PUBLICIDADE

Curdos oferecem mobilização conjunta na fronteira enquanto Iraque ameaça mais operações militares

2 nov 2017 - 12h33
Compartilhar
Exibir comentários

A região curda do Iraque informou nesta quinta-feira que ofereceu aos iraquianos uma mobilização conjunta em uma passagem de fronteira com a Turquia considerada estratégica, incluindo a participação de forças internacionais lideradas pelos Estados Unidos, como parte de uma concessão visando encerrar um impasse com Bagdá.

A oferta foi revelada horas depois de as Forças Armadas do Iraque ameaçarem retomar operações militares contra os curdos, acusando-os de retardar a cessão dos controle das fronteiras e de tirar proveito das negociações para reforçar suas defesas.

O governo central iraquiano vem reprimindo os curdos com força desde que o governo da região autônoma realizou um referendo de independência em 25 de setembro que Bagdá considerou ilegal.

Forças do governo central tomaram rapidamente porções do território de domínio curdo no mês passado e exigiram o controle de todos os postos de verificação de fronteira, inclusive na fronteira turca, que é controlada pelos curdos desde a época de Saddam Hussein.

Durante a semana passada os curdos tentaram desarmar a crise com negociações. O departamento de defesa curdo disse que a oferta de controle conjunto da fronteira é parte da proposta de "apaziguamento" feita a Bagdá no dia 31 de outubro.

    Outros pontos são um cessar-fogo em todas as frentes, a cooperação contínua na luta contra o Estado Islâmico e mobilizações conjuntas nos territórios em disputa reivindicados tanto por curdos quanto pelo governo do Iraque.

    O Governo Regional do Curdistão "continua a saudar uma trégua permanente em todas as frentes, o apaziguamento e o início de um diálogo político" com Bagdá, disse o comunicado curdo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade