PUBLICIDADE

Coronavírus

Medo sobre nova variante do coronavírus no Reino Unido pressiona Ibovespa

21 dez 2020 - 11h27
Compartilhar
Exibir comentários

O índice de referência da Bovespa devolveu parte das perdas do início da sessão desta segunda-feira, mas ainda registrava firme queda, pressionado pelo desempenho de mercados globais em meio a temores sobre uma nova variante do coronavírus encontrada no Reino Unido que está rapidamente se espalhando para outros países.

REUTERS/Amanda Perobelli
REUTERS/Amanda Perobelli
Foto: Reuters

Às 11:22, o Ibovespa caía 1,59%, a 116.147,92 pontos. No pior momento do dia, o índice tinha desvalorização de 2,8%. O volume financeiro somava 14 bilhões de reais.

Na sexta-feira, o Ibovespa fechou em queda de 0,32%, a 118.023,67 pontos, mas terminou a semana com elevação de 2,5%, engatando a maior sequência de ganhos semanais desde 2017.

Durante o final de semana, vários países europeus impuseram novas restrições a viagens relacionadas ao Reino Unido diante de preocupação com a disseminação da nova cepa do vírus. O país também estabeleceu medidas de restrição mais rígidas para conter o avanço da doença.

"Colocando as notícias em perspectiva, é possível observar que a queda abrupta desta segunda-feira não anulou os ganhos da alta acumulada das últimas semanas", afirmou Rafael Bevilacqua, estrategista-chefe da Levante Investimentos.

"Ao contrário, o movimento inicial indica que a queda é uma correção saudável após as fortes altas de novembro e dezembro."

Enquanto isso, na véspera foram notificados 408 novos óbitos em decorrência da Covid-19 no Brasil, elevando o total a 186.764 vítimas fatais. Também foram registrados 25.445 novos casos, segundo dados do Ministério da Saúde. O Estado de São Paulo não reportou números no domingo, alegando um problema no sistema do Ministério.

Nos Estados Unidos, parlamentares chegaram a um acordo sobre um pacote de 900 bilhões de dólares para fornecer a primeira ajuda nova em meses à economia e a famílias afetadas pela pandemia, com votação provavelmente ocorrendo ainda nesta segunda-feira.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN caía 3,4%, enquanto as ações ordinárias da petrolífera perdiam 3,35%. Novas medidas de isolamento social diante da nova cepa do vírus abalavam os preços do contrato futuros do petróleo nesta segunda-feira, chegando a cair mais de 5% em seu pior momento. PETRORIO ON recuava 2,2%.

- GOL PN desvalorizava-se 4,9%, também afetada pelas novas restrições relacionadas à pandemia. Mais cedo, a empresa anunciou precificação de emissão de 200 milhões de dólares com vencimento em 2026. AZUL PN tinha queda de 4,6% e CVC ON recuava 4,7%.

- VIA VAREJO ON perdia 2%, após mitigar perdas do início da sessão, tendo chegado a cair cerca de 12,5%. No setor, LOJAS AMERICANAS PN caía 3,2% e MAGAZINE LUIZA ON registrava declínio de 0,3%.

- CSN ON renovou sua máxima intradia com alta de 3,4%. Os futuros do minério de ferro na bolsa chinesa de Dalian saltaram quase 10% nesta segunda-feira apesar dos receios sobre a nova cepa de coronavírus. Do outro lado, VALE ON recuava 1,3%, mas ainda acumulando alta de quase 70% em 2020.

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade