PUBLICIDADE

Coronavírus

Hospital de campanha de SP receberá pacientes de Campinas

Região do interior do Estado, na fase vermelha do plano de controle da pandemia, está com mais de 80% de ocupação dos leitos de UTI

8 jul 2020 - 13h31
(atualizado às 14h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O Hospital de Campanha do Ginásio do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, passará a receber pacientes infectados pelo coronavírus vindos das cidades da região de Campinas, a 97 quilômetros da capital, em uma tentativa de evitar o colapso do sistema de saúde daquela região do Estado, que está na fase vermelha do Plano São Paulo, onde a epidemia de covid-19 ainda está em aceleração.

Novo hospital de campanha para covid-19 está localizado no Complexo Esportivo do Ibirapuera
Novo hospital de campanha para covid-19 está localizado no Complexo Esportivo do Ibirapuera
Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação / Estadão Conteúdo

A mudança de perfil do hospital se deu "para permitir um atendimento correto e sem aumento de custos", segundo disse o governador João Doria (PSDB), ao anunciar a medida. Antes, o centro médico recebia pacientes da Grande São Paulo.

O Hospital de Campanha do Ibirapuera tem 28 leitos chamados de "estabilização", que são vagas com equipamentos como respiradores e monitores, como nos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Mas as principais vagas, 240 no total, são para internação em leitos de enfermaria.

Campinas já tem um hospital de campanha, também composto majoritariamente por leitos de enfermaria, gerenciado pela prefeitura local. Segundo o governo do Estado, a região tem uma taxa de ocupação de 58.5% dos leitos de enfermaria e de 80,3% dos leitos de UTI.

O total de mortes pela covid-19 no Estado de São Paulo foi para 16.788 nesta quarta-feira, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde. Nas últimas 24 horas, mais 313 mortes de pessoas com a doença foram confirmadas pelas autoridades de saúde. Com os números desta quarta, o total de infectados pela doença chegou a 341.365 pessoas. Dessa forma, mais 8.657 pacientes receberam o diagnóstico positivo para a doença. A taxa de isolamento social no Estado na terça-feira foi de 45%.
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade