PUBLICIDADE

PF faz apuração contra desvio de dinheiro destinado a combate a coronavírus na Paraíba

23 abr 2020 - 09h09
(atualizado às 11h03)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira uma operação de combate a desvio de recursos destinados à compra de livros pela prefeitura de Aroreiras (PB) para divulgar informações sobre o coronavírus e ajudar a combater a pandemia de Covid-19.

Viatura da Polícia Federal no Rio de Janeiro
05/09/2017 REUTERS/Sergio Moraes
Viatura da Polícia Federal no Rio de Janeiro 05/09/2017 REUTERS/Sergio Moraes
Foto: Reuters

De acordo com a PF, a compra dos livros foi feita sem licitação e com dinheiro do Fundo Nacional de Saúde. Três mandados de busca e apreensão foram emitidos para a casa do investigado, que não teve o nome revelado; uma empresa e para a prefeitura de Aroeiras.

A operação foi feita em conjunto com o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Estado da Paraíba, Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da Paraíba.

"Restou demonstrado que livros e cartilhas similares estão disponibilizadas gratuitamente na página do Ministério da Saúde na internet. Ademais, a CGU apontou que um dos livros foi adquirido pelo município cerca de 330% acima do valor comercializado na internet, o que ocasionou um superfaturamento correspondente a 48.272,00 reais", disse a PF em comunicado.

Segundo a Polícia Federal, os investigados podem responder pelos crimes de inexigibilidade indevida de licitação e peculato. As penas somadas podem chegar a 18 anos de prisão, de acordo com a PF.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade