PUBLICIDADE

Coronavírus

Nova Friburgo (RJ) vive vaivém entre reabertura e restrições

Cidade serrana voltou a proibir funcionamento de setores não essenciais do comércio

20 jul 2020 - 15h32
Compartilhar
Exibir comentários

O setor de turismo da histórica cidade serrana de Nova Friburgo, a 141 quilômetros da capital carioca, comemorou na semana passada a autorização para a reabertura de hotéis, pousadas e afins. No sábado (18) e no domingo (19), esses estabelecimentos receberam de novo alguns hóspedes. Mas tudo voltou à estaca zero com nova medida da prefeitura, que passou a vigorar já nesta segunda e vai pelo menos até domingo (26).

Cachoeira da Cascatinha é uma das atrações de Nova Friburgo, que voltou a impor restrições por causa da pandemia
Cachoeira da Cascatinha é uma das atrações de Nova Friburgo, que voltou a impor restrições por causa da pandemia
Foto: Divulgação/Maria Clara Lobato

Por causa do aumento na ocupação dos leitos dos hospitais na cidade ao longo dos últimos dias, o município decidiu proibir, até segunda ordem, a abertura do comércio considerado não essencial. Isso atinge em cheio os meios de hospedagem.

Restaurantes e lanchonetes, que podiam receber clientes, passam a adotar agora o modelo anterior de atendimento – só entregas no sistema delivery.

Nova Friburgo tem se guiado por dados traduzidos por cores que indicam a incidência da pandemia da covid-19 na cidade. Em razão de a média de ocupação dos leitos reservados a pacientes com sintomas da doença ter superado os 70% na semana passada, a ‘bandeira vermelha’ foi deflagrada. As restrições também afetam os shoppings centers, obrigados a suspender suas atividades.

No fim de semana, distritos famosos da cidade, como Lumiar e São Pedro da Serra, brindaram com turistas a flexibilização no setor – hotéis e pousadas estavam autorizados a funcionar com limitação de 60% de sua capacidade. No entanto, com as novas restrições, vão ter de esperar por uma outra reabertura.

Até sexta-feira (17), Nova Friburgo tinha 822 casos confirmados de covid-19, com 50 mortes causadas pela doença.

Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade