PUBLICIDADE

Coronavírus

Pandemia é impulsionada por pessoas de 20 a 40 anos, diz OMS

Proporção de jovens entre os infectados em todo o mundo triplicou nos últimos cinco meses

18 ago 2020 - 04h45
(atualizado às 07h33)
Compartilhar
Exibir comentários

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta terça-feira, 18, que está preocupada com a disseminação do novo coronavírus impulsionada por pessoas de 20 a 40 anos, muitas delas assintomáticas, um perigo para os grupos de risco.

Movimentação no Gonzaga, em Santos, em clima de normalidade no comércio
Movimentação no Gonzaga, em Santos, em clima de normalidade no comércio
Foto: Fernanda Luz/Agif - AGência de Fotografia / Estadão

Representantes da OMS já haviam declarado no início deste mês que a proporção de jovens entre os infectados em todo o mundo aumentou, pondo em risco populações vulneráveis, incluindo idosos e pessoas com doenças pré-existentes em áreas onde o atendimento de saúde é precário.

"A epidemia está mudando", disse Takeshi Kasai, diretor regional do Pacífico Ocidental. "Pessoas de 20, 30 e 40 anos estão aumentando consideravelmente a disseminação (do vírus). Muitas nem sabem que estão infectadas."

"Isso aumenta o risco de contaminação de pessoas mais vulneráveis", acrescentou ele.

O surgimento de novos casos fez com que vários países impusessem novamente medidas de distanciamento social enquanto empresas e laboratórios correm para encontrar uma vacina para o vírus que destruiu economias, matou mais de 770 mil pessoas e infectou quase 22 milhões.

Casos foram registrados em países que tinham o vírus sob controle, como o Vietnã, que até recentemente tinha passado três meses sem transmissões domésticas devido aos esforços agressivos de contenção do vírus.

"O que estamos vendo não é um simples ressurgimento de casos. Acreditamos que é um sinal de que entramos em uma nova fase da pandemia na Ásia-Pacífico", disse Kasai./REUTERS

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade