PUBLICIDADE

Desentupimento: variação de preços pode chegar a 600% em SP

Ricardo Webr, diretor da Desentupimento SP, explica os principais motivos responsáveis pela variação no preço de serviços de entupimento em empresas da capital paulista

3 mar 2023 - 13h16
Compartilhar
Exibir comentários

Quando ocorre o entupimento de sistemas hidráulicos, todo o funcionamento de uma empresa, assim como a dinâmica de uma residência, pode ser prejudicado. É nesse momento que, na maior parte das vezes, o consumidor entra em contato com as desentupidoras mais próximas a fim de pedir orçamentos - e se surpreende com a variação dos preços. Afinal, por que os preços do serviço de desentupimento variam tanto?

Foto: DINO / DINO

Ricardo Webr, diretor da Desentupimento SP, empresa que fornece soluções para serviços de desentupimento em São Paulo (SP), destaca que a demanda por serviços de uma desentupidora é alta."De acordo com um levantamento feito pela Abralimp (Associação Brasileira de Mercado de Limpeza Profissional), de 2010 a 2019, o mercado apresentou uma média de crescimento entre 1% a 6% por ano", reporta.

Para suprir esse aumento, muitas empresas de desentupimento surgiram ao longo dos anos, acrescenta Webr. Inclusive, algumas companhias de seguro também vêm oferecendo o serviço aos clientes. "A alta demanda por serviços fez aumentar a concorrência nesse mercado, tornando natural a variação de valores de uma empresa para a outra", explica.

O especialista acrescenta que o custo do serviço de desentupimento varia de acordo com fatores como a localização do entupimento, o tempo do encanador e os equipamentos necessários para realizar o serviço, além da extensão do entupimento em si.

"Devido a capacidade operacional de cada empresa, essa variação pode ultrapassar os 600% de diferença nos preços", afirma. Ele resume os quatro principais motivos que podem levar à alta variação no preço de serviços de entupimento nos tópicos a seguir: 

  1. O nível de experiência e capacidade técnica da equipe desentupidora para resolver problemas;
  2. O nível de utilização de maquinário moderno e eficiente que reduz o tempo do serviço;
  3. O fato de que algumas empresas cobram por metro (a distância do bloqueio até o ralo);
  4. O nível de proximidade física entre a desentupidora e o cliente (de acordo com a necessidade do transporte de maquinários).

Como encontrar serviços de qualidade a preço justo?

Webr observa que grande parte das desentupidoras de São Paulo exige uma inspeção no local para fornecer uma estimativa de preço. Com isso, é comum que muitas delas definam preços acima da média considerando a urgência e o bairro onde o serviço deve ser feito.

Apesar disso, segundo ele, a simplicidade e transparência dos orçamentos é um fator-chave para garantir uma pesquisa de mercado eficiente entre desentupidoras licenciadas, seguras e responsáveis que seguem as boas práticas da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

"Realizar uma pesquisa de mercado, em busca de bons preços e serviços qualificados pode ser desafiador, sobretudo considerando que, para realizar uma pesquisa eficiente, é necessário que, além do preço, o licenciamento e a capacidade operacional da empresa estejam disponíveis", afirma. "Apesar disso, e da urgência na realização do serviço, fazer uma escolha informada será sempre o melhor caminho", ressalta Webr.

O diretor da Desentupimento SP destaca que, mesmo com as pesquisas in loco, é preciso incluir essas plataformas especializadas de pesquisa no processo de busca por orçamentos de serviços: "Além de acelerar a escolha da empresa, é possível, por meio delas, obter instruções que facilitam a realização de desentupimentos superficiais e pequenos reparos em sistemas hidráulicos, o que dispensa a necessidade de efetivar a contratação de uma desentupidora".

O segmento nacional de serviços, do qual as empresas de desentupimento fazem parte, compõem o principal setor do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, respondendo por cerca de 70% da economia no país. É também um dos setores que mais evoluiu nos últimos anos. Só no segundo trimestre de 2022, o setor de serviços cresceu 1,3% no Brasil.

Para mais informações, basta acessar: https://desentupimentosp.com/

Website: https://desentupimentosp.com/https://desentupimentosp.com/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade