PUBLICIDADE

Coronavírus

Produção de veículos em março é a menor para mês em 16 anos

No mês passado, foram produzidos no País 190 mil unidades, uma queda de 21,1% em relação a março de 2019, segundo dados da Anfavea

6 abr 2020 - 09h47
(atualizado às 09h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Afetadas pelas paralisações que ocorreram por causa do novo coronavírus, as montadoras tiveram, em março, o menor volume de produção para o mês em 16 anos. Foram 190 mil unidades produzidas, em soma que considera os segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, segundo apresentação divulgada nesta segunda-feira, 6, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O resultado só não é menor do que o de março de 2004, quando a produção atingiu 185,5 mil unidades, segundo dados da série histórica da associação. O volume também se aproxima do de março de 2016, quando foram montados 200,3 mil unidades, no pior momento da última recessão econômica.

O volume do mês passado, se comparado a março de 2019, representa queda de 21,1%. Em relação a fevereiro, o tombo é de 7%. No acumulado do ano até março, houve recuo de 16% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, com a produção de 585,9 mil veículos.

Os trabalhadores não ficaram imunes à queda da produção. Segundo a Anfavea, cerca de 300 postos de trabalho foram fechados em março. Agora, o setor conta com 125,7 mil funcionários, recuo de 0,2% em relação a fevereiro e de 2,3% na comparação com março do ano passado.

Vista de um pátio de veículos, no momento em que montadoras anunciam paradas de produção em meio à epidemia do coronavírus. 18/3/2020. REUTERS/David W Cerny
Vista de um pátio de veículos, no momento em que montadoras anunciam paradas de produção em meio à epidemia do coronavírus. 18/3/2020. REUTERS/David W Cerny
Foto: Reuters

Vendas em queda

A venda de veículos novos caiu 21,8% em março ante igual mês do ano passado, segundo a Anfavea. Foram 163,6 mil unidades vendidas, em conta que considera os segmentos de automóveis, comerciais, caminhões e ônibus. Em relação a fevereiro, o volume apresenta queda de 18,6%. No primeiro trimestre, o mercado atingiu 558,1 mil unidades, recuo de 8% na comparação a igual intervalo de 2019.

Os números da Anfavea confirmam dados divulgados na quinta-feira passada pela Fenabrave, federação que reúne as concessionárias de todo o País.

Ainda de acordo com a Anfavea, os estoques do setor, agora, somam 266,6 mil unidades, o suficiente para 48 dias de vendas, em conta que tem como base o ritmo do mercado em março. Um mês antes, os estoques dariam para 46 dias. O setor considera que o saudável é ter estoques para cerca de 30 dias. O dado reúne os veículos parados nos pátios das montadoras e das concessionárias.

A exportação de veículos, em unidades, também caiu 21,1% em março ante igual mês do ano passado. Foram vendidas 30,8 mil unidades ao exterior, em soma que considera os segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

O volume, se comparado a fevereiro, representa queda de 18,3%. Nos três primeiros meses do ano, as exportações acumulam 89 mil unidades, queda de 14,9% em relação a igual intervalo do ano passado.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade