PUBLICIDADE

DINO

5 mitos e verdades sobre emagrecimento saudável

Endocrinologista Guilherme Renke dá dicas de como potencializar a perda de peso com saúde nesse verão

13 fev 2020 - 12h47
Compartilhar
Exibir comentários

O verão é a época do ano na qual costumam aparecer as famosas dietas de emergência. E é aí que mora o perigo para a saúde, já que medidas radicais podem interferir no funcionamento do organismo e até mesmo provocar o terrível efeito sanfona. "Dietas restritivas, feitas sem o acompanhamento de um médico ou nutricionista, podem trazer consequências graves, como os transtornos alimentares. Além disso, ainda aumentam o risco de sarcopenia, que ocorre quando há perda de massa muscular com prejuízo metabólico para o paciente", explica Guilherme Renke, endocrinologista, médico do esporte e consultor da Via Farma, empresa farmacêutica do ramo magistral.

Foto: Divulgação/Via Farma / DINO

Mas, se o objetivo for mesmo emagrecer com mais rapidez, o segredo é procurar orientação médica. "Além da indicação de uma dieta adequada, é possível potencializar o emagrecimento com a indicação de ativos naturais manipulados de acordo com a necessidade de cada paciente. A vantagem dessas opções é que os efeitos colaterais são baixos ou até inexistentes", pontua. É essencial optar pelas fórmulas com eficácia comprovada em estudos - daí a importância dessa escolha ser feita junto de um médico ou nutricionista. "Além disso, é essencial que o paciente aumente a frequência de exercícios na semana, seguindo uma dieta adequada e diminuindo o consumo de álcool e açúcar", completa o especialista.

Para ajudar na missão de emagrecer de forma efetiva - e o mais importante, com saúde - o especialista falou sobre alguns mitos e verdades que cercam o assunto. Vale conferir:

Extratos naturais ajudam a emagrecer

Verdade. A fitoterapia tem ganhado cada vez mais espaço no tratamento do sobrepeso e da obesidade. Isso porque muitos pacientes querem evitar o uso de medicamentos controlados e alguns não possuem critérios para o uso de certos fármacos. Por isso, vale falar com o médico ou nutricionista sobre as opções naturais disponíveis atualmente. Algumas fórmulas manipuladas, como a combinação entre oliva, hortelã selvagem, sementes de cominho e manto de senhora, que compõem o FourSlim, são alternativas naturais e altamente eficazes, com ação comprovada por estudos científicos. Encontrado em farmácias de manipulação, o produto é fornecido pela Via Farma, empresa magistral que conta com certificados de qualidade da Anvisa e do FDA, órgão regulador norteamericano. 

Existe um peso ideal para cada pessoa

Mito. O peso mostrado na balança convencional não é tudo o que importa para a saúde. Imagine que, aos 20 anos, um indivíduo tenha 50kg, com uma boa massa muscular e baixo percentual de gordura. Mas, se essa mesma pessoa chegar aos 40 anos com os mesmos 50kg, compostos por alto percentual de gordura e pouca massa muscular, sua chance de desenvolver síndromes metabólicas e resistência à insulina será aumentada. No fim das contas, o que mais importa não é o peso, mas sim a composição corporal, que é a proporção entre gordura e massa magra no organismo.

Emagrecer e perder peso significam a mesma coisa

Mito. Ao contrário do que muitos acreditam, há uma diferença entre os dois conceitos. Perder peso quer dizer "diminuir o número na balança", independente da proporção de gordura e massa magra que foi perdida. Já o emagrecimento vai além disso: é a redução da gordura corporal com mínimas alterações no volume de massa muscular. Quanto mais massa magra no organismo, maior é o gasto calórico em repouso e mais rápida também será a queima de gordura.

Exercício físico dá fome

Mito. Existe o boato de que fazer atividade física aumenta o apetite, o que dificultaria o emagrecimento. Mas isso não tem fundamento - o exercício é sim uma abordagem segura e bem-sucedida para a mudança da composição corporal, especialmente a musculação. Estudos mostram, inclusive, que além de queimar calorias, a atividade física até ajuda a controlar a fome.

Água ajuda a emagrecer

Verdade. Um corpo mais hidratado tem um metabolismo mais eficiente, o que favorece o processo de emagrecimento. Além disso, uma boa ingestão de água também previne a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço responsável por medidas a mais. A necessidade diária de água varia de pessoa para pessoa, dependendo das características do organismo e da rotina de exercícios.

Sobre o FourSlim

FourSlim é uma combinação de extratos 100% naturais, que agem sinergicamente na inibição do apetite e na queima de gordura. Sua fórmula conta com ativos derivados das folhas do manto de senhora, oliva, hortelã selvagem e sementes de cominho. Estudo clínicos conduzidos com mais de 30 voluntários mostraram a diminuição da fome e da compulsão por doces, melhora no trânsito intestinal e a perda de 0,5kg a 1kg de gordura por semana. FourSlim pode ser encontrado em farmácias de manipulação. FourSlim é distribuído pela Via Farma, empresa magistral que conta com a certificação BPDF, da Anvisa e do FDA, órgão regulador norteamericano. 

Sobre a Via Farma

A Via Farma é uma das maiores empresas farmacêuticas magistrais do Brasil. Com sede em São Paulo, a empresa fornece matérias-primas para farmácias de manipulação em todo o país, além de soluções completas para o mercado magistral, com foco no desenvolvimento de produtos inovadores para o segmento de nutrição esportiva e vitalidade. Desde 2012, a empresa faz parte do Grupo Fagron, multinacional holandesa e líder global no fornecimento de medicamentos farmacêuticos personalizados para hospitais e farmácias em mais de 35 países e cinco continentes.

Website: https://viafarmanet.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade