PUBLICIDADE

Coronavírus

Nordestinos ajudam conterrâneos a combater fome no Rio

Nascido em Pernambuco, ator Alexandre Lino conduz projeto que depende de doações

15 abr 2020 - 12h00
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de 1,5 milhão de nordestinos vivem no Estado do Rio, a maior parte deles concentrada na capital. Muitos ocupam moradias precárias, trabalham na informalidade e sofrem com os desdobramentos da pandemia do coronavírus. Diante dessa realidade, sem perspectiva a curto prazo, gestos de solidariedade têm se espalhado para atenuar o sofrimento dos migrantes que escolheram o Rio ao deixar um dos nove estados do Nordeste.

O ator Alexandre Lino, por exemplo, decidiu agir nesses dias de isolamento social para socorrer seus conterrâneos. Nascido em Gravatá, Pernambuco, há 45 anos, ele se mudou ainda na adolescência para o Rio, onde construiu uma carreira sólida no teatro e na TV. Sabe por experiência própria o significado de geladeira e prateleiras vazias. Por isso, passou a coordenar projeto de apoio a outros nordestinos em extrema dificuldade em razão da covid-19 no Rio.

Alexandre Lino organiza gesto de solidariedade para quem sofre com a falta de alimentos em casa
Alexandre Lino organiza gesto de solidariedade para quem sofre com a falta de alimentos em casa
Foto: Divulgação

“Assim que cheguei ao Rio, eu vivia de noite perambulando pela Praia de Botafogo a procura de despachos nos quais havia frutas como oferendas. A fome foi um traço real na minha vida.”

Esse sentimento de solidariedade resultou na criação de um financiamento coletivo (crowfunding) para ajudar nordestinos na cidade que vêm sendo cadastrados por ele e uma equipe de colaboradores. O projeto ‘Nordestinos contra a pandemia’ tem como meta juntar 100 mil reais, até 17 de maio, para a distribuição de mais de mil cestas básicas.

Para ajudar, é preciso acessar o site https://benfeitoria.com/nordestinos ou obter informações pelo e-mail projetonordestinos@gmail.com.

Lino conta com o apoio do ‘Coletivo nordestino’, que tem no músico Gilberto Teixeira um importante porta-voz.

“Tenho dialogado bastante com grupos da Feira de São Cristóvão (tradicional reduto de nordestinos da cidade). Vejo muitos amigos nordestinos passando fome neste momento e não teria como ficar de braços cruzados.”

A trajetória de Alexandre Lino lhe dá credibilidade para conduzir o projeto, como atestam amigos e admiradores. O ator ganhou notoriedade ao longo dos anos com um currículo que contempla dezenas de peças. Mais recentemente, atuou com destaque em três encenações de sucesso. A trilogia ‘Domésticas’ (2012), ’Nordestinos’ (2015) e ‘O Porteiro’ (2018) lhe rendeu prêmios e popularidade. Com a primeira e a terceira, correu o Brasil todo. Atualmente, ele interpreta o personagem Xavier em ‘Amor Sem Igual’, uma das novelas de maior audiência da Record TV ultimamente.

Fonte: Sílvio Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade