PUBLICIDADE

A Economia Criativa de Salvador, Seabra e Irecê mostra sua força em festival de inovação

1 out 2018 - 17h01
(atualizado às 17h25)
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil está na rabeira de diversos indicadores que medem o grau de desenvolvimento dos países. No caso do Índice de Acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (ITICs) não é diferente. Com 51,2% dos brasileiros conectados à internet e com acesso a computador de uso pessoal, telefone fixo ou celular, aparecemos na 72ª posição no quesito inclusão digital, de um total de 150 países. Apesar de o estudo ter sido realizado em 2016, pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com a Fundação Telefônica, ele se mostra muito atual. O que é bastante preocupante, pois a fatia dos alijados do mundo digital e das inovações tecnológicas são os brasileiros mais pobres, contingente no qual os afro-brasileiros ainda são a quase totalidade.

Foto: Divulgação / DINO

As implicações da exclusão digital incluem a perda da competitividade no universo da educação e no mundo do trabalho, o que colabora para ampliar o fosso entre pobres e ricos. Contudo, existem inúmeras iniciativas de cunho social e empresarial que têm procurado quebrar este ciclo de exclusão. Algumas delas serão apresentadas durante a Ocupação Afro.Futurista que, na sua segunda edição acontece entre os dias 9 e 20 de outubro, em três cidades baianas: Salvador, Seabra e Irecê. O mote do evento é "Wakanda é a Bahia", numa alusão à cidade high-tech retratada no blockbuster Pantera Negra.

"A tecnologia é a nova fronteira do desenvolvimento humano e econômico e a comunidade afro-brasileira, apesar de nem sempre ocupar um lugar de destaque neste palco, nunca deixou de inovar. É isso que nos motiva a realizar este evento", destaca Paulo Rogério Nunes, cofundador da Holding Social Vale do Dendê e CEO da Aceleradora Vale do Dendê.

A Ocupação nasceu em 2017, como fruto da parceria entre a Holding Social Vale do Dendê e o Instituto Mídia Étnica (IME), organizações sociais focadas no desenvolvimento do protagonismo dos afro-brasileiros na educação, na cultura e nos negócios. A Ocupação nasceu em 2017, como fruto da parceria entre a Holding Social Vale do Dendê e o Instituto Mídia Étnica (IME), organizações sociais focadas no desenvolvimento do protagonismo dos afro-brasileiros na educação, na cultura e nos negócios. "Essa segunda edição da Ocupação vem para comprovar a relação positiva dos negros com a tecnologia. Dando continuidade à ideia de pioneirismo que o Instituto vem realizando desde a sua fundação", ressalta Luciane Neves, diretora-executiva do IME.

Para esta edição, os organizadores mantiveram a fórmula bem-sucedida de mesclar workshops, palestras e shows de artistas da nova cena baiana, além de convidados de fora do Estado. Para facilitar no processo de aproximação com o público (afinal, transitam diariamente cerca de 500 mil pessoas pela Estação Nova Lapa, em Salvador) foram incluídas atrações baseadas em games e em Realidade Virtual (VR). Todas gratuitas. A tecnologia também terá reforçada sua função como agente de transformação social, por meio da realização de edições da Maratona de Tecnologia e Inovação Afro.Futurista, focadas na solução de demandas importantes para os moradores de cada cidade.

Os soteropolitanos, no entanto, contarão com uma atração a mais: a feira maker, destinada a mostrar o trabalho de empreendedores inovadores, de diversos segmentos. Este recorte dialoga com outro eixo da Holding Social Vale do Dendê, cujo portfólio inclui o Espaço de Inovação e a Aceleradora Vale do Dendê, todos eles baseados no Shopping da Bahia.

"Pelo fato de a Ocupação funcionar como uma vitrine, decidimos abrir espaço para os empreendedores de nosso ecossistema e alguns convidados, que vivem e trabalham nas periferias de Salvador", explica Ítala Herta, cofundadora da Holding Vale do Dendê e diretora-superintendente da Aceleradora Vale do Dendê.

Por sua vez, Helio Santos, cofundador da Holding Vale do Dendê e expoente nos temas diversidade e inclusão econômica, destaca que a Ocupação chega num momento importante vivido pelo Brasil. Especialmente no que se refere ao processo de geração de trabalho e renda. Para ele, a tecnologia pode ser um grande aliado na viabilização de negócios baseados em valores e competências locais, além das inciativas focadas em grupos específicos, como o Black Money - filosofia de produção e consumo nascida nos Estados Unidos. "As taxas de desemprego e de desalento (quando o trabalhador desiste de procurar emprego) são mais elevadas entre os afro-brasileiros. Para muitos dos que compõem este contingente a saída está no empreendedorismo", destaca.

Conheça um pouco mais sobre a Ocupação Afro.Futurista e seus organizadores.

SERVIÇO:

Ocupação Afro.Futurista - Ano II

Período: de 9 a 20 de outubro

Locais: Salvador (Estação Nova Lapa, de 9 a 11 de outubro), Seabra (Campus da Uneb, nos dias 15 e 16) e Irecê (Campus do IFBA, nos dias 19 e 20)

Realização: Holding Social Vale do Dendê e Instituto Mídia Étnica (IME)

Apoio Institucional: Comnaction - Inteligência Social, portal Correio Nagô e portal 1 Papo Reto

Apoio Financeiro: Sepromi-BA

Todas as atrações são gratuitas

Maiores informações: http://www.valedodende.org/ocupacao/

Confira os vídeos da edição 2017: http://www.valedodende.org/2017/08/15/ocupacao-com-tecnologia-empreendedorismo-e-muita-cultura/

HOLDING SOCIAL VALE DO DENDÊ

Lançada em novembro de 2016, a empresa social comanda a Aceleradora Vale do Dendê, o Espaço de Inovação Vale do Dendê e a Vale Consulting, todos estes negócios estão instalados em sua sede pop-up no Shopping da Bahia.

Maiores detalhes sobre o projeto, eventos, iniciativas e programação podem ser conferidos em nossas redes sociais:

www.valedodende.org

Instagram: @valedodende

Facebook: @valedodende

http://www.valedodende.org/ocupacao/

Instagram: @ocupacaoafro

Facebook: @ocupacaoafrofuturista

INSTITUTO MÍDIA ÉTNICA (IME)

Criado em Salvador (BA), em outubro de 2005, o Instituto de Mídia Étnica (IME) é uma organização da sociedade civil que realiza projetos para assegurar o direito humano à comunicação e o uso das ferramentas tecnológicas pelos grupos socialmente excluídos, especialmente a comunidade afro-brasileira. Todos os nossos projetos e ações estão disponíveis em nossas redes sociais:

www.midiaetnica.com.br

Instagram: @midiaetnica

Facebook: @institutomidiaetnica

Website: http://www.valedodende.org/ocupacao/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade