PUBLICIDADE

Coronavírus

Ibovespa afunda em sessão de aversão global com Covid-19

26 nov 2021 - 11h09
(atualizado às 12h18)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ibovespa afundava nesta sexta-feira, acompanhando clima de aversão global após a descoberta de uma variante possivelmente resistente a vacinas, e em meio ao recrudescimento da pandemia, especialmente na Europa.

Sede da B3
19/10/2021
REUTERS/Amanda Perobelli
Sede da B3 19/10/2021 REUTERS/Amanda Perobelli
Foto: Reuters

Às 10:52, o Ibovespa caía 2,78%, a 102.869,83 pontos. O volume financeiro era de 3,6 bilhões de reais.

As empresas ligadas a turismo e viagens Gol, CVC e Azul eram as maiores quedas em percentual do índice, enquanto em pontos, a Vale dava a maior contribuição negativa.

Pouco se sabe sobre a variante, detectada primeiramente na África do Sul, e depois em Botswana e Hong Kong, mas cientistas dizem que ela tem uma combinação atípica de mutações, e pode ser capaz de evitar respostas imunológicas e ser mais transmissível.

O enviado especial da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o combate à Covid-19, David Nabarro, disse que é apropriado estar preocupado com a disseminação da nova variante do coronavírus identificada na África do Sul.

Os futuros de ações norte-americanos cediam antes da abertura, enquanto o mercado acionário europeu caminhava para a pior sessão em mais de um ano.

Há pouco, a Anvisa recomendou restrição para voos e viajantes de África do Sul, Botswana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

No cenário doméstico, fora o noticiário da Covid-19, investidores seguem atentos a qualquer novidade sobre a PEC dos Precatórios, que deve ser votada em comissão no Senado na semana que vem.

DESTAQUES

- GOL PN cedia 11%, AZUL PN caía 9,8% e CVC ON afundava 8,9%. Setor aéreo e de turismo é muito sensível ao noticiário da Covid-19 e havia mostrado forte alta na véspera, especialmente Gol e CVC. EMBRAER ON caía 7,9%.

- VALE ON caía 3,7%, enquanto CSN ON afundava 5,4% e USIMINAS PN recuava 5,1%, acompanhando queda no contratos futuros do minério de ferro e aço na China, dada a preocupação com a nova variante e novos casos de Covid-19 em Xangai, aumentando as preocupações dos investidores sobre a recuperação econômica global.

- PETROBRAS PN caía 2,6% e ON cedia cerca de 3%, com petróleo afundando mais de 5%, também por conta da Covid-19.

- BRADESCO PN recuava 3,6% e ITAÚ UNIBANCO PN tinha queda 2,5%.

- LOCALIZA ON cedia 4% e UNIDAS ON caía 4,5%. O jornal Valor Econômico publicou que Localiza ofereceu a venda da marca Unidas para conseguir aprovação para a compra da rival junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Representantes o Cade não se manifestaram de imediato. A Localiza apenas afirmou em comunicado que "a operação está em processo de análise pelo Tribunal do Cade".

- SUZANO ON, KLABIN UNIT E REDE D'OR eram os únicos papéis do Ibovespa operando no positivo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade