PUBLICIDADE

Coronavírus

Pequim aperta regras para entrada após caso de Ômicron

A nova regra entrará em vigor no dia 22 de janeiro visa ajudar na detecção precoce da nova variante, que está aumentando

16 jan 2022 - 12h32
(atualizado às 13h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Pequim exigirá que os viajantes façam um teste de covid-19 dentro de 72 horas após a chegada à capital chinesa, anunciou a mídia estatal neste domingo, um dia após a cidade relatar seu primeiro caso de Ômicron e quando se prepara para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno no próximo mês.

Pessoas caminham em rua de Pequim Aly Song/Reuters
Pessoas caminham em rua de Pequim Aly Song/Reuters
Foto: Aly Song / Reuters

No sábado, a cidade relatou a primeira infecção local da variante Ômicron altamente transmissível, envolvendo uma pessoa que visitou vários shoppings e restaurantes nos 14 dias anteriores. A pessoa não saía da cidade desde o início deste ano.

A nova regra, que entrará em vigor de 22 de janeiro até o final de março, visa ajudar na detecção precoce da nova variante, que está aumentando globalmente, e no controle de riscos epidêmicos, disse o Beijing Daily, um jornal do governo, em sua conta oficial de mídia social.

A capital já exige que os viajantes façam um teste Covid-19 dentro de 48 horas antes de sair da cidade e tenham um código verde no aplicativo de rastreamento de saúde da cidade.

A cidade e a província vizinha de Hebei sediarão os Jogos Olímpicos de Inverno, que começam em 4 de fevereiro, em um "círculo fechado" que separará atletas e outros funcionários dos Jogos do público em geral.

Tianjin, uma cidade vizinha com laços econômicos estreitos com a capital que luta contra um surto de Covid-19 envolvendo a variante Ômicron, encontrou 59 casos em sua terceira rodada de testes em massa no sábado, disse He Peng, porta-voz do governo local em coletiva de imprensa no domingo.

Até agora, casos locais da variante foram detectados em pelo menos cinco províncias e municípios, levando as cidades a impor restrições para impedir sua propagação e ameaçando prejudicar ainda mais o lento crescimento econômico. A China não informou quantos casos de Ômicron detectou no total.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade