PUBLICIDADE

6º Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB) abre inscrições para músicos

Tendo como homenageados Ernani Aguiar e Guinga, FMCB está com inscrições abertas

9 nov 2018 - 16h42
(atualizado em 10/11/2018 às 10h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB) é um encontro internacional de estudiosos da música brasileira, no qual dois compositores contemporâneos consagrados são homenageados a cada edição.

Foto: DINO / DINO

Desde sua primeira edição, em 2014, o FMCB se destaca no panorama musical brasileiro por apresentar diversas características pioneiras. Une pesquisa à performance, conta com a presença dos compositores homenageados durante todo o evento e oferece uma oportunidade única de interação entre artistas, compositores, pesquisadores e público em geral.

Ao longo das suas cinco primeiras edições, o FMCB já homenageou 10 compositores brasileiros, oferecendo uma visão global da vida e obra dos contemplados através de recitais, mesas-redondas, comunicações orais e apresentações artísticas. Entre os homenageados podemos destacar compositores de renome como Egberto Gismonti, Villani-Côrtes, Marisa Rezende e Hermeto Pascoal.

6º FMCB

Em sua sexta edição, que acontecerá em março de 2019, os homenageados serão Ernani Aguiar e Guinga. O projeto foi aprovado pelo Proac e pela Lei Rouanet e está em fase de captação de recursos via Incentiv, uma plataforma pioneira que aproxima projetos de possíveis patrocinadores.

O evento acontecerá em Campinas, SP, e terá cinco dias de programação gratuita. Contará com Mostra Musical no Centro Infantil Boldrini; Abertura e Bate-papo com os compositores homenageados; Homenagens ao compositor Comunicações orais e Apresentações Artísticas e Concerto de encerramento com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

QUEM É ERNANI AGUIAR?

Compositor, regente, professor e pesquisador, Ernani Aguiar é celebrado como uma das mais importantes personalidades da música erudita no Brasil.

Desde 1987, é professor de regência da Escola de Música da UFRJ e do Instituto Villa-Lobos da Universidade do Rio de Janeiro. Também ministra cursos de regência no Brasil e no exterior.

Em 1993, foi eleito para a Academia Brasileira de Música, sodalício máximo da arte musical no país, onde ocupa a Cadeira no. 4, cujo patrono é o compositor Lobo de Mesquita.

Escreveu obras para coro "a capela", orquestra, coro e orquestra, voz e acompanhamento, para instrumentos "solo" e em grupos diversos. Suas composições já ganharam dezenas de gravações, está sempre presente em programas de concertos no Brasil e no exterior, e sua discografia continua em expansão.

No ano 2000, recebeu o prêmio "Açorianos" de música, pelo CD Novenas, com o Coral Porto Alegre, solistas e orquestra, com obras inéditas de José Maurício.

QUEM É GUINGA?

Carlos Althier de Sousa Lemos Escobar, mais conhecido como Guinga, é um compositor e violonista brasileiro. Profissionalmente, atuou como violonista com vários artistas renomados como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, João Nogueira e Cartola.

Teve várias de suas músicas gravadas por Elis Regina, Cauby Peixoto, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Chico Buarque, Ivan Lins, Leila Pinheiro e Ronnie Von. Como parceiros estão Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc e Chico Buarque.

Guinga tem dez discos gravados, todos bem recebidos pela crítica especializada. O seu disco "Cheios de Dedos", recebeu prêmio Sharp como melhor disco instrumental de 1996. Em 2002, sua biografia, "Guinga, os mais belos acordes do subúrbio", escrita pelo jornalista Mário Marques foi publicado pela Editora Gryphus. Em 2003, a mesma editora lançou o songbook "A Música de Guinga", com partituras de grande parte da obra do autor.Carlos Althier de Sousa Lemos Escobar, mais conhecido como Guinga, é um compositor e violonista brasileiro. Profissionalmente, atuou como violonista com vários artistas renomados como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, João Nogueira e Cartola.

OPORTUNIDADE PARA MÚSICOS PROFISSIONAIS

Todos os anos são abertas inscrições para que músicos e pesquisadores de todo o Brasil e até mesmo de outros países possam participar do FMCB - Festival de Música Contemporânea Brasileira.

Interessados podem submeter propostas para participar realizando apresentações artísticas, comunicações orais ou recitais-palestras.

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE AS INSCRIÇÕES

- Todas as propostas devem ter como assunto principal ou apresentar vínculo ao tema "Vida e obra de Ernani Aguiar e Guinga".

- Serão aceitas inscrições nas categorias de Comunicação Oral, Apresentação Artística Recital e Apresentação Artística Recital-palestra.

- As propostas poderão ser submetidas individualmente ou por grupos.

- O período de inscrição encerra-se em 20 de novembro de 2018.

- Os trabalhos selecionados concorrem a premiação em dinheiro.

- O VI FMCB acontecerá em Campinas SP, de 26 a 30 de março de 2019.

Mais informações: www.fmcb.com.br/inscricoes

Website: http://www.fmcb.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade