PUBLICIDADE

Coronavírus

Presidente do COI diz que Jogos serão cancelados se não ocorrerem em 2021

21 mai 2020 - 11h38
(atualizado às 15h47)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse que os Jogos de Tóquio terão que ser descartados se o evento não puder ser realizado no próximo ano por causa da crise de Covid-19.

Presidente do COI, Thomas Bach
25/03/2020
REUTERS/Denis Balibouse
Presidente do COI, Thomas Bach 25/03/2020 REUTERS/Denis Balibouse
Foto: Reuters

Em março, o COI e o governo japonês tomaram a decisão sem precedentes de adiar os Jogos, que começariam em julho, por um ano devido ao surto de coronavírus.

No entanto, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, declarou que o evento poliesportivo pode não ocorrer em 2021 caso o vírus esteja fora de controle, e Bach disse que entendeu essa posição.

O novo coronavírus já infectou mais de 17.100 pessoas no Japão, causando 797 mortes.

"Francamente, eu entendo isso, porque você não pode empregar para sempre 3.000 ou 5.000 pessoas em um comitê organizador", disse Bach à BBC.

"Você não pode mudar a cada ano todo o calendário esportivo mundial de todas as principais federações. Você não pode deixar os atletas na incerteza."

Bach afirmou que o COI se comprometeu a realizar os Jogos no próximo ano, embora tenha que estar preparado para vários cenários, incluindo atletas em quarentena.

"O que isso pode significar para a vida em uma Vila Olímpica?", questionou ele.

"Todos esses cenários diferentes estão sendo considerados e é por isso que estou dizendo que é uma tarefa gigantesca, porque há tantas opções diferentes que não é fácil resolvê-las (agora)."

"Quando tivermos uma visão clara de como estará o mundo em 23 de julho de 2021, tomaremos as decisões apropriadas", completou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade