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Coronavírus

Lives crescem como opção para home office

Profissionais cada vez mais usam o recurso para suas atividades, mesmo sem retorno financeiro

19 jun 2020 - 16h37
(atualizado às 23h14)
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Novos hábitos impostos pelo isolamento social aguçaram ideias e projetos até então fora de cogitação. Um deles são as lives para as quais todos os dias somos convidados a participar pelas redes sociais. Médicos, enfermeiros, empreendedores sociais, psicólogos, animadores culturais, cantores, professores, cientistas, religiosos, políticos; enfim um sem-número de adeptos de vários setores resolveu adotar a prática nos últimos meses.

De olho nesse nicho, grupos criaram cursos na Internet para ensinar como fazer lives profissionais. São aulas que podem ser gratuitas ou outras mais ricas em detalhes, com algum custo para o aluno.

Cantores e bandas têm sido requisitados com frequência para lives
Cantores e bandas têm sido requisitados com frequência para lives
Foto: Divulgação/Intagram/@cantordaniel/@sandyoficial / Estadão Conteúdo

O jornalista André Balocco, por exemplo, está aprendendo a driblar a crise decorrente da pandemia da covid-19 com uma iniciativa nesses moldes. Para ele, as lives têm aberto perspectivas no mercado de trabalho.

Balocco produz, apresenta e dirige desde abril o ‘Papo com Favela’ todas as terças e sextas, às 19 horas, em seu perfil no Instagram (@andrebalocco). Aborda aspectos relacionados à vida nas comunidades cariocas, como a carência de serviços essenciais, a construção de um pensamento mais abrangente sobre esse universo, entre outros.

“Funciono como um mediador entre a favela e o asfalto. Fiquei afastado vários anos dessa narrativa, depois de passar pelo jornalismo impresso, e retomei esse contato com lideranças comunitárias, com gente que pensa a favela. Isso me deu um alento duplo: criando um caminho profissional novo nesses tempos de pandemia e cultivando a esperança de um mundo melhor”, explicou.

Não menos atenta à demanda dos menos favorecidos, a empreendedora social e cerimonialista Flávia Reis tem buscado por meio das lives divulgar projetos de ação solidária do Rio e de outros Estados. Todas as quartas e sextas, às 18 horas, ela recebe um convidado no Instagram (@flaviareiseventos) para falar de campanhas do gênero, em geral para a arrecadação de donativos que vão ser destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Tento aqui trazer visibilidade para os projetos que são apresentados. É cada um dando as mãos para o outro. A resposta tem sido muito boa”, disse Flavia, que deu um título para suas lives especiais, criadas durante a pandemia: ‘Para quem Sabe Amar’.

Talvez na música a modalidade seja a que despontou com mais força nos últimos três meses, com apresentações caseiras, quase artesanais, transmitidas online para públicos específicos. Dia das Mães e Dia dos Namorados foram datas que indicaram essa tendência, com cantores e bandas usando espaços próprios para render homenagens - no caso, em troca de cachês.

Fonte: Silvio Alves Barsetti
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