PUBLICIDADE

DINO

3 formas de utilizar a tecnologia a favor dos resultados de um negócio

Com a evolução do mundo digital já é possível transformar um negócio tradicional em uma empresa moderna e economicamente eficiente.

7 jul 2017 - 14h19
Compartilhar
Exibir comentários

A internet vem se desenvolvendo a passos largos nos últimos anos. O mundo digital tem alcançado cada vez mais pessoas e coloca à disposição ferramentas fundamentais para a evolução dos negócios e empresas.

Foto: DINO

O potencial dessas ferramentas é enorme frente aos seus custos cada dia menores. Há muitas delas que podem ser utilizadas de maneira gratuita ou a preços irrisórios. Nesse artigo abordaremos três recomendações dadas pelo empresário Gustavo Garcia, fundador do meuBiZ, empresa especializada na compra e venda de negócios .

De acordo com Gustavo, o principal potencial da internet para as empresas é transformar um negócio local em global, reduzindo intermediários e quebrando as barreiras da distância. "Por meio da internet, um empreendimento localizado em uma pequena comunidade rural pode vender para um consumidor localizando em uma grande cidade do país e, até mesmo, no exterior".

E nem mesmo os setores altamente especializados escapam desse potencial. Atualmente, alguns serviços como laudos médicos podem ser realizados em países diferentes do local onde o exame ocorreu, reduzindo custos financeiros para o paciente e para o sistema de saúde de um país.

Existem outros exemplos de sucesso e muitas ferramentas que possibilitam esse tipo de relação direta e sem barreiras entre produtor e consumidor. As ferramentas mais comuns, nesse caso, são as lojas virtuais e os marketplaces, que são sites que possibilitam o encontro entre vendedor e comprador. "A minha própria empresa também foi criada com esse intuito, visando ser um site onde um empresário de São Paulo possa vender a empresa para alguém de Porto Alegre, ou de qualquer cidade do Brasil".

A segunda forma de utilizar a tecnologia a favor de um negócio é reduzir espaços. Atualmente, boa parte dos trabalhos pode ser realizada de maneira remota, chamado também de home office. Esse termo em inglês nada mais é do que realizar o trabalho diretamente de casa, sem a necessidade de se deslocar até um escritório ou outro tipo de local.

Com isso, boa parte dos negócios que precisavam de um local para se instalarem, optam por trabalharem de maneira remota e, quando necessário, alugar um espaço temporário e um serviço de correspondência em um co-working, como são chamados os escritórios compartilhados. De acordo com Gustavo, "esse tipo de organização traz mobilidade e economia para que pequenos negócios prosperem e possam competir com muito mais adaptabilidade frente às grandes empresas. E isso é fantástico".

A terceira forma de aproveitar a tecnologia da melhor forma é otimizando processos internos do negócio. Por meio de aplicativos e softwares online é possível abolir papéis, impressoras e armários para arquivo. Para que isso seja feito, a melhoria dos processos deve ocorrer desde as simples trocas de informações entre colaboradores, hoje já suprida pelo e-mail, até o arquivamento de documentos, o pagamento de contas, o envio de notas fiscais para a contabilidade, a gestão bancária, e a assinatura de contratos.

Com o advento das famosas startups, como são chamadas as empresas tecnológicas em fase emergente, já é possível armazenar arquivos em nuvem, contratar serviço online de contabilidade, pagar contas e fazer transações utilizando o site ou aplicativo dos bancos. "O potencial de economia de tempo e de recursos é enorme e pode melhorar a eficiência de um negócio e fazer a diferença nos resultados financeiros da empresa", afirma Gustavo.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade