PUBLICIDADE

Coronavírus

Fiocruz confirma nova cepa do coronavírus no Estado do Rio

Não é possível confirmar ainda se a transmissão ocorreu dentro do próprio Estado ou se o paciente contraiu em viagem

16 fev 2021 - 16h12
(atualizado às 16h26)
Compartilhar
Exibir comentários

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou no início da tarde desta terça-feira, 16, que a nova cepa do coronavírus foi identificada no Estado do Rio. A variante P.1 foi identificada primeiramente em Manaus.

A nova cepa foi comprovada após exames laboratoriais feitos pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Não é possível confirmar ainda se a transmissão ocorreu dentro do próprio Estado ou se o paciente contraiu em viagem.

Movimentação na praia de Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro no domingo de Carnaval
Movimentação na praia de Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro no domingo de Carnaval
Foto: Bruno Martins / Futura Press

Segundo o médico Amílcar Tanuri, especialista em genética de micro-organismos e professor da UFRJ, "era previsível" que a variante P.1 do novo coronavírus chegaria ao Rio, uma vez que já havia sido localizada em outras regiões, como no interior de São Paulo. A partir de agora, é preciso fazer mais testes e análises de laboratório para tentar determinar a prevalência da nova variante nos casos no Rio.

Num primeiro momento, a saída para as autoridades de saúde e população é insistir nas medidas de prevenção, as mesmas que ajudam a conter quaisquer variantes do novo coronavírus. "É preciso tentar reforçar as medidas de prevenção. Prestar mais atenção", afirmou Tanuri.

O especialista lembrou ainda que outra variante do novo coronavírus, batizada de P.2, foi encontrada no Rio, e já "está para todo o lado" no Estado. Ainda conforme Tanuri, os estudos científicos ainda não conseguiram determinar se a variante P.2, encontrada no Rio, é mais transmissível do que a P.1, encontrada em Manaus. Até agora, os estudos de sequenciamento genético confirmaram que a P.2 tem menos mutações em relação à versão original do novo coronavírus do que a P.1, identificada em Manaus.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade