PUBLICIDADE

Críticos de Erdogan dizem que exigência por expulsões de diplomatas é distração dos problemas econômicos da Turquia

24 out 2021 - 13h59
Compartilhar
Exibir comentários

Adversários políticos do presidente turco, Tayyip Erdogan, afirmaram que sua cobrança para expulsar embaixadores de dez aliados ocidentais foi uma tentativa de criar uma distração às dificuldades econômicas do país, e diplomatas acreditam que as expulsões ainda podem ser evitadas.

No sábado, Erdogan afirmou que havia ordenado que os enviados fossem declarados "persona non grata" por buscarem a libertação do filantropo Osman Kavala da prisão. O Ministério das Relações Exteriores ainda não executou a instrução do presidente, que abriria o maior racha com o Ocidente nos 19 anos de Erdogan no poder.

A crise diplomática coincide com preocupações de investidores sobre a queda da lira ao seu nível mais baixo já visto, após o banco central, pressionado por Erdogan para estimular a economia, ter cortado inesperadamente as taxas de juro em 200 pontos-base na semana passada.

Kemal Kilicdaroglu, líder do principal partido de oposição CHP, afirmou que Erdogan estava "rapidamente arrastando o país a um precipício".

"O motivo por trás dessas medidas não é proteger os interesses nacionais, mas criar razões artificiais por ter arruinado a economia", disse no Twitter.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade