PUBLICIDADE

Coronavírus

Trump diz que está tomando hidroxicloroquina como prevenção

Presidente americano diz que está fazendo uso do medicamento, mesmo sem estudos que apontem eficácia contra a covid-19

18 mai 2020 - 18h07
(atualizado às 18h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Após não mencionar remédio por algumas semanas, presidente americano diz que está fazendo uso de forma preventiva, mesmo sem estudos que apontem eficácia do fármaco contra a covid-19.O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (18) que está tomando hidroxicloroquina como forma de prevenção contra a covid-19.

Foto: DW / Deutsche Welle

"Muito agentes de saúde estão tomando. Eu estou tomando. Comecei a tomar há algumas semanas. (...) Uma pílula por dia. Eu penso que é bom, Eu ouvi várias boas histórias", disse Trump a jornalistas.

A hidroxicloroquina é normalmente usada no tratamento da malária e artrite e estudos ainda não demonstraram sua eficácia contra a covid-19. Ao mesmo tempo, apontaram para efeitos colaterais graves.

Nos últimos dois meses, Trump passou a propagandear com entusiasmo a droga como um tratamento potencial eficaz contra a covid-19. Ele fez a primeira menção à hidroxicloroquina em 21 de março, após o suposto potencial da droga ter sido propagado em círculos de extrema direita na internet que promovem teorias conspiratórias e desconfiança contra o establishment científico e ter ganhado espaço em redes populistas como a Fox News.

Dois dias depois, em 23 de março, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro seguiu o exemplo de Trump e passou a sistematicamente promover o remédio, mesmo sem estudos amplos que comprovassem sua eficácia. Bolsonaro chegou a se referir ao medicamente como "cura" e passou a usá-lo como arma política contra pessoas que pediram cautela no uso generalizado.

Nas últimas semanas, Trump havia deixado de mencionar a droga, conforme estudos apontaram sobre seus riscos e falta de eficácia, deixando Bolsonaro temporariamente sozinho na defesa. Mas as declarações desta segunda-feira mostram que o presidente americano resolveu retomar a estratégia de propagandear um suposto tratamento eficaz.

No Brasil, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que se opôs a uma adoção generalizada da cloroquina no SUS, apontou na semana passada que o entusiasmo de Bolsonaro pelo remédio se encaixa na estratégia do governo de tentar forçaruma reabertura da economia, mesmo a ausência de embasamento científico. "Ele quer um medicamento para que as pessoas sintam confiança, para retomar a economia. E isso a pessoa fica na sua tranquilidade achando que o medicamento resolve o problema", disse Mandetta na sexta-feira.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade