PUBLICIDADE

Coronavírus

EUA pagarão US$2,1 bi à Sanofi e à GSK em acordo por vacina

31 jul 2020 - 09h56
Compartilhar
Exibir comentários

O governo dos Estados Unidos pagará 2,1 bilhões de dólares à Sanofi e à GlaxoSmithKline para ter vacinas contra Covid-19 para imunizar 50 milhões de pessoas e para subscrever os testes e fabricação do imunizante informaram as companhias nesta sexta-feira.

16/06/2020
REUTERS/Gonzalo Fuentes
16/06/2020 REUTERS/Gonzalo Fuentes
Foto: Reuters

O valor é o maior já anunciado até agora pela iniciativa da Casa Branca para acelerar o acesso a vacinas e tratamento contra a Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus.

O acordo, anunciado pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA e pelo Departamento de Defesa prevê um custo de cerca e 42 dólares por pessoa vacinada.

Esse valor é praticamente idêntico aos 40 dólares por paciente que os EUA concordaram em pagar à Pfizer e à BioNTech quando assinou acordo de quase 2 bilhões de dólares por 50 milhões de imunizações da potencial vacina das duas empresas na semana passada.

O acordo com Sanofi e a GSK prevê 100 milhões de doses, sendo duas aplicações por pessoa, e dá ao governo norte-americano a opção de comprar 500 milhões de doses adicionais a um preço não especificado. A Sanofi e a GSK pretendem começar os ensaios clínicos com a vacina em setembro.

O executivo da Sanofi Clement Lewin disse que as empresas ainda não acordaram com o governo um preço específico para as doses adicionais.

A GSK disse em comunicado que mais da metade do financiamento total irá para desenvolvimento adicional da vacina, incluindo os ensaios clínicos, com o restante a ser usado para ampliar a produção e a entrega das doses.

A imunização desenvolvida pelas duas empresas é uma combinação da vacina contra a gripe da Sanofi e uma tecnologia complementar da GSK, que visa melhorar a potência da vacina.

A Sanofi ficará com a maior parte da receita advinda do acordo.

Esse é o segundo acordo alcançado pela candidata a vacina franco-britânica, que nesta semana já havia fechado o fornecimento de 60 milhões de doses para o governo do Reino Unido.

A Reuters publicou na semana passada que o acordo com a Pfizer deveria ser uma referência de preço para acordos futuros entre farmacêuticas e governos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade