PUBLICIDADE

Coronavírus

Vacinação contra covid: veja calendário atualizado em SP, Rio, Brasília, BH e outras 16 cidades

Saiba também quem pode fazer agendamento ou receber a vacina hoje contra o coronavírus em Curitiba, Campinas, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Recife, Santo André, Goiânia, Osasco, Florianópolis, Campo Grande, Manaus, Betim, Belém, Natal e São José dos Campos

12 abr 2021 - 00h11
(atualizado em 22/11/2021 às 00h34)
Compartilhar
Exibir comentários

SÃO PAULO - A campanha de vacinação no Brasil contra a covid-19 começou em 18 de janeiro de 2021. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) orienta que as vacinas sejam disponibilizadas por faixa etária com intervalos de cinco anos. No entanto, Estados e municípios podem definir o cronograma, com agendamento ou não para que a vacina seja dada, conforme a disponibilidade de doses.

Segundo o PNI, os primeiros a receber as vacinas foram os profissionais de saúde da linha de frente do combate à covid-19, idosos com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, que vivem em residências inclusivas, e indígenas aldeados. Atualmente, as pessoas com comorbidades e a população adulta estão sendo vacinadas no Brasil. Veja aqui a lista de comorbidades.

Na noite de 10 de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata do uso da vacina contra covid-19 de Oxford/Astrazeneca em gestantes. Confira aqui a nota. Com a suspensão, essas mulheres estão sendo vacinadas com a Coronavac e com o imunizante da Pfizer nas cidades onde as doses estão disponíveis. para entender mais.

O Ministério da Saúde recomenda que gestantes e puérperas que já tomaram a primeira dose da vacina de Oxford/AstraZeneca devem receber a segunda dose da Pfizer. Se o imunizante não estiver disponível, foi autorizado que a mulher receba a Coronavac. A orientação foi dada no dia 25 de julho.

Atualmente, além da Coronavac, imunizante do laboratório chinês Sinovac fabricada em parceria com o Instituto Butantan, a vacina Oxford/AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca e que, no Brasil, é produzida em parceria com Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também está sendo aplicada na população. A ComiRNAty, vacina da Pfizer/BioNTech, foi a terceira a ser utilizada no País. O primeiro lote com um milhão de doses chegou em 29 de abril. O imunizante começou a ser distribuído para as cidades no dia seguinte.

Quarto imunizante a começar a ser aplicado no Brasil, o primeiro lote da vacina da Janssen contra a covid-19 chegou na manhã de 22 de junho, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Nesta remessa, que atrasou uma semana após a suspensão do envio de 3 milhões de doses, veio a metade das doses previstas do imunizante da farmacêutica da Johnson & Johnson, totalizando 1,5 milhão de doses. Diferentemente das outras vacinas, o imunizante é administrado em dose única. Seu uso emergencial foi aprovado pela Anvisa em 31 de março. Vacina de vetor viral, não deve ser administrada em gestantes e puérperas.

O município de São Caetano, na Grande São Paulo, foi a primeira cidade do Estado paulista a disponibilizar o imunizante da farmacêutica. A capital recebeu 114 mil doses da vacina no fim de junho e destinou 14 mil para a população de rua com mais de 18 anos.

Confira calendário atualizado em 20 cidades brasileiras:

Vacinação contra covid em São Paulo | 22/11/21

Iniciada em 19 de janeiro deste ano, a campanha de vacinação contra covid-19 na cidade de São Paulo é direcionada para grupos prioritários em diferentes etapas. Diferentemente de outros municípios paulistas, na capital não é necessário agendamento para tomar a vacina, desde que a pessoa esteja dentro do grupo a receber a imunização.

A capital paulista já utiliza o imunizante da Pfizer/BioNTech, além das vacinas Coronavac e Oxford/Astrazeneca. A segunda dose deve ser administrada com a mesma vacina tomada na primeira dose, com exceção das gestantes e puérperas que receberam a primeira dose da AstraZeneca. A cidade também recebeu 114 mil doses da vacina da Janssen no fim de junho. Dessas, 14 mil foram destinadas a moradores de rua.

Desde 28 de maio, quem tomar a primeira dose da vacina deve apresentar comprovante de residência do município de São Paulo.

Em 15 de junho, foi iniciada a vacinação por faixa etária de forma escalonada. A Prefeitura orienta que a pessoa vá ao posto de vacinação no dia indicado para sua idade ou no dia marcado para a repescagem da sua faixa etária.

A capital segue com a campnah de megavacinação do Ministério da Saúde e mantém a dose de reforço da covid disponível para todos aqueles acima de 18 anos, vacinados há cinco meses, sendo imunizados com as vacinas da Pfizer. Além disso, as pessoas com 60 anos, profissionais da saúde acima dos 18, trabalhadores da Guarda Civil Metropolitana, sepultadores do serviço funerário, agentes fiscalizadores das subprefeituras e profissionais da educação de 40 a 59 anos, desde que tenham recebido a segunda aplicação (ou aplicação única) há pelo menos cinco meses. Ela também está disponível para adultos com alto grau de imunossupressão, desde que tenham recebido a última dose há pelo menos 28 dias.

Adolescentes de 12 a 17 anos que ainda não receberam a primeira dose também podem procurar atendimento em uma das 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou 82 Assistências Médicas Ambulatoriais integradas com UBSs, das 7h às 19h.

??Grupos prioritários no momento:

  • Idosos acima de 60 anos (dose de reforço)
  • Pessoas com comorbidades (acima de 18 anos)
  • Pessoas com deficiência permanente acima de 18 anos cadastradas do Benefício de Prestação Continuada (BPC)
  • Pessoas com deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual), acima de 18 anos, sem BPC
  • Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com ou sem comorbidades (acima de 18 anos)
  • Pessoas com síndrome de down (18 a 59 anos)
  • Pacientes em terapia renal substitutiva (18 a 59 anos)
  • Pessoas transplantadas imunossuprimidas (18 a 59 anos)
  • Metroviários e ferroviários (área de segurança, manutenção, limpeza e agentes de estação na linha de frente com 47 anos ou mais, além de operadores de trem de todas as idades)
  • Profissionais da educação com 18 anos ou mais com comprovante Vacina Já Educação com QR Code. Trabalhadores da educação básica entre 45 e 47 anos, que atuam nas escolas das redes pública e privada, já estavam sendo imunizados. Fazem parte da lista aqueles que atuam em diversas funções, como secretários, auxiliares de serviços gerais, faxineiras, mediadores, merendeiras, monitores, cuidadores, diretores, vice-diretores, professores de todos os ciclos da educação básica, professores coordenadores pedagógicos, além de professores temporários.
  • Idosos a partir de 60 anos.
  • Profissionais de saúde com 18 anos ou mais. Confira aqui mais informações. Trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Confira a classificação dos profissionais: médicos, enfermeiros/técnicos e auxiliares, nutricionistas, fisioterapeutas/terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos/técnicos de laboratórios que façam coleta de RT-PCR Sars-CoV-2 e análise de amostra de covid-19, farmacêuticos/técnico de farmácia, odontólogos/auxiliar e técnico de saúde bucal, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física e médicos veterinários.
  • Estagiários de saúde cursando o último ano, conforme categorias anunciadas pelo PMI, também passaram a ser imunizados.
  • Profissionais de saúde puérperas (até 45 dias após o parto/após o retorno ao trabalho) e lactantes (até 2 anos) maiores de 18 anos também podem receber a vacina na capital paulista. .
  • Pessoas em situação de rua cadastradas nos Centros de Acolhida.
  • Trabalhadores de cemitérios públicos e privados do município de São Paulo.
  • Trabalhadores no atendimento direto a vulneráveis da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).
  • Trabalhadores no atendimento direto a vulneráveis da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).
  • Trabalhadores do transporte coletivo (motoristas e cobradores)
  • Aeroviários do Aeroporto de Congonhas e Campo de Marte - funcionários do aeroporto e dos serviços auxiliares ao transporte aéreo
  • ?Aeronautas - funcionários das companhias aéreas nacionais

Profissionais da saúde: Para a primeira dose serão utilizados agora os imunizantes da Pfizer e da Oxford/AstraZeneca. Quem tomou Coronavac como primeira dose pode procurar as UBSs para receber a segunda dose do imunizante. O intervalo para segunda dose da Pfizer é de 21 dias, da Oxford/Astrazeneca é de 12 semanas, enquanto o da Coronavac é de 28 dias.

Os profissionais de saúde devem apresentar documento do conselho de classe ou comprovante de profissão (certificado ou diploma) e também um comprovante de residência da cidade de São Paulo.

Nesta fase da campanha são priorizados médicos, enfermeiros/técnicos auxiliares, nutricionistas, fisioterapeutas/terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicosm técnicos de laboratório que façam coleta de RT-PCR SARS-CoV2 e análise de amostra de Covid-19, farmacêuticos, técnicos de farmácia, odontólogos, auxiliares de saúde bucal, ténicos de saúde bucal, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física e médicos veterinários.

Profissionais de segurança têm esquema próprio de imunização

A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo desenvolveu um sistema próprio para a vacinação de todos os profissionais da ativa das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros, Agentes Penitenciários, Guardas Civis Metropolitanos, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e da Fundação Casa. Para evitar aglomerações em postos públicos de saúde, 21 unidades na capital paulista da Polícia Militar também receberam doses da Coronavac.

para mais informações sobre a vacinação na capital paulista.

Veja onde se vacinar na cidade de São Paulo:

  • 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS): funcionam de segunda a sexta, das 7h às 19h. Veja aqui a lista completa dos locais.

  • AMAs/UBSs Integradas: funcionam das 7h às 19h, inclusive aos sábados e feriados. Veja aqui a lista com os endereços das unidades.

  • Centros de Saúde (CS)

  • 17 Serviços de Atenção Especializada (SAEs): funcionam de segunda a sexta-feira. para conferir mais informações.

  • Postos Volantes/Farmácias/Drive-Thru em UBS: funcionam das 8h às 17h. Veja aqui a lista com os endereços.

  • Mega Postos e Mega Drive-Thru: funcionam das 8h às 17h. Veja aqui os endereços.

  • Terminais de ônibus: Cidade Tiradentes, São Mateus, Cachoeirinha e Pirituba das 9h30min às 17h.

  • Estações do Metrô: Butantan, Pinheiros, Itaquera e Shopping Metrô Santa Cruz das 9h30min às 17h.

  • Estações da CPTM: Guianases, Itaim Paulista, São Miguel Paulista e Jardim Helena-Vila Mara das 9h30min às 17h.

Cadastro Vacina Já

Embora não seja obrigatório e não garanta a vacinação, o pré-cadastro no site Vacina Já ajuda a agilizar em até 90% o tempo de atendimento para imunização. No dia da vacinação, basta o idoso apresentar um documento de identificação com data de nascimento e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

De Olho na Fila

O "filômetro" é uma ferramenta online para acompanhar a situação das filas nos postos de vacinação. No site De Olho na Fila, as pessoas podem acompanhar o movimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas unidades montadas para vacinar a população, como drive-thru, postos volantes e mega postos de vacinação.

'Xepa da vacina'

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo liberou em 18 de junho a possibilidade para que residentes da capital paulista com mais de 18 anos sem comorbidade se inscrevam na chamada "xepa da vacina" contra a covid-19. Para se inscrever na lista de espera da vacinação, é necessário ir até uma UBS e apresentar documento com foto, carteirinha do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de endereço e telefone para contato. Saiba mais aqui.

Vacinação contra covid no Rio de Janeiro | 22/11/21

A capital fluminense oferece a primeira dose para pessoas com 12 anos ou mais e a dose de reforço para homens e mulheres com 60 anos ou mais, profissionais da saúde e adultos com alto grau de imunossupressão. Além deste grupo, já podem tomar a dose extra os maiores de 18 anos que foram vacinados há cinco meses. Está havendo convocação para tomar a 2ª dose, com possibilidade de antecipação para aqueles com 12 anos ou mais que receberam a vacina da Pfizer anteriormente.

Até o fim de novembro, a prefeitura vai vacinar pessoas acima de 12 anos que ainda não foram imunizadas com nenhuma dose.

Na cidade, a imunização acontece de segunda a sábado, inclusive nos feriados. O funcionamento dos locais de imunização varia de acordo com as unidades, podendo ir das 8h às 17h.

Gestantes e puérperas com comorbidades, por orientação do Ministério da Saúde, recebem apenas as vacinas Pfizer e Coronavac, de acordo com a disponibilidade. Devem apresentar laudo médico detalhado justificando a recomendação e avaliação da relação risco-benefício para a vacinação, além da assinatura do termo de esclarecimento. No dia 11 de abril, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou que uma gestante morreu após receber este imunizante.

Também fazem parte do grupo elegível para vacinação na cidade os trabalhadores dos serviços de limpeza urbana, guardas municipais, motoristas e cobradores de ônibus e condutores de transporte escolar. Confira aqui a lista. Policiais civis, policiais militares, bombeiros e agentes penitenciários serão imunizados em seus locais de trabalho.

Profissionais da saúde:

São os que trabalham em estabelecimentos de assiste^ncia, vigila^ncia a` sau´de, regulac¸a~o e gesta~o a` sau´de, ou seja, que atuam em estabelecimentos de servic¸os de sau´de, a exemplo de hospitais, cli´nicas, ambulato´rios, unidades de Atenc¸a~o Prima´ria a` Sau´de, laborato´rios, farma´cias, drogarias e outros locais. Dentre eles, estão os profissionais de saúde, já contemplados em calendário específico, e trabalhadores de apoio, como seguranc¸as, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambula^ncias, gestores e outros.

Inclui-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex.: programas ou servic¸os de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas/parteiras), funciona´rios do sistema funera´rio, Instituto Me´dico Legal (IML) e Servic¸o de Verificac¸a~o de O´bito (SVO) que tenham contato com cada´veres potencialmente contaminados, ale´m de acade^micos em sau´de e estudantes da a´rea te´cnica em sau´de em esta´gio hospitalar, atenc¸a~o prima´ria, cli´nicas e laborato´rios. Os trabalhadores que atuam nos estabelecimentos de servic¸os de interesse a` sau´de das instituic¸o~es de longa permane^ncia para idosos (ILPI), casas de apoio e cemite´rios sera~o contemplados no grupo trabalhadores da sau´de e a recomendac¸a~o e´ que tambe´m sejam vacinados.

Sera´ solicitado documento que comprove o pertencimento ao grupo ou a vinculac¸a~o ativa do trabalhador com o servic¸o de sau´de (três últimos contracheques) ou apresentac¸a~o de declarac¸a~o emitida e assinada pelo estabelecimento em que atuam. No caso de apresentação de declaração, a mesma deverá ficar retida na unidade de saúde.

Cuidadores de idosos devem apresentar carteira de trabalho ou contrato de serviço informando empregado doméstico, bem como outro documento que comprove ser cuidador, como, por exemplo, certificado do curso de cuidador de idosos. Trabalhadores autônomos também devem comprovar o pertencimento ao grupo/atuação mediante a apresentação de algum documento.

Veja onde se vacinar:

para conferir mais informações sobre o calendário no Rio, assim como outros locais para vacinação.

Vacinação contra covid em Brasília | 22/11/21

A capital federal segue aplicando nesta segunda-feira, 22, a primeira dose em jovens dos 12 aos 17 anos, moradores acima de 18 anos, gestantes e puérperas, e a dose de reforço para idosos acima de 57 anos e profissionais da saúde. Os imunossuprimidos precisam ter sido vacinados há 28 dias. As segundas doses estão mantidas.

Quando houver aplicação para os menores de idade, as vacinas usadas serão da Pfizer, já que é a única marca autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os elegíveis podem buscar atendimento nos postos de vacinação. Confira a lista aqui. Algumas categorias precisam fazer cadastro e agendamento no site do governo para receber a vacina contra a covid-19 em Brasília. Os dois procedimentos são feitos neste endereço.

A segunda dose da Coronavac continua sendo aplicada normalmente. Confira aqui os locais. A segunda dose da vacina Oxford/AstraZeneca também está sendo aplicada para quem recebeu a primeira dose do mesmo imunizante. Saiba mais. O Distrito Federal aplica doses da vacina Pfizer/BioNTech.

Veja os grupos que podem receber a vacina contra a covid-19 em Brasília:

  • Pessoas com 18 anos ou mais (e outros grupos por faixa etária já contemplados anteriormente na campanha)
  • Pessoas com comorbidades acima de 18 anos: podem realizar o cadastro e o agendamento
  • Pessoas com síndrome de down, em terapia renal substitutiva e imunossuprimidos acima de 18 anos: podem realizar o cadastro e o agendamento
  • Pessoas com deficiência acima de 18 anos inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC): não é necessário agendamento e nem cadastro
  • Pessoas com deficiência acima de 18 anos sem o Benefício de Prestação Continuada (BPC): podem realizar o cadastro e o agendamento
  • Gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos: não é necessário agendamento e nem cadastro
  • Pessoas com mais de 60 anos ou mais: não é necessário agendar
  • Profissionais de saúde: podem agendar aqueles que já fizeram o cadastro no site do governo e que seus respectivos nomes e CPFs foram informados pelos conselhos de classe
  • Profissionais das forças de segurança pública
  • Profissionais da educação que trabalham em creches públicas e privadas
  • Aeroportuários
  • Rodoviários
  • Garis do Serviço de Limpeza Urbana (SLU)

Vacinação noturna

Um ponto drive-thru foi montado na Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano, para atender a população entre 18 e 23 horas todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos. Podem comparecer ao local para receber a vacina contra a covid-19 idosos acima dos 60 anos e profissionais das Forças de Segurança e Salvamento que já tenham realizado agendamento pelo site.

Para mais informações sobre calendário e outros locais de vacinação . Confira também detalhes sobre os grupos prioritários já contemplados com a imunização.

Vacinação contra covid em Curitiba, no Paraná | 22/11/21

Na segunda-feira, 22, a vacinação alcança maiores de 18 anos para a dose de reforço, além de aplicação da 2ª dose para os moradores já convocados. Quando disponível, as gestantes e puérperas acima dos 12 anos, além de pessoas com comorbidades também são imunizadas. Os idosos anteriormente convocados e imunossuprimidos podem buscar a dose de reforço, assim como profissionais de saúde e moradores acima de 18 anos. O atendimento nos pontos de vacinação começa às 8h e vai até as 17h. Saiba mais aqui.

Veja os grupos prioritários:

  • Pessoas sem comorbidades com 18 anos completos
  • Pessoas com comorbidades de 18 anos (completos) a 59 anos
  • Pessoas com deficiência com 18 anos ou mais
  • Idosos acima de 60 anos que ainda não foram imunizados com a 1ª dose do imunizante
  • Profissionais de saúde com registro em conselho de classe
  • Trabalhadores de drogarias e farmácias de manipulação
  • Funcionários da Fundação de Ação Social (FAS)
  • Gestantes e puérperas
  • Trabalhadores da limpeza pública
  • Trabalhadores da educação básica e do ensino superior com 18 anos ou mais

Gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e profissionais da saúde já foram vacinados na capital paranaense. Quem faz parte desses grupos e ainda não recebeu a vacina, deve entrar em contato com sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.

A segunda dose da vacina Coronavac está sendo aplicada entre 21 e 28 dias após a primeira dose. Já a segunda dose da vacina de Oxford/AstraZeneca é administrada90 dias após a primeira dose.

A imunização com doses da Pfizer/BioNTech está concentrada no Pavilhão da Cura, no Parque Barigui, onde foi preparada estrutura para o armazenamento das doses. A segunda dose será aplicada 12 semanas após a primeira. O pavilhão tem uma sala de vacinas climatizada que possibilita a preparação do imunizante para uso. Para a aplicação também são necessárias seringas e agulhas específicas, as chamadas seringas de alta precisão. Saiba mais.

Para mais informações de locais para receber a imunização .

Vacinação contra covid em Belo Horizonte, em Minas Gerais | 22/11/21

A capital mineira vai realizar repescagem de 2ª dose na segunda-feira, 22, para pessoas na faixa etária de 29, 26, 25, 24, 22, 21 e 20 anos vacinadas com a Pfizer. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte. Os endereços podem ser encontrados no portal da prefeitura.

Outros grupos prioritários:

  • Pessoas com 18 anos
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, entre 18 e 59 anos completos até 30 de junho
  • Motoristas e cobradores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, entre 18 e 59 anos completos até 30 de junho
  • Trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário, entre 18 e 59 anos completos até 30 de junho
  • Trabalhadores da educação dos ensinos básico e superior
  • Grávidas e puérperas com ou sem comorbidades

O município esclarece que a aplicação da segunda dose da Coronavac para além dos 28 dias não compromete a eficácia clínica da vacina. Para mais informações . Quem estiver na data deve procurar a unidade de saúde de sua referência para completar o esquema vacinal.

Já em relação à vacina Oxford/AstraZeneca, a prefeitura afirma que está aplicando o imunizante, conforme data prevista para a pessoa receber a segunda dose.

Pessoas com mobilidade reduzida ou acamados com 60 anos ou mais devem fazer o cadastro para receberem a vacina em casa.

e confira os endereços.

Vacinação contra covid em Campinas | 22/11/21

O município realiza, de hoje até sábado, 27, o "Campinas Vacina Mais", que tem o objetivo de alcançar as pessoas de 18 a 24 anos. O atendimento será das 15h às 19h, sem agendamento. A cidade ainda está aplicando a dose de reforço nos munícipes acima de 18 anos. Os elegíveis não precisam de agendamento. Outros grupos estão sendo chamados, como aqueles que precisam da 1ª e da 2ª doses. A cidade mantém a aplicação da dose de reforço para trabalhadores da saúde, adultos com alto grau de imunossupressão, pessoas acima dos 60 anos.

Para as pessoas que desejarem marcar a vacinação, os horários e locais podem ser escolhidos no site Vacina Campinas.

para mais informações.

Veja os grupos prioritários:

  • Pessoas de 18 anos ou mais, moradoras de Campinas
  • Pessoas de 15 a 17 anos (com deficiência ou comorbidade)
  • Todas as gestantes e puérperas
  • Pessoas com comorbidades (acima de 18 anos)
  • Pessoas com deficiência permanente grave com 18 anos ou mais.
  • Pacientes em terapia renal substitutiva e pacientes transplantados: coração pulmão, rim, fígado ou pâncreas, com 18 anos ou mais, moradores de Campinas.
  • Pessoas com síndrome de down com 18 anos ou mais, moradoras de Campinas
  • Estudantes da área da saúde (escolas Campinas) em estágio em uma instituição de saúde, com 18 anos ou mais
  • Trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais, moradores de Campinas
  • Profissionais de educação com 18 anos ou mais, com comprovante "Vacina Já Educação" de escolas de Campinas
  • Motorista e cobrador de ônibus municipal e intermunicipal
  • Aeroportuários, aeroviários e aeronautas, com 18 anos ou mais

Locais de vacinação:

para encontra os boletins de imunização por faixa etária.

Vacinação contra covid em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul | 22/11/21

Porto Alegre continua com a vacinação nesta segunda-feira, 22. Estão sendo oferecidas as primeiras doses para adolescentes acima dos 12 anos e sem comorbidades. A segunda dose da Coronavac para vacinados há 28 dias; da AstraZeneca e da Pfizer para quem se imunizou há oito semanas também vai estar disponível àqueles que receberam a primeira aplicação; e a dose de reforço às pessoas com 18 anos ou mais, imunizadas há seis meses, assim como aos profissionais de saúde; pessoas acima de 19 anos que tenham recebido a 2ª dose há cinco meses, e aos imunossuprimidos de qualquer idade que tenham completado o esquema vacinal há 28 dias ou mais.

O atendimento começa às 9h e se estende até as 17h em dois locais. É possível agendar a vacinação por meio do aplicativo 156+POA.

Veja os atuais grupos prioritários:

  • Pessoas de 18 anos ou mais sem comorbidades
  • Profissionais da educação dos níveis infantil, fundamental, médio, profissionalizante e superior
  • Pessoas com deficiência permanente de 18 anos ou mais
  • Pessoas com comorbidades acima de 18 anos
  • Gestantes e puérperas acima de 18 anos (receberão apenas a vacina da Pfizer)

As pessoas com comorbidades devem levar cópia do atestado médico, junto com o original. A cópia ficará na unidade de saúde para registro. Mesma solicitação ocorre para gestantes e puérperas (pode ser cópia da carteira de vacinação de gestante) e para pessoas com HIV, que, além do original, devem levar cópia do atestado ou da receita com medicamentos de uso contínuo.

Pessoas com síndrome de down não necessitam apresentar comprovação. O atendimento ocorre em 33 unidades de saúde, das 8h às 17h, na tenda do estacionamento externo do Bourbon Country, no drive-thru da PUCRS e em 21 farmácias parceiras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), das 9h às 17h.

O município também mantém a aplicação da segunda dose para quem já está na data de completar o esquema vacinal com as duas doses.

para ver os documentos necessários.

Vacinação contra covid em Salvador, na Bahia | 22/11/21

Salvador vai continuar imunizando a população da cidade. Há vacinação com a 1ª dose para adolescentes a partir de 12 anos com ou sem comorbidades, assim como para gestates e puérperas, e repescagem para aqueles com 18 anos ou mais. A Secretaria Municipal de Saúde convoca as pessoas para tomarem a 2ª dose. Pessoas acima dos 18 anos, vacinadas há cinco meses e imunossuprimidos que foram imunizados há 28 dias podem receber o reforço. O atendimento vai das 8h às 16h O atendimento vai das 8h às 16h

e confira os locais e horários de vacinação, conforme os grupos que estão sendo imunizados.

Veja os outros grupos prioritários:

  • Lactantes até o 12º mês de amamentação
  • Rodoviário, metroviário, trabalhador do transporte aquaviário, trabalhador do transporte intermunicipal e caminhoneiro com carteira da categoria AE (acima de 18 anos e moradores de Salvador)
  • Pessoas com comorbidades (18 anos ou mais); veja a lista aqui
  • Gestantes e puérperas (acima de 18 anos)
  • Trabalhadores de escolas públicas e privadas, faculdades/universidades públicas e privadas e escola de curso técnico (nível básico) acima de 18 anos
  • Imunossuprimidos (de 18 a 59 anos)
  • Pessoas com doença falciforme (acima de 18 anos)
  • Pessoas de 18 anos ou mais com deficiência permanente
  • Trabalhadores da limpeza urbana com 18 anos ou mais
  • Trabalhadores da saúde e profissionais autônomos cadastrados: fonoaudiólogos, nutricionistas, doulas, médicos, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliar e técnico de enfermagem, auxiliar e técnico de saúde bucal, cuidador de idosos
  • Trabalhadores das forças de segurança e salvamento acima de 18 anos
  • Jornalistas com idade igual ou superior a 40 anos nascidos até 4 de junho de 1981. Para ser beneficiado com a primeira dose todos devem estar em pleno exercício das atividades, com os nomes cadastrados no site da SMS e atuar em Salvador.

Segunda dose da Coronavac: podem procurar os pontos de imunização todas as pessoas que tomaram a primeira dose da Coronavac e estão com a segunda dose agendada. As datas podem ser conferidas no site da Secretaria Municipal de Saúde ou no próprio cartão de vacinação. Consulte aqui.

Segunda dose da vacina de Oxford/AstraZeneca: podem procurar os pontos de imunização todas as pessoas que tomaram a primeira dose da vacina de Oxford/AstraZeneca e estão com a segunda dose agendada para até o dia 30 de junho. As datas podem ser conferidas no site da Secretaria Municipal de Saúde ou no próprio cartão de vacinação. Consulte aqui.

e confira os locais e horários de vacinação, conforme os grupos que estão sendo imunizados.

Vacinação contra covid em Fortaleza, no Ceará | 22/11/21

A prefeitura continua com a aplicação das doses extras e contempla pessoas abaixo dos 60 anos, de maneira decrescente. Profissionais de saúde e imunossuprimidos também são elegíveis. Há vacinação com a 2ª dose para os convocados. Quando disponíve, há aplicação das primeiras doses para pessoas a partir de 12 anos. A Secretaria Municipal de Saúde divulga diariamente a lista dos contemplados para a primeira e a segunda doses; confira aqui.

Fortaleza imuniza ainda pessoas em situação de rua e privadas de liberdade, além do público entre 18 e 54 anos com comorbidades ou deficiência permanente. Idosos, trabalhadores da saúde e profissionais das forças de salvamento e segurança já foram contemplados. Confira aqui a lista de agendados.

Para ter acesso ao agendamento, é necessário realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital. Confira aqui a lista dos agendamentos.

A Prefeitura disponibiliza modelo de atestado médico como sugestão para comprovação de comorbidades. para fazer o download do modelo. Para mais informações sobre a vacinação acesse o site oficial.

Sobre a recomendação da Anvisa para suspender a aplicação da vacina de Oxford/Astrazeneca, a vacinação de gestantes e puérperas com ou sem comorbidades foi retomada com a vacina da Pfizer.

Estão sendo convocados para a vacinação:

  • Nascidos até 2002 (necessário agendamento)
  • Gestantes e puérperas com ou sem comorbidades que possuem entre 18 e 59 anos
  • Pessoas com síndrome de down que possuem entre 18 e 59 anos
  • Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) que possuem entre 18 e 59 anos
  • Pessoas entre 55 e 59 anos com comorbidades, seguindo a sequência definida na Comissão Intergestores Bipartite N°40 (CIB/CE): Cardiopatia; Diabetes; Obesidade IMC>40; Doença Neurológica; Pneumopatias; Doença Renal Crônica; Imunodeficiência e outras
  • Pessoas entre 55 a 59 anos com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC)
  • Pessoas entre 18 e 54 anos com comorbidades e deficiência permanente
  • Profissionais da educação

Fortaleza mantém a aplicação da vacina de Oxford/AstraZeneca em quatro centros de vacinação: Centro de Eventos, Arena Castelão, Shoppings RioMar Kennedy e RioMar Papicu. Nos locais, são atendidos idosos acima de 60 anos previamente agendados. para mais informações ou entre em contato pelo 0800 275 1475.

Segunda dose

Os idosos que receberam a primeira dose da Coronavac estão sendo imunizados com a segunda dose, completando o esquema vacinal. Profissionais da saúde e idosos que estão para receber a segunda dose devem verificar os e-mails e as mensagens de WhatsApp. É importante checar as listas nominais diariamente atualizadas pelo site. Fortaleza também está imunizando os profissionais das forças de segurança e salvamento, incluindo as Forças Armadas, também via agendamento.

Confira alguns centros de vacinação distribuídos pela cidades:

  • Shopping RioMar Kennedy
  • Shopping RioMar Papicu
  • Arena Castelão
  • Centro de Eventos

para conferir mais informações sobre o cronograma de vacinação em Fortaleza.

Vacinação contra covid no Recife, em Pernambuco | 22/11/21

A prefeitura de Recife ampliou o calendário e está aplicando a dose adicional nas pessoas de 18 anos ou mais. Aqueles com 50 anos, que sejam moradores da cidade, vacinados há quatro meses também se vacinam. Além disso, direciona a imunização com a dose extra para imunossuprimidos e trabalhadores da saúde. Também está havendo antecipação dos imunizantes da AstraZeneca, que passam a ser aplicados no intervalo de 60 dias, ou seja, quem já completou este período pode buscar atendimento. Além disso, o calendário contempla com as primeiras doses os adolescentes de 12 anos ou mais, além de gestantes e puérperas. Para receber o imunizante, é necessária a presença do responsável. Outro grupo que segue sendo imunizado são adultos com 18 anos ou mais.

O município também está vacinando estudantes e pesquisadores, com residência comprovada na cidade, que estão com viagem marcada para o exterior no segundo semestre deste ano. É necessário apresentar documentos, como carta de aceitação da instituição estrangeira. A Secretaria Municiapal de Saúde continua vacinando quem tem 23 anos ou mais. Os elegíveis devem marcar o atendimento pelo aplicativo Conetca Recife e buscar um dos pontos de imunização na cidade, que funcionam todos os dias da semana, das 7h30 às 18h30.

Além disso, grávidas e puérperas (mulheres até 45 dias depois do parto), na faixa etária de 18 a 59 anos, moradoras do Recife também são vacinadas mediante comprovação. Também podem ser imunizadas pessoas deste grupo de municípios vizinhos. Confira aqui. A vacinação com a Oxford/AstraZeneca está suspensa em grávidas e puérperas.

Também podem se vacinar (veja mais informações aqui):

  • Pessoas com 18 anos ou mais residentes no município do Recife (população em geral)
  • Pessoas entre 12 e 17 anos (com deficiências ou comorbidades)
  • Estudantes e pesquisadores, residentes de Recife, com viagem marcada para o exterior em 2021
  • Trabalhadores da indústria e da construção civil de empresas sediadas no município do Recife (entre 40 e 59 anos)
  • Trabalhadores da Assistência Social
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores das forças de segurança e salvamento
  • Trabalhadores da Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
  • Pessoas em Situação de Rua
  • Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros Urbano e de Longo Curso
  • Trabalhadores de Transporte Metroviário e Ferroviário
  • Trabalhadores de Transporte Aéreo
  • Trabalhadores Portuários, incluindo os funcionários da área administrativa do porto do Recife
  • Trabalhadores de Transporte Aquaviário
  • Pessoas com comorbidades entre 18 e 59 anos
  • Pessoas com deficiência permanente entre 18 e 59 anos
  • Pessoas com comorbidade entre 18 e 59 anos
  • Trabalhadores de saúde acima de 18 anos
  • Trabalhadores da educação básica (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA) na ativa entre 18 e 59 anos

O agendamento da segunda dose da Coronavac e da Oxford/Astrazeneca é feito automaticamente pelo Conecta Recife. Saiba mais.

A capital pernambucana tem 17 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus, que continuam funcionando normalmente. Todos os locais atendem das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.

As salas de vacinação ficam nos seguinte endereços:

  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro
  • Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo
  • Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro
  • Ginásio Geraldão, na Imbiribeira
  • Centro de Saúde Sebastião Ivo Rabelo, no Ibura

Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados nos seguintes locais:

  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na Tamarineira
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro
  • Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos
  • Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira
  • Parque da Macaxeira, na Macaxeira
  • Geraldão, na Imbiribeira
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária
  • Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no bairro do Recife
  • BIG Bompreço de Boa Viagem
  • BIG Bompreço de Casa Forte

para fazer o cadastro e o agendamento. Pelo celular, acesse pelo app Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS.

Vacinação contra covid em Santo André | 22/11/21

Santo André está agendando a dose de reforço para pessoas acima de 18 anos, desde que vacinados há cinco meses. Além deste grupo, podem receber a aplicação extra os professores acima dos 47 anos, imunossuprimidos, profissionais de saúde, os idosos acima dos 70 a 79 anos, vacinados em abril, e pessoas de 80 a 89 anos que foram imunizadas com a AstraZeneca. Além disso, a marcação também foi aberta para adolescentes de 12 a 17 anos que precisam da 2ª dose da Pfizer, e para outras faixas etárias, com ou sem comorbidades, se vacinarem contra o coronavírus com a 1ª dose. Há aplicação da dose de reforço para profissionais de saúde, além de idosos dos 60 aos 79 anos.

Segunda dose: vale lembrar que no dia de tomar a segunda dose, é obrigatório levar o comprovante da primeira aplicação.

Vacinação contra covid em Goiânia, em Goiás | 22/11/21

A capital goiana está aplicando a primeira dose das vacinas contra a covid-19 em pessoas com idade de 12 a 17 anos sem comorbidades, além daquelas com 18 anos ou mais. Os imunossuprimidos a partir de 18 anos, com 28 dias de intervalo da 2ª aplicação, e aqueles de 30 a 39 anos que tenham recebido a 2ª dose há cinco meses podem tomar a dose extra. Os trabalhadores da saúde também se imunizam. Os pontos são distribuídos pela cidade. As vacinas da AstraZeneca serão antecipadass de 12 para 8 semanas.

Aqueles com dose de reforço da AstraZeneca e da Pfizer, assim como quem já cumpriu o intervalo da Coronavac, podem buscar atendimento em 8 pontos da cidade, a partir das 8h.

Confira os grupos elegíveis para a primeira dose:

  • Pessoas com 18 anos ou mais (apenas no drive-thru do Shopping Passeio das Águas)
  • Segunda dose para pessoas em atraso
  • Primeira dose para idosos em atraso (nas unidades de saúde e escolas municipais, por agendamento)
  • Gestantes sem comorbidades (somente no Ciams Dr. Domingos Viggiano, sem agendamento)
  • Lactantes com bebês de até seis meses, conforme recomendação da OMS, que residem em Goiânia
  • (nas unidades de saúde e escolas municipais, por agendamento)
  • Puérperas que residem em Goiânia (mulheres com até 45 dias após o parto) - somente no Ciams Dr. Domingos Viggiano, sem agendamento
  • Grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde (unidades de saúde e escolas municipais, por agendamento)
  • Profissionais da imprensa que residem em Goiânia (nas unidades de saúde e escolas municipais, por agendamento)

Para outras informações sobre o cronograma e conferir outros locais de vacinação .

Vacinação contra covid em Osasco | 22/11/21

A vacinação em Osasco foi ampliada e estão sendo oferecidas a primeira dose aos maiores de 12 anos. A segunda dose da Pfizer será aplicada em quem tomou a primeira há mais de 56 dias (12+) ou 21 dias (18+); da AstraZeneca para quem tomou a 1ª há 56 dias. Também tem aplicação de reforço para pessoas acima de 18 anos que completaram o intervalo de seis meses da 2ª dose, assim como para pessoas de 50 anos, imunizadas com a 2ª dose no mesmo período de tempo e para profissionais de educação e de saúde.

O agendamento pode ser realizado no aplicativo 156 Osasco ou na Central 156.

Veja outros grupos elegíveis:

  • Pessoas com hipertensão (que tomam um medicamento ou mais) acima de 18 anos
  • Puérperas e gestantes com e sem comorbidades a partir de 18 anos
  • Lactantes com filhos de até 12 meses
  • Pessoas com síndrome de down acima de 18 anos
  • Pessoas em hemodiálise acima de 18 anos
  • Pessoas acima de 18 anos com deficiência permanente
  • Metroviários e ferroviários
  • Pessoas com comorbidades acima de 18 anos
  • Motoristas e cobradores de ônibus
  • Caminhoneiros acima de 18 anos
  • Profissionais e estagiários da saúde acima de 18 anos
  • Profissionais da educação acima de 18 anos
  • Garis e funcionários da limpeza pública
  • Profissionais, trabalhadores e estagiários da área da Saúde com mais de 18 anos

para informações sobre locais de vacinação e exigências que devem ser respeitadas.

Em 5 de abril, teve início também a campanha para os profissionais da Segurança Pública do Estado de São Paulo, no posto do Comando de Policiamento de Área Metropolitana Oito (CPA/M-8), no Jardim Rochdale, zona norte da cidade. É importante que os trabalhadores façam o pré-cadastro no site Vacina Já.

Não há previsão quanto à chegada da vacina da Janssen.

para mais informações do cronograma.

Vacinação contra covid em Florianópolis, em Santa Catarina | 22/11/21

A aplicação da 1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos e para maiores de 18 anos. Além disso, há 2ª dose e aplicação de reforço segue para quem já completou o prazo previsto, incluindo os maiores de 18 anos e imunossuprimidos. Idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde são um grupo vacinável quando houver doses disponíveis.

Locais e horários de vacinação podem ser consultados aqui.

Veja os grupos elegíveis:

  • Pessoas com 18 anos ou mais (sem comorbidade)
  • Gestantes, puérperas e lactantes independentemente de comorbidades
  • Todos os professores e funcionários das escolas públicas e privadas do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes, EJA, em atividade remota, EAD com polo sediado em Florianópolis ou similares) e do ensino superior
  • Pessoas com comorbidades acima de 18 anos
  • Profissionais da força de segurança, incluindo funcionários do sistema de privação de liberdade e das forças armadas (acima de 18 anos)
  • Trabalhadores da saúde acima de 18 anos
  • Trabalhadores do transporte aéreo, do transporte coletivo, do transporte aquaviário, da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e caminhoneiros

As pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal de 18 anos ou mais recebem a vacina nos locais onde fazem o procedimento. O próprio serviço fará o agendamento do dia de vacinação. .

Os profissionais de saúde que tomaram a vacina de Oxford/AstraZeneca, há 12 semanas, podem receber apenas a segunda dose no seu local de trabalho, como aconteceu com a primeira dose. Para os que receberam fora do seu local de trabalho, a segunda dose deste imunizante está disponível no Centro de Vacinação Centro, na Rua Dom Joaquim Vaz, das 7h30 às 18h30, e no Floripa Shopping, piso SL, das 8h às 17h.

Vacinação contra covid em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul | 22/11/21

A prefeitura de Campo Grande ampliou o calendário e está imunizando com a 3ª dose as pessoas de 40 anos ou mais e trabalhadores da saúde de 18 anos ou mais. Aqueles com alto grau de imunossupressão a partir de 18 anos podem receber a dose extra. Este grupo deve apresentar laudo médico. Também se imunizam as pessoas que devem tomar a 2ª dose da AstraZeneca, da Pfizer e a 2ª da Coronavac. Quem ainda não tomou a 1ª dose deve se dirigir aos postos para inciar o esquema vacinal. O atendimento começa a partir das 7h30.

Veja outros grupos prioritários:

  • Adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades
  • Trabalhadores das forças de segurança e salvamento e forças armadas com 18 anos ou mais
  • Trabalhadores do transporte metroviário e ferroviário com 18 anos ou mais
  • Trabalhadores do transporte aéreo, aquaviário com 18 anos ou mais
  • Trabalhadores portuários com 18 anos ou mais
  • Trabalhadores industriais e da construção civil com 25 anos ou mais
  • Trabalhadores do transporte coletivo urbano e rodoviário com 18 anos ou mais
  • Caminhoneiros com 40 anos ou mais
  • População indígena com 18 anos ou mais
  • População quilombola com 18 anos ou mais
  • Gestantes e puérperas até 45 dias pós-parto com 18 anos ou mais
  • Lactantes acima de 18 anos que estejam amamentando o filho (a) menor de 2 anos. Levar certidão de nascimento da criança.
  • Pessoas com deficiência permanente com 18 anos ou mais
  • Pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais
  • Tutores de pessoas com deficiência permanente e necessidades especiais

A segunda dose da vacina de Oxford/AstraZeneca está sendo administrada nas pessoas que tomaram a primeira vacina até 18 de abril.

para mais informações sobre o cronograma e locais de imunização para cada um dos grupos.

Desconto em viagens na parceria com a Uber

A prefeitura de Campo Grande e a Uber fecharam parceria de R$ 100 mil em descontos para viagens na capital. Os códigos promocionais serão distribuídos com objetivo exclusivo de facilitar o deslocamento até os postos de vacinação contra covid-19.

Os códigos promocionais garantirão viagens gratuitas de ida e volta aos locais de vacinação, no valor máximo de R$ 25. O código precisa ser adicionado no aplicativo da Uber antes das viagens.

Veja como ativar o código de desconto:

1. Abra o aplicativo e selecione o menu (três linhas verticais no canto superior esquerdo)

2. Entrar no item "Wallet" ou "Pagamento" e rolar até a parte de baixo

3. Em "Promoções", selecionar a opção "Adicionar código promocional" (Não vai funcionar como "voucher")

4. Digite o código VACINACG

5. O código funcionará das 7h da manhã até as 18h.

Vacinação contra covid em Manaus, no Amazonas | 22/11/21

A vacinação na capital do Amazonas foi ampliada e vai passar a contemplar com a 3ª dose o público de 18 anos ou mais, incluindo os grupos já elencados para imunização. A cidade também vai ter o dia da megavacinação, uma ação do Ministério da Saúde. Os imunossuprimidos de qualquer idade já podem receber a dose suplementar, assim como os trabalhadores da saúde. A imunização com as primeiras doses no público adolescente de 12 a 17 anos continua ocorrendo, e para aqueles de 18 anos ou mais que ainda não receberam a 1ª aplicação da vacina também. Quem deve tomar a 2ª dose pode procurar atendimento nos pontos.

Veja os grupos prioritários:

  • População em geral acima de 18 anos
  • Adolescentes de 12 a 17 anos (com ou sem comorbidades)
  • Pais de filhos com deficiência permanente (PCD) entre 49 e 54 anos
  • Trabalhadores da Educação (saiba mais aqui)
  • Pessoas com deficiência permanente entre 18 e 59 anos (saiba mais aqui)
  • Gestantes e Puérperas (saiba mais aqui)
  • Trabalhadores do transporte aéreo (saiba mais aqui)
  • Trabalhadores do setor de Transporte, das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas
  • Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário (motoristas, cobradores e administradores de linha) e os caminhoneiros

você encontra mais informações sobre a vacinação em Manaus.

Vacinação contra covid em Betim, em Minas Gerais | 22/11/21

Betim deu início a um mutirão de vacinação que se estende até o final do mês no município. Em um primeiro momento, estão sendo imunizadas as pessoas acima dos 12 anos. O objetivo é atrair quem ainda precisa receber a primeira ou a segunda dose para completar o esquema vacinal. Nesta segunda-feira, 22, o público de 18 a 59 anos vai começar a receber a 3ª dose. Confira aqui a programação e os locais.

Outros grupos que foram imunizados:

  • Pessoas com 18 anos ou mais
  • Gestantes e puérperas sem comorbidades
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Pessoas de 40 a 49 anos com comorbidades. O cadastro deve ser feito por meio do formulário
  • Profissionais de todos os níveis de ensino cadastrados no site da prefeitura
  • Trabalhadores da saúde (faça o cadastro aqui)
  • Profissionais das forças de segurança e de salvamento
  • Motoristas de transporte de passageiros: condutores do Serviço de Transporte Público Coletivo Municipal, do Serviço de Transporte Público de Baixa Capacidade (vans) e do transporte escolar
  • Trabalhadores da limpeza urbana e trabalhadores portuários

A imunização de adolescentes de 12 a 14 anos, que começou no dia 16 de junho, está suspensa em Betim, segundo determinação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

A segunda dose da Coronavac está sendo aplicada em pessoas que estão no período de tomá-la. Pessoas que receberam a primeira dose da Oxford/AstraZeneca também estão recebendo a segunda dose do imunizante.

para mais informações sobre o cronograma em Betim.

Vacinação contra covid em Belém, no Pará | 22/11/21

A vacinação no município está ocorrendo para aqueles que devem tomar a primeira, a segunda ou a terceira dose. No caso da dose de reforço, o calendário é voltado para pessoas que tomaram a 2ª dose há seis meses, idosos de 60 anos e profissionais de saúde, vacinados até julho. Também alcança imunossuprimidos. Para se imunizar, é necessário levar o Registro Geral (RG), o CPF, um comprovante de residência na cidade e o cartão de vacinação. Não haverá convocação, já que a vacinação está ocorrendo por demanda espontânea. Os pontos funcionam das 9h às 17h.

Vale lembrar que município já iniciou a imunizaão de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência.

para mais informações sobre o cronograma e o cadastro.

Vacinação contra covid em Natal, no Rio Grande do Norte | 22/11/21

Em Natal, a imunização com as primeiras doses está aberta para pessoas com 12 anos ou mais. Os idosos de 60 anos recebem a 3ª dose na cidade, assim como os trabalhadores da saúde de 18 anos ou mais. Estes grupos devem ter recebido a 2ª aplicação há seis meses. Os imunossuprimidos que foram imunizados há 28 dias podem receber a dose extra contra a covid-19. Além disso, o município continua realizando as segundas aplicações da Pfizer (com ampliação do público, vacinado com a 1ª dose até 30 de setembro) e da AstraZeneca, e da Coronavac (há 28 dias). As grávidas e puérperas de 45 dias também são um grupo vacinável na cidade. Os elegíveis podem se dirigir a um dos locais de imunização do município.

A capital do Rio Grande do Norte permite a intercambialidade de doses para gestantes, que podem tomar a vacina da Pfizer, caso tenham recebido a 1ª aplicação da AstraZeneca.

Veja os grupos prioritários até aqui:

  • Trabalhadores da educação do Ensino Superior
  • Trabalhadores da indústria com 18 anos ou mais (devem procurar o SESI para receber o imunizante)
  • Trabalhadores da educação do Ensino Infantil, Fundamental I e II, Ensino Profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA)
  • Lactantes com crianças de até seis meses.
  • Grávidas, puérperas ou lactantes (com crianças de até 6 meses) acima de 18 anos
  • Pessoas com deficiência permanente acima de 18 anos
  • Pessoas com comorbidades acima de 18 anos
  • Pessoas com síndrome de down acima de 18 anos
  • Trabalhadores da saúde conforme definido no Plano Nacional de Operacionalização
  • Trabalhadores da limpeza urbana com 18 anos ou mais (devem procurar o Nélio Dias e Palácio dos Esportes para receber o imunizante)
  • Trabalhadores do transporte público com capacidade a partir de 30 passageiros com 18 anos ou mais (devem procurar o Via Direta para receber o imunizante)
  • Motoristas de vans, alternativos, escolares e intermunicipais de médio porte com cadastro na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU)
  • Trabalhadores do transporte ferroviário (devem procurar o Palácio dos Esportes para receber o imunizante)

Os adultos com HIV/Aids podem também se vacinar em quatro pontos da capital: Serviço de Atendimento Especializado (SAE) Natal, Ambulatório Municipal de Transsexuais e Travestis (Ambulatório TT), Policlínica Zona Norte e no Hospital Giselda Trigueiro. Os locais já são pontos de referência para atendimento desses pacientes e as equipes realizaram contato prévio informando a disponibilidade da vacina com imunizante da Pfizer para esse público.

Segunda dose Oxford/AztraZeneca

Pessoas que tenham tomado a vacina de Oxford/AstraZeneca e tenham completado 12 semanas de intervalo da primeira dose ou estejam dentro do período aprazado no cartão vacinal.

Segunda dose Coronavac

Pessoas que tenham tomado a primeira dose da Coronavac. Para receber a segunda dose basta levar o cartão de vacina, comprovante de residência de Natal e documento com foto.

Leis sancionadas pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), também incluem trabalhadores da educação e pessoas com deficiência nos grupos prioritários para vacinação contra a covid-19.

A imunização com a vacina Pfizer/BioNTech começou em 6 de maio. para mais informações sobre o cronograma de vacinação do município.

Vacinação contra covid em São José dos Campos | 22/11/21

A prefeitura de São José dos Campos vai continuar vacinando com a 1ª dose na segunda-feira, 22, as pessoas acima dos 12 anos com ou sem comorbidades ou deficiências.

O calendário segue para aplicação da dose de reforço em pessoas acima de 18 anos que receberam a 2ª aplicação há cinco meses. Além deste grupo, adultos com alto grau de imunossupressão e profissionais de saúde e de educação. Pessoas que cumpriram o intervalo de 2ª dose da Pfizer, AstraZeneca e Coronavac poderão buscar atendimento. Os pontos funcionam das 8h às 17h.

Saiba mais sobre o calendário e locais de vacinação no município.

Veja quem pode se vacinar:

  • Pessoas de 18 anos ou mais sem comorbidades
  • Pessoas de 17 e 16 anos, com comorbidades
  • Profissionais da educação básica (acima de 18 anos)
  • Motoristas e cobradores de ônibus do transporte público coletivo urbano
  • Pessoas com deficiência com 18 anos ou mais
  • Puérperas e gestantes acima de 18 anos
  • Pessoas com comorbidades (18 anos ou mais)
  • Pessoas com síndrome de down (18 a 59 anos)
  • Pessoas transplantadas em uso de imunossupressor (18 a 59 anos)
  • Pacientes renais em diálise (18 a 59 anos)
  • Profissionais de saúde com registro ativo no conselho de classe
  • Trabalhadores de apoio da saúde (acima de 18 anos)
  • Estudantes de cursos de saúde em estágio hospitalar, na atenção básica, em clínicas e laboratórios clínicos públicos e privados em São José dos Campos (acima de 18 anos)
  • Trabalhadores do transporte aeroportuário de 18 anos ou mais

Confira o calendário para tomar a primeira dose. para detalhes sobre a segunda dose.

Também está sendo administrada a segunda dose da Coronavac e da vacina de Oxford/AstraZeneca. Confira aqui a lista.

para ver as Casas do Idoso.

Intervalo entre primeira e segunda dose da vacina

Enquanto a segunda dose da Coronavac deve ser administrada entre 21 e 28 dias, a vacina da Oxford/AstraZeneca deve ser dada após 12 semanas. Em média, as imunizações demoram cerca de duas semanas após a segunda dose para surtir todo o efeito.Vale lembrar que mesmo após receber as duas doses da vacina, as pessoas devem manter as regras de distanciamento social, uso de máscaras e higienização constante das mãos.

Já a vacina da Pfizer/BioNTech, que pode ser aplicada em pessoas a partir de 16 anos de idade, deve ser administrada em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas. No entanto, o Ministério da Saúde orienta 12 semanas de intervalo de doses da vacina. De acordo com o estudos da Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, para a vacina Pfizer/BioNTech, recomenda-se o prazo de aplicação entre as doses de 12 semanas, semelhante com o imunizante de Oxford/AstraZeneca. Essa recomendação está prevista no 15ª informe técnico do Ministério da Saúde.

Quarto imunizante a começar a ser aplicado no Brasil, o primeiro lote da vacina da Janssen contra a covid-19 chegou na manhã de 22 de junho, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Diferentemente das outras vacinas, o imunizante é administrado em dose única.

Comorbidades previstas no grupo prioritário:

  • Diabetes mellitus: Qualquer indivíduo com diabetes;
  • Pneumopatias crônicas graves: Indivíduos com pneumopatias graves incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática);
  • Hipertensão Arterial Resistente (HAR): HAR= Quando a pressão arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou PA controlada em uso de quatro ou mais fármacos antihipertensivos;
  • Hipertensão arterial estágio 3: PA sistólica =180mmHg e/ou diastólica =110mmHg independente da presença de lesão em órgão-alvo (LOA) ou comorbidade;
  • Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade: PA sistólica entre 140 e 179mmHg e/ou diastólica entre 90 e 109mmHg na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;
  • Insuficiência cardíaca (IC): IC com fração de ejeção reduzida, intermediária ou preservada; em estágios B, C ou D, independente de classe funcional da New York Heart Association Cor-pulmonale;
  • Hipertensão pulmonar: Cor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar primária ou secundária;
  • Cardiopatia hipertensiva : Cardiopatia hipertensiva (hipertrofia ventricular esquerda ou dilatação, sobrecarga atrial e ventricular, disfunção diastólica e/ou sistólica, lesões em outros órgãos-alvo);
  • Síndromes coronarianas: Síndromes coronarianas crônicas (Angina Pectoris estável, cardiopatia isquêmica, pós Infarto Agudo do Miocárdio, outras);
  • Valvopatias:Lesões valvares com repercussão hemodinâmica ou sintomática ou com comprometimento miocárdico (estenose ou insuficiência aórtica; estenose ou insuficiência mitral; estenose ou insuficiência pulmonar; estenose ou insuficiência tricúspide, e outras);
  • Miocardiopatias e Pericardiopatias: Miocardiopatias de quaisquer etiologias ou fenótipos; pericardite crônica; cardiopatia reumática;
  • Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;
  • Aneurismas, dissecções, hematomas da aorta e demais grandes vasos;
  • Arritmias cardíacas: Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatia associada (fibrilação e flutter atriais; e outras);
  • Cardiopatias congênita no adulto: Cardiopatias congênitas com repercussão hemodinâmica, crises hipoxêmicas; insuficiência cardíaca; arritmias; comprometimento miocárdico;
  • Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados: Portadores de próteses valvares biológicas ou mecânicas; e dispositivos cardíacos implantados (marca-passos, cardio desfibriladores, ressincronizadores, assistência circulatória de média e longa permanência);
  • Doença cerebrovascular: Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular;
  • Doença renal crônica: Doença renal crônica estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular
  • Imunossuprimidos: Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas;
  • Hemoglobinopatias graves: Doença falciforme e talassemia maior;
  • Obesidade mórbida: Índice de massa corpórea (IMC) = 40;
  • Síndrome de down: Trissomia do cromossomo 21;
  • Cirrose hepática: Cirrose hepática Child-Pugh A, B ou C;
  • Doenças raras que causam deficiências intelectuais e/ou motoras e cognitivas como a síndrome Cornélia de Lange, a doença de Huntington.
  • Pessoas com doenças crônicas neurológicas: doenças cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorragico; ataque isquêmico transitório; demência vascular; doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave.
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade