor caminho

7 nov 2018 - 10h15
Compartilhar
Exibir comentários

O desafio de definir uma estratégia certeira para as campanhas de marketing não pode ser subestimado. Afinal, o marketing é o responsável pela maneira como uma marca ou empresa é vista pelo seu público. Ainda que ofereça os melhores produtos e serviços de um determinado segmento, uma marca sem uma estratégia de marketing apropriada estará sempre fadada ao fracasso.

Foto: DINO / DINO

O relatório The CMO Survey - Highlights and Insights, que ouviu milhares de grandes empresas americanas a respeito de seus investimentos em marketing, revelou estatísticas importantes sobre o direcionamento de recursos para esses fins. De acordo com o estudo, as empresas pesquisadas empregam, em média, 11,4% dos orçamentos gerais da organização nas ferramentas de marketing. As porcentagens variam de acordo com os setores: educação e serviços de consumo, por exemplo, destinam, respectivamente, 18,5% e 17,4% de seus orçamentos para o marketing.

O que levar em consideração ao investir em marketing?

Antes de definir quanto investir em marketing, o mais importante é decidir como e em quê. Isso porque, ainda que a empresa esteja com um caixa bastante positivo, um investimento mal direcionado é desperdício de verbas. O primeiro fator de decisão deve ser sempre o planejamento, visto que sem objetivos bem definidos e metas possíveis de serem alcançadas, não há estratégia de marketing no mundo que possa funcionar.

O segundo fator é o entendimento de quem é o público-alvo. Cada segmento do público consumidor tem hábitos e costumes diferentes. Uma campanha de marketing precisa compreender essas peculiaridades e estar focada no segmento de seu interesse. As ferramentas de marketing, portanto, podem e devem ser variáveis para se encaixar em cada possibilidade.

Se a campanha tem o objetivo de atrair o público jovem universitário, por exemplo, o investimento de uma mídia muito tradicional, como a publicidade na televisão, terá um retorno mais baixo. Nas redes sociais, como o Instagram, entretanto, as probabilidades são melhores.

Quando o propósito é dialogar com um público mais velho, ou ainda da terceira idade, a aposta vai para o Facebook. "O investimento em marketing exige cuidados, mas traz retornos muito positivos. Um dos atributos necessários para uma estratégia certeira é enxergar além do óbvio. Muitas campanhas ainda são apegadas às velhas fórmulas e métodos únicos. A palavra de ordem para o marketing da atualidade é integração", afirma Roberto Eskenazi, sócio da Gráfica Online Eskenazi (www.lojagraficaeskenazi.com.br).

Qual o propósito da integração de marketing?

Falar a mesma língua em todas as formas de comunicação de uma marca. Ao integrar diferentes estratégias de marketing com o mesmo objetivo, uma empresa mostra unidade em seu comportamento de mercado e isso reflete em credibilidade e boa reputação junto aos seus clientes. Uma das tendências mais assertivas nesse sentido é a integração do marketing impresso com o marketing digital.

Embora o marketing digital tenha crescido exponencialmente nos últimos anos, ele não veio para substituir o impresso, mas para agregar o seu valor e somá-lo aos atributos mais tradicionais. Muitas empresas e profissionais, por exemplo, têm projetado suas marcas com soluções simples, como cartões de visita com QR codes. Algumas soluções mais elaboradas como a impressão de jornais , impressão de revistas e a impressão de catálogos com conteúdo exclusivo ou promocional online também têm sido uma forma de encantar os clientes mais exigentes.

Como em qualquer estratégia de marketing tratada individualmente, também não existe fórmula mágica para a integração de marketing. O melhor caminho, entretanto, é sempre avaliar as possibilidades e fazer combinações inteligentes, que demonstrem o dinamismo da marca, sua aptidão para atrair o público e sua eficácia diante da conversão em vendas.

Saiba mais sobre a Gráfica Online Eskenazi

A Gráfica Online Eskenazi há mais de 60 anos tem uma atuação marcante no cenário do mercado gráfico brasileiro. Atenta às soluções mais compatíveis com as tendências do mercado e com as necessidades de seus clientes, a gráfica online disponibiliza seus produtos e serviços através da loja online com frete gratuito para todo o Brasil.

Com garantia da melhor qualidade em produtos, a Eskenazi disponibiliza ainda um kit de amostras gratuitas para que seus clientes conheçam o material antes de tomar suas decisões. Site: www.lojagraficaeskenazi.com.br.

Website: https://www.lojagraficaeskenazi.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade